Profissões de desgaste rápido: quais são e qual a idade da reforma

Todas as profissões têm características diferentes, mas algumas são consideradas profissões de desgaste rápido. Saiba quais são e o que as diferencia.

Profissões de desgaste rápido: quais são e qual a idade da reforma
O que caracteriza e diferencia estas profissões

Já alguma vez refletiu sobre as características da sua profissão? O que a diferencia das outras? De que forma poderá ser ou não considerada uma das profissões de desgaste rápido? A verdade é que existem grandes diferenças entre as inúmeras profissões, sendo que as respetivas características fazem com que existam profissões consideradas de maior desgaste do que outras.

Características das profissões de desgaste rápido

Para que uma profissão seja considerada de desgaste rápido, existem algumas características comuns que contribuem para tal.

1. Pressão e stress

É certo que, hoje em dia, existem muitas profissões que estão sujeitas a fortes pressões, o que origina períodos constantes de stress. No entanto, há profissões que estão sobre uma maior pressão, permitindo que a longo prazo o desgaste seja maior.

2. Desgaste emocional ou físico

As profissões que envolvem um grande desgaste emocional ou físico também são consideradas profissões de desgaste rápido. Exemplo disso são as atividades cujas condições de trabalho são precárias e cuja remuneração é baixa, podendo induzir um forte desgaste emocional. Já os bailarinos, por exemplo, têm uma profissão de desgaste rápido devido ao facto de fisicamente ser uma atividade esgotante.

3. Condições de trabalho

As condições de trabalho estão relacionadas com diversos factores, mas existem profissões que estão associadas a condições de trabalho adversas. Trabalhar numa mina ou no mar são exemplos de profissões constantemente sujeitas a condições de trabalho difíceis.

mineirosFonte da imagem: Pinterest

Tipo de profissões consideradas de desgaste rápido

Existe uma lista considerável de profissões de desgaste rápido, mas as mais exemplificativas são aquelas que estão sujeitas a dois fatores primordiais referidos anteriormente: stress e condições de trabalho adversas.

Profissões de desgaste rápido devido ao stress

Os pilotos e os controladores aéreos são duas das profissões com mais desgaste, uma vez que para o exercício das mesmas são necessários níveis de concentração extremos que, a longo prazo, se tornam muito desgastantes.

Profissões de desgaste rápido devido a condições de trabalho adversas

Duas das profissões com desgaste mais rápido devido às condições de trabalho, são os mineiros e os pescadores. No caso dos mineiros, estes estão sujeitos a condições de trabalho difíceis, estando provado que o trabalho nas minas pode trazer, a longo prazo, problemas de saúde, nomeadamente problemas respiratórios.

Já os pescadores, que andam vários anos no mar sujeitos às condições climatéricas, também podem ver a sua profissão ser considerada de desgaste rápido.

Outras profissões de desgaste rápido

Existe uma lista infindável de profissões que têm um desgaste mais rápido devido às suas características. Basta pensarmos, por exemplo, em alguém que trabalhe por turnos, o que faz com que nunca tenha horários definidos e que esteja constantemente a contrariar o ritmo biológico. A longo prazo, o desgaste é maior.

Recentemente, a classe dos polícias e dos trabalhadores de call center vieram a público reivindicar o estatuto de desgaste rápido, uma vez que consideram que as suas profissões estão sujeitas a condições que podem, a médio e longo prazo, ser desgastantes.

stress

A idade da reforma

Embora os sucessivos Governos tenham vindo a mexer na idade da reforma nos últimos anos, as profissões consideradas de desgaste rápido foram excluídas dos aumentos da reforma. Estas profissões não podem, por isso, ser exercidas para além dos 65 anos, tendo um regime específico.

Este regime especial de antecipação da idade da reforma pode ser consultado com mais pormenor – legislação em vigor, condições de acesso e cálculo do valor da pensão – na página online da Segurança Social. No entanto, deixamos aqui a lista das profissões consideradas nestes regimes.

Regimes especiais de antecipação da idade de acesso à pensão por velhice

1. Bordadeiras da Madeira
Idade de acesso à pensão: a partir dos 60 anos.

2. Controladores de Tráfego Aéreo
Idade de acesso à pensão: a partir dos 58 anos.

3. Profissionais de Bailado Clássico ou Contemporâneo
Idade de acesso à pensão: a partir dos 45 anos.

4. Trabalhadores abrangidos por acordos internacionais na região autónoma dos Açores
Idade de acesso à pensão: a partir dos 45 anos.

5. Trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio, S.A. (ENU)
Idade de acesso à pensão: a partir dos 55 anos.

6. Trabalhadores inscritos marítimos que exerçam a atividade na pesca     
Idade de acesso à pensão: a partir dos 50 anos.

7. Trabalhadores inscritos marítimos da Marinha de Comércio de longo curso, cabotagem e costeiras e pescas
Idade de acesso à pensão: a partir dos 55 anos.

8. Trabalhadores do interior ou da lavra subterrânea das minas
Idade de acesso à pensão: à idade normal de acesso à pensão (66 anos) é reduzida em 1 ano por cada 2 anos de serviço efetivo em trabalho de fundo, seguidos ou interpolados até ao limite de 50 anos. Pode ser reduzido até aos 45 anos, por razões de conjuntura.

9. Trabalhadores do setor portuário
Idade de acesso à pensão: a partir dos 55 anos.

Veja também:

Continuar a Ler