5 dicas para praticar um consumo sustentável

O consumo sustentável ajuda não só a preservar o meio ambiente, como a poupar dinheiro e a melhorar a nossa economia – tudo vantagens

5 dicas para praticar um consumo sustentável
Seja ‘verde’ sem fazer grandes esforços

A necessidade do consumo sustentável baseia-se na realidade de que os recursos do nosso planeta são finitos, mas a nossa capacidade de os utilizar não o é. Assim, é preciso consumirmos de forma responsável para que no futuro tenhamos sempre recursos a utilizar. Planeta só temos um, é melhor tratá-lo bem.
 

5 dicas para ser um consumidor ‘verde’

 

1. Recicle

Talvez a dica mais óbvia da prática do consumo sustentável, uma que já todos conhecemos e que, mesmo assim, ainda não é tão popular como devia ser. Reciclar não envolve grande esforço , mas faz maravilhas ao planeta.

Ao reciclar não estamos só a ser consumidores responsáveis, estamos também a estimular a criação de tecnologias ‘verdes’, a poupar dinheiro (ao preservar recursos) e a cuidar do planeta. Tudo isto apenas a separar embalagens! Consulte as nossas dicas para poupar e reciclar melhor.

 

2. Reduza o consumo de eletricidade

Muitas pessoas carregam o telemóvel e, quando já está, deixam o carregador ligado à corrente. Apesar de este estar de ficha para o ar sem telemóvel nenhum, continua a consumir eletricidade. Tal acontece também com outros utensílios.

No inverno, também pode arranjar formas naturais de aquecer a sua casa, em vez de recorrer a aquecedores., tal como no verão pode evitar o uso de ventoinhas. Como estas dicas há muitas mais, como desligar a luz quando sai de uma divisão da casa – é tudo uma questão de prática e criatividade.

  Comece a poupar no essencial: Gás e Luz

3.  Reduza o consumo de água

É possível também reduzir o consumo de água com pequenos truques:
  • não deixar a torneira aberta ao lavar os dentes
  • colocar uma garrafa de água com pedras no autoclismo para não descarregar demasiado
  • tomar um duche rápido em vez de ficar à espera que cresçam guelras.

Reduzir o consumo de eletricidade e água não levam só a um consumo sustentável, mas também à redução das contas que tem de pagar no fim do mês.

 

4. Deixe o carro na garagem

De vez em quando andar de carro não tem mal nenhum, mas andar de bicicleta, a pé ou de transportes públicos também não. Além de reduzirem a poluição, ajudam-nos a viver uma vida saudável. Da próxima vez que tiver de fazer alguns recados, opte pela bicicleta.

 

5. Compre produtos locais

Produtos importados viajam grandes distâncias antes de chegarem à sua dispensa, e essas distâncias implicam o consumo de combustíveis fósseis. Parte da prática de um consumo sustentável, baseia-se simplesmente em comprar cenouras na mercearia do lado, cortesia do agricultor local. 

Ao comprar produtos locais está também a estimular a economia local, o que traz inúmeras vantagens tanto para si, como para o dono da mercearia, como para o agricultor das cenouras. Melhor era difícil.
Água e Luz: 50% de Desconto em 3 meses >>
Veja também: