6 dicas para causar uma boa primeira impressão

Uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego é essencial para se destacar da concorrência. Todos os detalhes contam.

6 dicas para causar uma boa primeira impressão
Os primeiros minutos de uma entrevista são determinantes

É um facto que avaliar uma pessoa unicamente com base no primeiro contacto está errado. Mas também é verdade que a primeira impressão é aquela que fica, acabando por influenciar o nosso julgamento.

Este cenário, tão comum no dia-a-dia, é igualmente válido para o mercado laboral. No encontro pessoal com o recrutador, os momentos iniciais são decisivos. Para qualquer candidato, a entrevista é sempre um motivo de stress, ansiedade e algum nervosismo. O tempo é pouco, a pressão é muita. O vestuário, a linguagem verbal e corporal, a atitude, a pontualidade, entre outros factores, têm de ser tidos em consideração para que a mensagem transmitida seja favorável. Nada pode ser deixado ao acaso.

Perguntar ou ouvir? Falar ou calar-se? Sorrir ou ser sério? Conseguir o equilíbrio certo e manter a postura adequada para passar uma imagem positiva não é uma tarefa fácil. Mas não é impossível. Para que possa delinear a melhor estratégia, vamos ajudá-lo.


6 dicas para causar uma boa primeira impressão


1. Não subestimar a influência da primeira impressão

Desvalorizar o contacto inicial é um erro crasso e dos mais básicos, mas é também um dos mais cometidos pelos candidatos. Não se iluda! O primeiro olhar do recrutador será para o avaliar. Dizem os estudos que 30 segundos é o tempo que o cérebro demora a formar uma primeira impressão. Rápido, não é? Não facilite e esteja preparado.


2. Saber falar e saber ouvir

Lembre-se que a entrevista é um diálogo e não um monólogo. Não se deixe levar pela ânsia de querer impressionar e acabar por monopolizar a comunicação. Responda às questões, coloque as suas, deixe espaço para as respostas. Mostre-se actualizado sobre a sua área profissional e interessado sobre a empresa e os projectos desta.


3. Ser honesto

Seja autêntico. Não crie máscaras, nem tente passar uma imagem que não corresponde à realidade. Mostre o seu lado humano, com os seus defeitos e virtudes. As empresas contratam, em primeiro lugar, pessoas com as quais se identificam. Não andam à procura de funcionários perfeitos. Não queira cair na armadilha de impressionar a qualquer custo.


4. Adoptar a postura certa

Mantenha o contacto visual com está à sua frente. Diz à pessoa que está interessado no que ela tem para dizer. Sorria e mostre-se confiante. É meio caminho para uma imagem positiva. Atenção: não se esqueça das boas maneiras. Cumprimente toda a gente de igual forma. Se souber o nome, utilize-o quando se dirigir à pessoa. Tenha um aperto de mão firme.


5. Demonstrar profissionalismo

Seja pontual. Chegar atrasado a uma entrevista não é sinónimo de uma boa primeira impressão. Aliás, pode muito bem significar o fim da reunião, mesmo antes de ela ter começado. Não culpe os outros por aquilo que correu menos bem nos projectos onde esteve, nem assuma todo o crédito pelo sucesso dos mesmos. Fale dos seus erros e êxitos com a mesma naturalidade.


6. Vestir-se de acordo com a ocasião

A roupa diz muito acerca de nós, por isso escolha-a de acordo com o meio profissional onde se movimenta. Não seja desleixado (calções, mini saia, chinelos) mas também não exagere (fato, vestido longo). A mesma dica se aplica ao penteado e à maquilhagem. Nunca se sabe quem podemos encontrar antes, durante ou depois da entrevista. Tenha uma boa imagem.

Aposte no seu inglês e vingue no mercado de trabalho >> Veja também: