AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Profissões de desgaste rápido: o que saber

Todas as profissões têm características diferentes, mas existem algumas que são consideradas profissões de desgaste rápido. Saiba quais são as principais e o que as diferencia.

Profissões de desgaste rápido: o que saber
O que as caracteriza e diferencia

Já alguma vez reflectiu sobre as características da sua profissão? O que a diferencia das outras? De que forma poderá ser ou não considerada uma profissão desgaste rápido? A verdade é que existem grandes diferenças entre a maioria das profissões, sendo que as respectivas características fazem com que existam profissões consideradas de maior desgaste do que outras.
 

Quais as características de uma profissão de desgaste rápido?

Para que uma profissão seja considerada de desgaste rápido, existem algumas características comuns que contribuem para tal:
 

1. Pressão e stress

É certo que hoje em dia existem muitas profissões que estão sujeitas a fortes pressões, o que origina períodos constantes de stress. No entanto, há profissões que estão sobre uma maior pressão, permitindo que a longo prazo o desgaste seja maior.
 

2. Desgaste emocional ou físico

As profissões que envolvem um grande desgaste emocional ou físico também são consideradas profissões de desgaste rápido. Exemplo disso são as actividades cujas condições de trabalho são precárias e cuja remuneração é baixa, podendo induzir a um forte desgaste emocional. Já os bailarinos têm uma profissão de desgaste rápido devido ao facto de fisicamente ser uma actividade esgotante.
 

3. Condições de trabalho

As condições de trabalho estão relacionadas com diversos factores, mas existem profissões que estão associadas a condições de trabalho adversas. Trabalhar numa mina ou no mar são exemplos de profissões constantemente sujeitas a condições de trabalho difíceis.
 

Que tipo de profissões são consideradas de desgaste rápido?

Existe uma lista considerável de profissões de desgaste rápido, mas as mais exemplificativas são aquelas que estão sujeitas a dois factores primordiais referidos anteriormente: stress e condições de trabalho adversas.
 

Profissões de desgaste rápido devido ao stress

Os pilotos e os controladores aéreos são duas das profissões com mais desgaste, uma vez que para o exercício das mesmas são necessários níveis de concentração extremos que a longo prazo se tornam muito desgastantes.
 

Profissões de desgaste rápido devido a condições de trabalho adversas

Duas das profissões com desgaste mais rápido devido às condições de trabalho, são os mineiros e os pescadores. No caso dos mineiros, estes estão sujeitos a condições de trabalho difíceis, estando provado que o trabalho nas minas pode trazer, a longo prazo, problemas de saúde, nomeadamente problemas respiratórios. Já os pescadores, que andam vários anos no mar sujeitos às condições climatéricas, também podem ver a sua profissão ser considerada de desgaste rápido.
 

Outras profissões de desgaste rápido

Existe uma lista infindável de profissões que têm um desgaste mais rápido devido às suas características. Basta pensarmos, por exemplo, em alguém que trabalhe por turnos, o que faz com que nunca tenha horários definidos e que esteja constantemente a contrariar o ritmo biológico. A longo prazo, o desgaste é maior.
 
Recentemente, a classe dos polícias e dos trabalhadores de call center vieram a público reivindicar o estatuto de desgaste rápido, uma vez que consideram que as suas profissões estão sujeitas a condições que podem, a médio/longo prazo, ser desgastantes.
 

A idade da reforma

Embora os sucessivos Governos tenham vindo a mexer na idade da reforma nos últimos anos, as profissões consideradas de desgaste rápido foram excluídas dos aumentos da reforma. Estas profissões não podem por isso ser exercidas para além dos 65 anos, tendo um regime específico.
 
Veja também: