5 praias fluviais no Douro para conhecer nestas férias

Nem só de socalcos e vinhedos se faz o rio. Por isso, damos-lhe a conhecer 5 praias fluviais no Douro, para que possa aproveitar melhor as férias de verão.

5 praias fluviais no Douro para conhecer nestas férias
Locais ideias para descontrair

O Douro tem locais verdadeiramente idílicos para conhecer, em toda a sua vastidão e beleza. Por isso mesmo, o destaque de hoje vai para 5 praias fluviais no Douro, para que possa tirar o máximo proveito das férias de verão, longe dos locais habituais e das enchentes de pessoas que caracterizam as praias do litoral.

Depois de já lhe termos sugerido cinco encantos que só o Douro tem, agora o destaque vai para as praias fluviais do Douro, muitas delas quase perdidas no interior do país e outras tão perto dos centros citadinos que é incrível como ainda não deu pela sua existência.

É inegável a qualidade, e quantidade, das praias do litoral existentes em Portugal. A nossa costa é maravilhosa, rica em minerais naturais e tão distinta entre lugares, que é fácil esquecer os tesouros que guarda o interior do nosso país. E as praias fluviais do Douro são um bom exemplo disso!

5 praias fluviais no Douro para descobrir


Na sua imensidão, o rio Douro guarda muitos segredos que, aos poucos, vão deixando de estar escondidos e guardados a sete chaves. As praias fluviais são uma excelente alternativa às praias tradicionais do litoral, tantas vezes cheias de gente, nas quais as palavras sossego e tranquilidade deixam de fazer sentido.

Praia Fluvial de Porto de Rei, São João de Fontoura

Praia Fluvial de Porto de Rei, São João de FontouraFonte: Uma praia entre as escarpas do Douro / Facebook

Podemos dizer que este é um lugar mágico, pequeno e muito calmo, na freguesia de São João de Fontoura, em Resende, disponível ao público desde maio de 2004. Esta praia fluvial está, atualmente, apetrechada com todos os equipamentos de apoio ao lazer e aos desportos náuticos.

O Parque Fluvial de Porto de Rei conta com um cais de acostagem para embarque turístico, um pontão de ligação, um passadiço, uma piscina flutuante, um solário, bar de apoio, equipamentos vocacionados para merendas, campo de futebol em terra batida, jardins, acessos pedonais e estacionamento.

Não falta nada, a não ser a sua presença, para um dia radical ou simplesmente para relaxar e dar um mergulho, até porque as altas temperaturas do Douro no verão a isso o obrigam.

Praia Fluvial da Lomba, Gondomar

Praia Fluvial da Lomba, GondomarFonte: A curva do Douro que esconde a Praia da Lomba / Turismo de Gondomar

A Praia Fluvial da Lomba está localizada na margem esquerda do rio Douro, na zona onde o rio faz um U invertido, perto da localidade da Lomba no concelho de Gondomar. O que a torna tão distinta é o seu extenso areal e a possibilidade de fazer campismo.

Esta é uma das poucas praias fluviais vigiadas no Douro e conta com um conjunto de infraestruturas de apoio, nomeadamente: parque de estacionamento, parque de merendas, churrasqueiras, local gratuito para acampamentos, café com esplanada e chuveiros exteriores.

Praia da Congida, Freixo de Espada à Cinta

Praia da Congida, Freixo de Espada à CintaFonte: A Praia da Congida apresenta paisagens deslumbrantes / Blog Farrapos de Memória

A esplanada suspensa sobre o rio Douro e a piscina flutuante são dois dos elementos que fazem da Praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, uma das mais charmosas do Norte do país. Além disso, este local está envolvido nas encostas inconfundíveis do Douro superior, junto à albufeira formada pela barragem de Saucelle e em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Conta com um bar/restaurante, parque de diversões para crianças e parque de merendas com local para churrasco. Já conhece?

Descubra os programas de férias TopAtlântico no Douro para este verão. Ver preços aqui

Praia Fluvial de Bitetos, Marco de Canaveses

Praia Fluvial de Bitetos, Marco de CanavezesFonte: A Praia de Bitetos pode ser pequena mas vale a pena a visita / Mapio.net

Situada junto ao cais de Bitetos, onde param os barcos de turismo fluvial do Douro, a Praia Fluvial de Bitetos, no Marco de Canaveses, também possui vigilância.

Está enquadrada numa paisagem de sonho e possui todos os equipamentos para um dia agradável na companhia de amigos ou família: estacionamento, para pessoas com mobilidade reduzida; rampas de acesso à praia e à água para pessoas com mobilidade reduzida; oferece a possibilidade de praticar canoagem, actividades náuticas radicais e efetuar passeios em barcos a motor.

Praia do Areinho, Vila Nova de Gaia

Praia do Areinho, Vila Nova de GaiaFonte: A Praia do Areinho está muito perto do centro do Porto e Gaia / Facebook

Na margem esquerda do Rio Douro, existe este belo lugar, que foi evoluindo ao longo dos anos e que não passa despercebido quando percorre a Ponte do Freixo no sentido Norte – Sul.

Praia de extensão considerável, procurada por pescadores e por veraneantes que optam por esta bela zona fluvial, que, mesmo não sendo vigiada nem tendo bandeira azul, é uma das praias fluviais do Douro mais frequentadas na época de calor, não só pelos banhistas, mas também pelos pescadores de tempos livres que ali tentam a sua sorte.

Deixe-se também apaixonar por todos os encantos do Douro! Consulte os programas TopAtlântico para este verão, a preços incríveis.

Veja também: