Inês Silva
Inês Silva
23 Set, 2019 - 11:14
Conheça as 10 profissões mais bem pagas em Portugal

Conheça as 10 profissões mais bem pagas em Portugal

Inês Silva

Turismo, Marketing, Saúde, Engenharia e Tecnologia são os setores com as profissões mais bem pagas em Portugal. Quer saber quais? Continue a ler.

O artigo continua após o anúncio

Seja só por mera curiosidade, seja para comparar o seu salário com o de outros profissionais no mesmo setor de atividade, ou ainda para se inteirar do salário médio para a função a que se pretende candidatar, convém estar a par de quais são as profissões mais bem pagas em Portugal neste momento. A lista é vasta e as profissões com remunerações mais elevadas não incluem apenas as tradicionais áreas da medicina ou das engenharias.

De acordo com a consultora Michael Page, os setores do Turismo, Marketing, Saúde, Engenharia e Tecnologia são os que normalmente detêm as profissões mais bem pagas em Portugal.

Normalmente, as profissões mais bem remuneradas envolvem um grande nível de responsabilidade, qualificação e muito stress, exigindo também experiência e referências. É, assim, importante que realize cursos e formação para aumentar os seus conhecimentos e especializar-se na sua área profissional atual ou futura.

Se anda a pensar em fazer uma formação específica para atualizar o seu currículo ou transformar-se num ativo de grande importância na sua empresa ou local de trabalho, dê uma vista de olhos nesta lista das profissões com melhores salários em Portugal.

Atualize-se: saiba quais as 10 profissões mais bem pagas em Portugal

Oscilações do mercado excluídas, aqui estão as 10 profissões em que é possível auferir um melhor salário no nosso país.

feliz no trabalho

1. Diretor-geral no setor industrial

No topo da lista encontramos uma profissão da área de engenharia e que se encontra no setor industrial. Os cargos de diretor-geral de indústria são os que auferem maiores rendimentos em Portugal, situando-se estes, em média, na casa dos 170 mil euros de salário anual bruto.

2. Diretor-geral de retalho

Seguidamente, apresenta-se o cargo de diretor-geral na área do retalho, com um valor que pode variar entre os 115 mil e nalguns casos os 170 mil euros de salário máximo anual bruto.

3. Diretor Jurídico de empresa/consultora

No topo das profissões mais bem pagas em Portugal encontramos, também, os diretores jurídicos de empresa ou de consultora, com uma oscilação salarial entre os 100 e os 160 mil euros por ano.

O artigo continua após o anúncio

4. Diretor-geral de Operações na área de hotelaria, turismo e lazer

É sabido que nos últimos anos assistimos a um boom de turismo no nosso país. O facto de os estrangeiros terem acorrido em tão grande número a Portugal, naturalmente, fez disparar a procura de profissionais nesta área. Assim, no topo da cadeia das profissões na área do turismo, surge o cargo de Diretor-geral de Operações, com um salário anual situado entre os 119 e os 140 mil euros.

5. Diretor de centro de serviços partilhados

Normalmente com formação superior em Gestão, Economia ou Engenharia, são responsáveis por definir o plano estratégico, funcional e orçamental das estruturas e monitorizar cada uma das plataformas de serviços partilhados de uma determinada empresa ou grupo. O salário médio anual é de 140 mil euros.

6. Gestor de unidades de saúde

O setor da saúde sempre foi o que esteve sujeito a menor oscilação em termos de salários e isso comprova-se a olhos vistos. Sendo assim, um diretor neste setor aufere cerca de 130 mil euros por ano.

7. Advogado associado

Novamente na área da Justiça, um advogado associado pode ganhar entre 84 mil e 120 mil euros anuais.

8. Diretor de Marketing na área do retalho

Um diretor de marketing que esteja a atuar na área do retalho pode auferir entre 91 mil e 160 mil euros de salário anual bruto, consoante esteja a trabalhar, respetivamente, no Porto ou em Lisboa.

9. Diretor-geral de Construção

Licenciado em Engenharia, planeia, organiza e controla atividades de empresas na área da Construção. O salário anual bruto é de 110 mil euros.

10. Diretor de Tecnologia da Informação

Mais um cargo na área da direção, neste caso o setor é o das Tecnologias da Informação. O salário anual bruto é de 110 mil euros.

Outras profissões bem pagas em Portugal

  • Controlador de tráfego aéreo: média salarial mensal de 11 mil euros;
  • Médico: média salarial mensal de 4 mil euros;
  • Oficial de piloto: média salarial mensal de 3.500 euros;
  • Agente de seguros: média salarial mensal de 3.400 euros;
  • Corretores de bolsa e outros serviços financeiros: média salarial mensal de 3 mil euros;
  • Engenheiro: média salarial mensal de 3 mil euros.

E o salário emocional?

Conhece este conceito de salário emocional? O salário emocional nada tem a ver com pagamentos extra, prémios ou qualquer outro valor numerário. Este tipo de salário pode ter as mais diversas formas e é, no fundo, um conjunto de ajudas que a entidade empregadora disponibiliza aos seus trabalhadores como, por exemplo, condições favoráveis de apoio à sua família, boas relações interpessoais no trabalho, oportunidades de crescimento e aprendizagem, horário flexível, o trabalho à distância, seguros de saúde, espaços de lazer dentro das empresas, entre outros benefícios que não aparecem na folha de vencimento, mas fazem parte do salário emocional.

O artigo continua após o anúncio

Por isso, além do foco no vencimento, não se esqueça: antes de tomar qualquer decisão de carreira, deve considerar também este aspeto.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp