ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
30 Abr, 2021 - 10:48

Saiba quais são as 15 profissões mais bem pagas em Portugal

Catarina Milheiro

O mundo mudou em 2020, bem como os perfis procurados pelas empresas. Conheça as profissões mais bem pagas em Portugal em 2021.

pessoa a analisar dados num computador, uma das profissões mais bem pagas em Portugal

Saiba quais são as profissões mais bem pagas em Portugal neste momento.

A lista é vasta e as profissões com remunerações mais elevadas não incluem apenas as tradicionais áreas da medicina ou das engenharias.

De acordo com a IEBS Business School, as profissões mais procuradas e consequentemente mais bem pagas em Portugal este ano são nas áreas do Marketing, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Engenharia.

Todos sabemos que 2020 foi, definitivamente, um ano de mudanças e adaptação quer para os profissionais, como para as empresas. Foram inúmeras as alterações que ocorreram no mercado de trabalho e, como consequência, as necessidades também se alteraram.

De uma forma geral, as profissões melhor remuneradas envolvem um grande nível de responsabilidade, qualificação e muito stress, exigindo também experiência e referências. É, assim, importante que realizem cursos e formação para aumentar os seus conhecimentos e especializar-se na sua área profissional atual ou futura.

Se anda a pensar em fazer uma formação específica para atualizar o seu currículo ou transformar-se num ativo de grande importância na sua empresa ou local de trabalho, dê uma vista de olhos nesta lista das profissões com melhores salários em Portugal.

As 15 profissões mais bem pagas em Portugal

Estar a par das profissões mais bem pagas em Portugal é importante para conseguir acompanhar de forma certa, as tendências do mercado de trabalho no seu país.

Afinal, só assim conseguirá ter a certeza se investir naquela formação que está para fazer há algum tempo, valerá a pena.

Contudo, é crucial que compreenda que existem alguns fatores que determinam quais as profissões mais bem pagas. Falamos da procura, necessidade e até mesmo algumas diferenças geográficas.

1

Analista de dados

Em 2019, todas as profissões especializadas em Big Data superaram os rankings de procura das empresas. Este ano, a tendência é a mesma.

Para ter uma noção, um analista de dados examina uma enorme quantidade de informação e extrai padrões de modo a estabelecer estratégias com base nos dados previamente recolhidos.

Se é um Data Analyst, saiba que os salários desta profissão variam entre 50 mil euros a 80 mil por ano.

2

CRM Manager

Dentro da lista das profissões mais bem pagas em Portugal está o perfil de CRM Manager (Customer Relationship Management). Esta não é uma profissão nova, contudo tem vindo a ganhar algum destaque nos últimos anos.

O profissional com esta função tem como missão definir e desenvolver a estratégia de CRM no comércio online. Geralmente, o salário médio de um CRM Manager varia entre 25 mil euros e 35 mil anuais, independentemente da experiência obtida.

3

Digital Project Manager

Não sabe o que faz um Digital Project Manager? Nós explicamos: trata-se de um profissional responsável por coordenar estudos sobre vendas online com o intuito de desenvolver um plano de marketing para uma determinada empresa e liderar assim a transformação digital.

Dependendo da empresa e da experiência, o salário bruto anual é de cerca de 70 mil euros por ano.

4

Arquiteto Blockchain

A tecnologia Blockchain usa a descentralização como medida de segurança e é utilizada em todos os setores como um método seguro para verificar os processos e fazer transações.

Trata-se de uma tecnologia que é vista como a principal inovação do bitcoin e é dos perfis mais procurados pelas empresas digitais em geral, este ano.

Como é um perfil recente, os salários e a procura por este tipo de especialistas dispararam, com um salário médio de 90 mil euros a 110 mil por ano.

5

Consultor SAP

No fundo, o que faz um consultor SAP? Este profissional gere e adapta o software SAP às necessidades das empresas. É o responsável por aproveitar ao máximo o software da empresa e tem um salário médio bruto de 45 mil euros, dependendo da empresa.

6

Diretor de empresa

Como sabemos os diretores de empresas são responsáveis por promover cada uma das estratégias do negócio. Para além disto, são ainda responsáveis pela motivação dos trabalhadores com o objetivo de melhorarem a produtividade.

Normalmente, este tipo de profissionais têm um salário bruto médio de 50 mil euros no início das suas funções.

7

Diretor financeiro

A função de um diretor financeiro é coordenar todas as tarefas administrativas e financeiras de uma empresa. Para ter uma noção, o salário bruto médio deste profissionais, varia entre 45 mil euros e 50 mil, numa fase inicial.

8

Diretor de Marketing online

O Diretor de Marketing Online é responsável por estabelecer contratos de publicidade e criar novas campanhas para a promoção dos produtos ou serviços de uma empresa.

Trata-se de uma profissão com elevada procura e por isso mesmo, faz parte das profissões mais bem pagas em Portugal. O salário anual pode variar entre 45 mil euros e 120 mil, tudo depende da empresa e experiência.

9

Influencer

Se é daquelas pessoas que está por dentro das tendências das redes sociais e do digital, certamente que já se deparou com algum influencer. É uma das mais novas profissões dos últimos anos.

Estes profissionais chamam a atenção das marcas e, consequentemente, dos departamentos de Marketing. Sabia que atualmente, cerca de 80% dos profissionais das indústrias da moda, luxo e cosméticos utilizam o marketing de influência?

É precisamente por haver uma enorme procura, que esta é também uma profissão das mais bem pagas em Portugal, sendo que o salário pode variar muito dependendo do alcance e engagement do influencer, exposição e claro, número de trabalhos desenvolvidos com empresas.

10

Diretor de vendas

Os diretores de vendas ou comerciais, têm como principais funções propor uma estratégia de vendas, medir os resultados e liderar o departamento comercial de uma determinada empresa.

Têm um salário base bruto médio de 40 mil euros a 45 mil, dependendo da experiência e normalmente, recebem ainda comissões de venda.

11

Especialista SEO

Na era em que vivemos, não ter uma presença nos motores de busca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Por este mesmo motivo, é necessário ter um especialista em SEO que projete e otimize os vários tipos de conteúdo para alcançar um maior número de potenciais clientes.

Habitualmente, estes profissionais recebem anualmente cerca de 25 mil euros e 50 mil, dependendo do volume de trabalho e da carreira. Importa ainda referir que, muitos profissionais desta área trabalham até em regime remoto.

12

Gestor de redes sociais

Relativamente às funções de um Social Media Manager e de um Community Manager, estas focam-se em planear e projetar a comunicação estratégica da empresa através das redes sociais. Na verdade, esta profissão está entre as mais importantes do momento.

Tratam-se de profissionais que podem receber entre 25 mil euros e 70 mil, conforme as responsabilidades e classificação.

13

Especialista em Cibersegurança

Atualmente, é imprescindível que as empresas protejam os seus dados e que garantam que os mesmo continua sigilosos. Assim, os especialistas em cibersegurança desempenham um papel de extrema importância.

É possível destacar o perfil júnior de um especialista em segurança cibernética, sendo que recebe um salário de 30 mil euros brutos por ano.

14

Growth Hacker

O Growth Hacker é um perfil que faz parte dos departamentos de Marketing Digital em muitas empresas. Trata-se de um profissional imprescindível devido à sua capacidade analítica e criativa que permite a criação de estratégias de crescimento digital.

Para que consiga ter uma noção, as suas principais funções são recolher dados, analisá-los e tirar assim conclusões para implementar estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um produto ou serviço relativamente à concorrência.

Os salários de um Growth Hacker variam entre 30 mil euros a 35 mil por ano, com uma experiência entre 2 e 5 anos.

15

Scrum Master

O Scrum Master é uma das profissões mais bem pagas em Portugal e das mais procuradas em 2021. Os profissionais desta área são também chamados por Facilitadores de projetos e o salário anual varia entre os 35 mil euros e os 50 mil, conforme a experiência.

E o salário emocional?

mulher com cão ao colo a trabalhar em casa a usufruir da flexibilidade no trabalho

Conhece este conceito de salário emocional? O salário emocional nada tem a ver com pagamentos extra, prémios ou qualquer outro valor numerário.

Este tipo de salário pode ter as mais diversas formas. É, no fundo, um conjunto de ajudas que a entidade empregadora disponibiliza aos seus trabalhadores e que não aparece na folha de vencimento. Por exemplo:

  • Condições favoráveis de apoio à sua família; 
  • Boas relações interpessoais no trabalho;
  • Oportunidades de crescimento e aprendizagem; 
  • Horário flexível;
  • Trabalho à distância;
  • Seguros de saúde;
  • Espaços de lazer dentro das empresas;
  • Entre outros.

Por isso, além do foco no vencimento, não se esqueça: antes de tomar qualquer decisão de carreira, deve considerar também este aspeto.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].