ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Abr, 2021 - 11:01

Estratégias infalíveis para procurar emprego em 2021

Catarina Milheiro

Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro. Saiba o que mudou no mercado de trabalho e quais são as estratégias que deve seguir.

pessoas sentadas com documentos para procurar emprego

Procurar emprego é uma tarefa que exige toda a sua dedicação e motivação. Se procura um novo emprego e ainda não teve uma resposta, não se preocupe. Talvez isso aconteça porque não está a aplicar a estratégia correta.

A pandemia afetou vários aspetos nas nossas vidas, incluindo a maneira como trabalhamos e como fazemos a nossa procura de emprego. Contudo, a verdade é que quer seja em Portugal ou no estrangeiro, online ou presencialmente, existem técnicas para procurar emprego que podem fazer com que os seus esforços resultem em reais oportunidades profissionais.

A maioria das vezes procuramos trabalho sem seguir uma estratégia. No entanto, com o aumento da exigência das empresas, e tendo em consideração o mercado de trabalho atual, torna-se necessário sermos diferentes dos outros quando nos damos a conhecer.

7 estratégias para procurar emprego em 2021

Como sabemos, procurar emprego numa fase em que o mundo se encontra totalmente instável devido à pandemia do novo coronavírus, pode significar um stress inabalável.

Contudo, queremos ajudá-lo neste processo para que consiga ter sucesso e encontrar um novo emprego.

1

Esteja atento às tendências de contratação em 2021

Em anos anteriores, as contratações surgiam maioritariamente, no outono e no início de um novo ano. No entanto, é necessário compreender que este cenário não é o atual e que os timings podem não ser os mesmos em 2021.

De facto, é essencial que defina a sua estratégia da procura de emprego com base nas tendências do mercado que, por sua vez, é um mercado de contratações mais lento.

Lembre-se que o importante é saber quem está a contratar, através de notícias online, sites do setor com as tendências de negócios. Importa, também, seguir as empresas do seu interesse no LinkedIn e estar ainda atento aos tipos de empregos, tipos de empresas e publicações que visualiza na rede.

Assim que este trabalho estiver feito, converse com a sua rede. Entre em contacto com pessoas que possam trabalhar nas empresas onde gostaria de trabalhar e opte, ainda, por abordar os Gestores de Recursos Humanos diretamente no LinkedIn.

2

Esteja focado nas empresas e não somente nas vagas

Sabemos que quando procuramos emprego, nos concentramos primeiro em definir a função que desejamos e só depois, procuramos por vagas em várias empresas.

E se em vez disso, começasse por encontrar um conjunto de empresas nas quais gostaria de trabalhar e desenvolver a sua carreira? Pense nas suas oportunidades em cada uma destas empresas, no networking e na cultura organizacional.

Depois, veja quem são as pessoas com as quais poderá conversar sobre a área, pedir opinião e deixar a sua marca. Afinal, desta forma estará bem perto da porta de entrada.

3

Faça a sua pesquisa e perceba onde poderá estar a oportunidade

Alguns setores continuam a crescer em 2021. Desde a saúde e tecnologia em saúde, tecnologia, e-commerce, fintech, entre outros. Se o seu desejo é continuar a atuar numa destas áreas, então a sua estratégia deve passar por se concentrar em ser o candidato mais forte possível.

Ou seja, falamos de aumentar os seus esforços de networking, reavaliar o seu CV e até mesmo de assumir um projeto para manter as suas competências no auge.

Caso não atue num destes setores e a sua experiência for maioritariamente num setor duramente afetado pela pandemia, como turismo, por exemplo, pode considerar a procura de emprego num novo espaço, onde as suas competências sejam uma mais valia (como e-commerce ou atendimento ao cliente).

4

Aproveite a ascensão do trabalho temporário em 2021

Em 2021, o trabalho temporário, o trabalho autónomo e contratado estará em ascensão. Isto porque, em tempos incertos, as empresas preferem contratar profissionais temporários ou de projetos. Por isso, porque não aproveitar?

Se está com dificuldades a procurar emprego, o trabalho temporário pode ser uma solução de curto prazo. Para além disso, é uma ótima maneira para preencher as lacunas do currículo e desenvolver novas habilidades.

O importante é que seja realista quanto ao que funcionará para si e que comunique as suas intenções. Ou seja, se o seu objetivo é ficar na empresa, não tenha medo e comunique ao seu superior ou ao recrutador.

5

O trabalho remoto veio para ficar

Já pensou em procurar emprego noutro local qualquer do mundo? Pois é, são várias as vagas que pedem profissionais para trabalharem de forma totalmente remota. O que significa que, a sua pesquisa por emprego não tem de ser só feita em território nacional.

Se, por exemplo, sabe falar mais do que um idioma, arrisque. Comece a sua pesquisa de forma ampliada e esteja preparado para testar os seus conhecimentos através de ferramentas de vídeo, por exemplo.

6

Adapte-se ao recrutamento cada vez mais automatizado

Os recrutadores estão cada vez mais a recorrer a sistemas automatizados para os ajudar a gerir os processos de recrutamento. Desde chatbots, a entrevistas pré-gravadas para selecionar candidatos, utilizando recursos para detetar determinadas palavras-chave ou expressões faciais.

Por isso mesmo, é crucial que atualize o seu currículo de forma a que utilize a automação a seu favor, não esquecendo nunca de dar um toque humano.

7

Não envie um currículo para todas as vagas. Seja estratégico

Faça uma pesquisa das ofertas de emprego mais adequadas para si e de seguida, ajuste o seu CV de forma específica para essa empresa.

Lembre-se que é melhor enviar as candidaturas adaptadas à vaga e empresa em questão, do que candidatar-se a todos os empregos que aparecem de forma igual.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].