AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Profissões da moda: as 8 principais funções do mundo da moda

A indústria da moda tem vindo a ganhar terreno em Portugal. São cada vez mais os interessados em fazer carreira neste competitivo mercado.

Profissões da moda: as 8 principais funções do mundo da moda
Descubra o que pode fazer no mundo da moda

São responsáveis pelo glamour e sucesso dos desfiles e das produções fotográficas, mas não são famosas. Falamos das profissões da moda cujos profissionais trabalham muitas horas, nos bastidores, para que nada falhe no momento decisivo. Entrega e esforço que, na maioria das vezes, passam despercebidos a quem se limita a ver o resultado final.

Maquilhagem, cabelos, fotografia, jornalismo, entre outras, são áreas cuja importância para o negócio tem crescido. O que também contribuiu para um maior reconhecimento social e económico dos bons profissionais.

Anda à procura de emprego ou de um novo desafio profissional? Ainda está a estudar mas quer saber mais sobre o assunto? Este artigo pode ser uma boa ajuda para si.


Top 8 das profissões da moda 

Esteja atento e talvez encontre a tão desejada oportunidade.



Maquilhador / Cabeleireiro

maquilhador

Responsáveis pela concretização do visual pretendido pelo produtor para um desfile, sessão fotográfica, publicidade. São eles que ajudam a definir e depois dão vida às ideias para o penteado e a maquiagem dos modelos. Um curso especializado é fundamental tal como uma contínua aposta na formação. Os profissionais nacionais trabalham cá dentro e lá fora.



Fotógrafo de moda

fotografo

Uma das profissões da moda mais conhecidas. Fotografa para catálogos, campanhas de marcas e imprensa de moda. Compete-lhe concretizar em imagem as concepções definidas para determinado trabalho (ambiente, roupa, atitude da modelo,…). Técnica, disciplina, sensibilidade e criatividade são essenciais a este profissional.



Booker

booker

Por norma, trabalha numa agência de modelos. Estabelece a ligação entre os modelos e os clientes. Como? Basicamente tem de saber escolher/indicar a pessoa certa para o lugar certo. De acordo com o perfil do modelo, deve conseguir recomendá-lo para o trabalho onde as suas características melhor se enquadram. A experiência é sem dúvida uma mais valia para esta área.



Consultor de imagem

consultor de imagem

Profissão que tem ganho visibilidade nos últimos anos. Tem como missão encontrar o estilo pessoal de cada cliente. Para isso, primeiro estuda o seu perfil e só depois define um estilo para o cliente. Em seguida, assessora-o na compra das peças de vestuário, no penteado, na maquilhagem. Bons contactos são importantes neste ramo.



Jornalista de moda 

jornalista

O crescimento do mercado da moda ditou a necessidade de profissionais especializados no assunto. A experiência ou a formação específica (workshops, cursos) são uma importante ajuda para quem quer fazer carreira. Os media portugueses dedicados à moda ainda não são em grande número pelo que as ofertas são poucas para tanta procura. É preciso insistir.



Stylist/Produtor de moda

stylist

É um gestor de imagem que tem como principal trabalho adequar a forma de vestir ao estilo de vida e personalidade do seu cliente. No mundo da moda é responsável pela produção de imagem, em televisão e na publicidade, e por produções para revistas ou desfiles. Como? Constrói ‘looks’, coordena peças, combina cores e padrões.



Bloguer

blogger

Para uns não é profissão, mas a verdade é que há quem ganhe a vida com o seu blogue. De todas as mencionadas, talvez a mais complicada de se impor no mercado. É preciso ter um estilo próprio, inovador e criador. Estar no sítio certo. Escrever sobre os assuntos que interessam. Principalmente, é fundamental captar a atenção de quem está no mundo da moda.



Trendsetter

trendsetter

Aquele que define tendências. Em Portugal, em muitos casos, está associada a um bloguer. O que veste, o que calça, o que usa acaba por servir de inspiração aos outros. Tem por isso um estilo único, muito pessoal, que o distingue da maioria. Nos EUA, em Inglaterra e noutros países, onde a profissão está mais divulgada, existem cursos nesta área.

Aposte no seu inglês e vingue no mercado de trabalho >> Veja também: