AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Estratégias infalíveis para procurar emprego

Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro. Mas tem-no feito com eficácia? Descubra as nossas dicas para relançar a sua carreira!

Estratégias infalíveis para procurar emprego
Procure emprego de forma eficaz!

Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratadoSaiba como
Quer seja Portugal ou no estrangeiro, online ou presencialmente, existem técnicas para procurar emprego que podem fazer com que os seus esforços resultem em reais oportunidades profissionais. A maioria das vezes procuramos trabalho sem seguir uma estratégia, mas com o aumento da exigência das empresas torna-se necessário sermos diferentes dos outros quando nos damos a conhecer ao Mercado de Trabalho.


Estratégias para procurar emprego


Procurar emprego em Portugal

Sabia que mais de 90% das empresas portuguesas são micro-empresas? As grandes empresas a que tantas vezes nos candidatamos por serem mais mediáticas representam apenas 0,1% do total de empresas no nosso país.

Porque é que isto lhe interessa? Porque a dimensão da empresa deve ser tida em conta na forma como a ela se dirige para procurar emprego.

Atenção:
  • As micro e pequenas empresas não têm departamento de recursos humanos; não envie candidaturas dirigidas ao Director de RH, opte por enviar ao Director da empresa ou ao Responsável pelo Recrutamento.
  • As empresas de pequena dimensão poderão estar mais disponíveis para receber presencialmente as suas candidaturas do que as grandes empresas.
  • Descubra os nomes das suas pessoas de referência no Linkedin e dirija sempre a sua candidatura a alguém em particular. Mas atenção: as pequenas empresas podem não estar representadas nessa rede social. Nesse caso, o ideal é telefonar para a empresa e perguntar a quem deve dirigir a candidatura.

Cada vez mais as empresas portuguesas valorizam currículos personalizados, esteticamente apelativos, e com a dose de criatividade/formalidade adequada ao seu posicionamento no Mercado. Adapte sempre as suas candidaturas ao sector, à empresa e à função a que se candidata.

Em Portugal, há que saber usar a Língua Portuguesa. Não dê erros!

Encontre aqui todas as ofertas de emprego em Portugal



Procurar emprego no estrangeiro

No estrangeiro, as regras para procurar emprego podem ser diferentes daquelas a que está habituado. Recomendamos que consulte o site da Rede Eures para conhecer as condições de vida e de trabalho nos países de destino, assim como os principais procedimentos a ter em conta quando se candidatar a ofertas internacionais.

Quando encontrar uma oportunidade de trabalho, se quiser verificar a sua fidedignidade, pode recorrer aos serviços da Secretaria das Comunidades, que faz a verificação das ofertas de emprego e pode aconselhá-lo sobre os passos a dar antes de partir para o estrangeiro.

Encontre aqui todas as ofertas de emprego no estrangeiro



Procurar emprego online

Não há empresa que prescinda da internet para divulgar informações sobre a sua actividade e para criar uma imagem com impacto junto dos stakeholders. E muitas usam canais de comunicação online para publicar ofertas de emprego. Porquê? Muito simples: é mais económico publicar anúncios online que nos jornais.

Com custos de recrutamento que rondam os quatro mil euros, as empresas apostam nas vias de comunicação que lhes possam fazer chegar os candidatos certos. Assim, muitas começam a abandonar os sites com ofertas de emprego generalistas e a apostar em redes sociais especializadas, como o Linkedin, a Behance, o The Dots, entre outras. Inscreva-se nestas redes para dar a conhecer o seu trabalho a empregadores nacionais e internacionais.

Encontre aqui todas as ofertas de emprego em Portugal
 


Trabalhe a sua rede de contactos

A maioria das pessoas procura trabalho de forma desorganizada, ou pelo menos sem saber como rentabilizar ao máximo as iniciativas de contacto com as empresas. A verdade é que as empresas apostam cada vez mais nos processos de referenciação para a contratação dos colaboradores, e isso significa que deve fazer crescer e consolidar a sua rede de contactos!

Damos-lhe uma estratégia muito simples. Crie uma base de dados em que as colunas tenham os seguintes títulos:

1. Empresa
2. Pessoa de referência
3. Contacto
4. Quem me falou da pessoa ou da empresa?
5. O que fiz / Quando?
6. Próximos passos
7. Observações

Comece por listar as 10 empresas onde gostaria mesmo de trabalhar. Coloque os seus nomes na primeira coluna e comece a pensar se terá alguma ligação, ainda que remota, a alguma dessas empresas. Por exemplo, se um amigo ou conhecido lhe tiver falado sobre a empresa e tiver indicado que a mesma está a recrutar, coloque o nome dessa pessoa na coluna 4. Assim, quando enviar a sua candidatura, poderá dizer que o está a fazer na sequência da indicação da pessoa X.

Não se limite a responder aos anúncios de emprego. Aponte na sua base de dados, na coluna 3, o email que surge no anúncio. Esse é o email do responsável pelo recrutamento na empresa! Se o email incluir um nome próprio e/ou um apelido, melhor ainda: pode dirigir o seu email de candidatura a essa mesma pessoa.

Não se esqueça de registar na coluna 5 as iniciativas de contacto com a empresa que já encetou. As empresas nem sempre respondem às candidaturas de forma imediata; supondo que o contactam 6 meses depois da sua candidatura, terá nesta base de dados um auxiliar de memória que lhe permitirá dizer, se o contactarem: “Boa tarde, Dr.ª Ana Pinho; sim, estou recordado, falámos quando fiz a minha candidatura, no dia 14 de Abril!”. Ficarão impressionados com a sua capacidade de se organizar.

Se enviou uma candidatura espontânea para uma empresa, saiba que daí a 6 meses ela provavelmente será eliminada. As organizações renovam periodicamente as bases de dados de pessoas que as contactam a procurar trabalho. Não se esqueça, então, de colocar na coluna “Próximos passos” a informação “reenviar CV em Janeiro de 2017”.

Na coluna “Observações” poderá inserir informação complementar. Por exemplo: “Preferência pelo CV em Inglês”.

Desejamos-lhe muito sucesso na procura de novas oportunidades de trabalho!
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: