Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Mai, 2021 - 12:29

8 livros de gestão financeira: invista na sua literacia

Mónica Carvalho

Das bases da gestão à educação financeira e ao mundo das bitcoins: estes são os 8 livros de gestão financeira que deve mesmo ler.

Livros de gestão financeira

Podem não fazer parte do top de vendas, mas estes livros de gestão financeira podem ser uma boa ajuda para equilibrar as suas finanças pessoais.

Quer em português, quer em inglês, percebemos que há algumas obras que geram consenso no tema e que, como tal, se repetem como sugestões de livros para quem quer saber mais sobre este assunto.

Se precisa de melhorar a sua vida financeira ou começar a planear melhor o futuro, então, encontrará nestes livros dicas bastante úteis.

Conheça as sinopses e boas leituras!

Livros de gestão financeira para ter as finanças em ordem

Se gosta de ler, então, aproveite para tirar grandes benefícios desse hobby. Estas obras em particular poderão ajudá-lo a olhar para as suas finanças de maneira diferente e melhorar a sua literacia financeira.

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

“Os segredos sobre dinheiro que os ricos ensinam aos seus filhos – e que a classe média desconhece!”: a sinopse promete. Não é, por acaso, que este é o livro de finanças pessoais mais vendido em todo o mundo. Trata-se de uma abordagem revolucionária às finanças das famílias que visa despertar o génio financeiro que há nos pais e incutir esse pensamento nos filhos.

Segundo Robert Kiyosaki, especialista e conferencista em assuntos financeiros, a escola está muito longe de nos preparar para a vida real. Os jovens têm dinheiro – muitos têm contas bancárias e cartões de débito e crédito – mas nunca tiveram aulas sobre investimentos, juros, dívidas, ativos, passivos, etc. E, enquanto forem analfabetos financeiramente, não poderão aprender a fazer com que o dinheiro trabalhe para eles.

Este livro apresenta linhas sobre como saber gerir o dinheiro pessoal, criando riqueza mesmo quando não se tem um vencimento muito elevado e outro tipo de receitas. Não é, então, de surpreender que esteja muitas vezes esgotado.

Ensinar o valor do dinheiro aos filhos
Veja também Como ensinar o valor do dinheiro aos filhos: um guia por idades

Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

Neste livro, T. Harv Eker afirma: “Dê-me cinco minutos e posso prever o seu futuro financeiro para o resto da sua vida”. Tal deve-se ao facto de todos termos uma impressão digital pessoal de dinheiro impregnada nos nossos subconscientes e é esta impressão digital, mais do que qualquer outra, que irá determinar as nossas vidas financeiras. Surpreendente, não acha?

É também um desses motivos pelo qual “Segredos da Mente Milionária” é uma espécie de dois livros num só.

A primeira parte explica como funciona a sua impressão digital do dinheiro. Através da rara combinação existente em Eker de esperteza, humor e coração, ficará a saber como as experiências do tempo da infância moldaram o seu destino financeiro. Também aprenderá a identificar a sua própria impressão digital de dinheiro e a “revê-la”, não só para criar sucesso, mas mais importante ainda, para a manter a aumentá-lo permanentemente.

Já na segunda parte, descobrirá os “17 Ficheiros de Riqueza”, onde é descrito como pensam e atuam os ricos e como poderá alcançar o mesmo sucesso dos milionários.

Harv Eker, presidente da Peak Potentials Training, passou do zero a milionário em apenas dois anos e meio. Agora, revela os seus segredos por escrito.

O Homem Mais Rico da Babilónia, de George S. Clason

Foi por volta de 1926 que o autor George S. Clason se lembrou de escrever alguns panfletos informativos sobre como alcançar o sucesso financeiro. Para tal, inspirou-se em parábolas da antiga Babilónia, um império incrivelmente poderoso. Assim, Clason conta a história de um homem que quis tornar-se rico e o conseguiu através de cinco regras de ouro, que se tornaram num conjunto de princípios pedagógicos com validade intemporal.

As melhores parábolas foram compiladas num livro best-seller, atualmente considerado um clássico moderno. Escrito de forma simples, este é um livro inspirador e com o qual o leitor poderá aprender a melhor maneira de cuidar do dinheiro, gastando-o disciplinadamente e como o aplicar para gerar mais riqueza.

The Total Money Makeover, de Dave Ramsey

As mudanças radicais não acontecem só nos imóveis ou no look de cada pessoa. Também podem acontecer na sua vida financeira e melhorá-la por completo. É a isto que se propõe o treinador financeiro favorito dos Estados Unidos da América.

Ele diz-nos como transformar as grandes despesas e encaixá-las na perfeição e sem dificuldade no nosso orçamento mensal. Explica ainda como transformar uma “conta bancária triste e magra” num cenário bem mais positivo.

Este livro irá mostrar-lhe como pode projetar um plano infalível para pagar todas as prestações e dívidas sem dificuldade; a reconhecer os 10 mitos do dinheiro mais perigosos; e a garantir um fundo de emergência e até um plano para a reforma.  

Contas Poupança: Poupe ainda mais, Invista melhor, de Pedro Andersson

Se quer pagar menos pelo crédito à habitação, ter poupanças que rendam mais, aumentar o reembolso de IRS e também garantir uma reforma digna, então, Pedro Andersson tem algo para lhe dizer.

O especialista mostra como pode poupar com inteligência e investir no futuro, colocando o dinheiro a trabalhar para si, ao invés de estar a trabalhar para pagar a outros.

Este livro é um manual simples e prático para comprar um carro em segunda mão sem correr riscos; escolher o melhor crédito à habitação ou pagar menos pelo que tem; evitar as comissões das imobiliárias; baixar as mensalidades do cartão de crédito; escolher o melhor PPR; saber qual vai ser a sua reforma; comprar telemóveis e computadores mais baratos; e até saber se uma promoção é falsa.

Começar a investir pouco dinheiro
Veja também Posso começar a investir com pouco dinheiro?

The Little Book of Common Sense Investing, de John Bogle

John C. Bogle foi fundador do Vanguard Group, presidente do Bogle Financial Markets Research Center, e distinguido em 1999 pela revista Fortune como um dos quatro “Gigantes do Investimento” do século XX. Em 2004, a Time considerou-o uma das 100 pessoas mais poderosas e influentes do mundo.

O currículo fala por si, certo? Nesse sentido, este livro é considerado por muitos como a “Bíblia dos Investimentos”, visto que oferece novas informações, novos insights e perspetivas sobre o mundo das finanças pessoais.

John Bogle descreve a estratégia de investimento mais simples e eficaz para construir riqueza a longo prazo. Na mais recente edição do livro, o especialista Bogle acrescentou novos capítulos projetados para fornecer orientação adicional aos investidores: um sobre alocação de ativos e outro sobre investimentos a pensar na reforma.

Fundos sustentáveis
Veja também Fundos sustentáveis ou ESG: entender a nova tendência de investimento

Freakonomics, O Estranho Mundo da Economia, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

Mais um best-seller internacional. Este livro nasceu das conversas entre um jornalista e um economista, pelo que a informação é explicada de forma bem simples e acessível. Os factos e números são apresentados para explorar questões comuns a todos os cidadãos, mostrando, como tal, a realidade económica através de conceitos do senso-comum.

Para o conseguir, os autores usam uma abordagem pouco convencional, recorrendo a temas como a educação, a criminalidade e o aborto para explicar como a economia, a sociedade e os aspetos culturais estão todos interligados.

Assim, é esta perspetiva diferente e única que faz deste um dos livros de gestão financeira que todos devíamos ler, pelo menos, uma vez na vida.

Bitcoin, de António Vilaça Pacheco

A gestão financeira implica estar a par dos avanços que vão ocorrendo a todos os níveis da sociedade e, como tal, as bitcoins não poderiam ficar de fora desta listagem de livros de gestão financeira.

Afinal, nos últimos tempos muito se tem falado sobre as criptomoedas e, ainda assim, este é um assunto difícil de compreender, até porque ainda tem um uso algo restrito.

Neste livro, António Vilaça Pacheco indica o que são bitcoins, como funcionam e como pode tentar a sua sorte neste mundo novo.

bitcoin no irs
Veja também Tenho de declarar a bitcoin no IRS? Saiba o que dizem as Finanças
Veja também