Márcio Matos
Márcio Matos
04 Out, 2019 - 11:45
Vila Nva de Gaia passadiço

3 passadiços imperdíveis: Gavião, Gaia-Espinho e Osso de Baleia

Márcio Matos

Por todo o país, há passadiços imperdíveis que nos dão acesso às mais belas paisagens. Hoje, apresentamos três percursos que o vão deixar encantado.

O artigo continua após o anúncio

Há passadiços imperdíveis. Os de Gavião, Gaia-Espinho e Osso de Baleia permitem o contacto com parte do que de melhor a Natureza coloca à nossa disposição. Portugal é um país pequeno, mas que possui uma riqueza natural vasta, havendo locais particularmente valorizados por uma beleza gigantesca.

Uma ótima forma de explorar a beleza natural do nosso país é percorrer os seus passadiços.

Muitos deles, são acompanhados por areais onde pode apanhar banhos de sol, mergulhar em águas de praias com bandeira azul, comer um gelado em locais com temperaturas agradáveis, correr, caminhar e fotografar. Por isso, fique a conhecer três passadiços absolutamente encantadores: Gavião, Gaia-Espinho e Osso de Baleia

3 passadiços imperdíveis: Gavião, Gaia-Espinho e Osso de Baleia

1. Passadiço do Osso da Baleia, Leiria

Passadiço osso da baleia
O passadiço do Osso da Baleia é dos mais procurados no distrito de Leiria

O nome é apelativo. De acordo com a crença popular, a explicação para a origem desta designação está no insólito aparecido: um esqueleto de baleia em pleno areal. Tal, terá ocorrido em pleno início do século XX e foi, a partir daí, esse o nome dessa praia e, agora, também do passadiço.

O Passadiço do Osso da Baleia está localizado na região centro do país, mais especificamente em Pombal, no distrito de Leiria. Trata-se de um espaço onde pode caminhar ou correr, em plena harmonia com a Natureza.

A praia que dá origem ao nome do Passadiço enriquece ainda mais a experiência, pois enquanto percorre a zona dunar, pode contemplar não apenas a vegetação, como toda a paisagem. A praia de bandeira azul é extremamente convidativa a um belo mergulho!

Para os que gostam de casos policiais, podemos também lembrar que o Osso da Baleia foi palco de um dos maiores crimes de que há memória na história portuguesa recente, quando o tristemente célebre Vítor Jorge matou sete pessoas, subsistindo algumas dúvidas sobre as suas reais motivações. Mas isto é história, o passadiço é completamente seguro.

2. Passadiço Marítimo Gaia – Espinho

Passadiço de Vila Nova de Gaia
O passadiço de Gaia tem 15 quilómetros de extensão, sempre junto ao mar

Localizado na bela cidade de Vila Nova de Gaia, encontra-se este passadiço em madeira que tem uma extensão de 15 quilómetros e possibilita uma experiência absolutamente encantadora.

O artigo continua após o anúncio

Uma das riquezas de Gaia está na sua Natureza privilegiada, pois é o concelho do país que acolhe mais praias ostentando Bandeira Azul.

A requalificação de toda esta área contemplou a construção de um passadiço em madeira que permite percorrer a frente de mar, livre de trânsito, ligando a praia de Lavadores a Espinho. Existem inúmeras razões para explorar ao máximo estes passadiços imperdíveis.

Pode, por exemplo, estender a toalha em pleno areal da Granja, apanhar um bronze e dar um mergulho numa das melhores praias do país.

A Capela do Senhor da Pedra, localizada em Miramar, é outro espaço interessante e merecedor de uma visita. A vila piscatória da Aguda também é bastante peculiar e permite um encontro com uma atividade extremamente importante para o país.

E há ainda a histórica praia da Granja, por onde passaram reis e grandes vultos da cultura portuguesa. Sophia de Mello Breyner Andresen, escritora de referência da história da literatura de Portugal inspirou-se nas maravilhas da Natureza local para enriquecer as suas obras.

3. Passadiços do Alamal, Portalegre

Passadiço do Alamal
O passadiço do Alamal fica no distrito de Portalegre

No distrito de Portalegre, mais especificamente em Gavião, está localizado o deslumbrante Passadiço do Alamal.

Pode percorrer este espaço contemplando a sua encantadora Natureza, nomeadamente uma pequena parte do rio português mais extenso. Além de explorar as praias fluviais, pode correr ou caminhar, enquanto contempla tudo o que circunda o passadiço.

A praia fluvial do Alamal pode ser o local ideal para combater o calor de verão. Um mergulho trará frescura e permitirá ganhar mais energia para continuar a explorar o passadiço.

O artigo continua após o anúncio

O castelo de Belver e a ponte de Belver são merecedores de uma visita e sinta-se à vontade para fotografar espaços como estes ao longo de toda a experiência, inclusive as aves que exploram os céus e que são muitas!

Os passadiços imperdíveis de Gavião, Gaia-Espinho e Osso de Baleia são apenas três dos que enriquecem Portugal. São três experiências distintas, mas completamente enriquecedoras.

Conhecê-los é contactar com espaços que valorizam o contacto com a Natureza, fomentando a proximidade e o respeito para com o que temos à nossa disposição.

Veja também