As 10 profissões que causam mais stress em 2017

Há coisas que nunca mudam: um polícia terá sempre altos níveis de stress no trabalho. Mas há muitas profissões que causam stress. Saiba quais!

As 10 profissões que causam mais stress em 2017
O trabalho como fonte de stress

Em 2017, o top das profissões que causam mais stress sofreu alterações, mas ainda assim há aquelas que nunca deixarão de fazer parte da lista. Saiba porquê.

Estas são as profissões que causam mais stress


Se está indeciso sobre que caminho escolher para a sua vida profissional, deve querer saber quais são as profissões mais stressantes: quer para evitá-las, quer para persegui-las, se a adrenalina for uma parte importante da sua vida!

Há pessoas que preferem o stress no trabalho. É verdade que, hoje em dia, existem muitas profissões que são altamente stressantes, mas não é certo que saibamos lidar bem com elas, tudo depende muito do tipo de pessoa e da capacidade que cada um tem para lidar com o stress.

Todos os anos existem algumas entidades como a CareerCast ou a Forbes que fazem uma análise das profissões que provocam mais picos de stress. Saiba qual foi o top 10 das profissões que causam mais stress em 2017.

Top 10 das profissões mais stressantes em 2017

Aqui estão as profissões com mais altos níveis de stress.

1. Militar
2. Bombeiro
3. Piloto aéreo
4. Polícia
5. Coordenador de eventos
6. Jornalista – repórter
7. Executivo sénior corporativo
8. Executivo de relações públicas
9. Taxista
10. Locutor de TV

Por que razão estas profissões causam tanta ansiedade?

Fazendo uma breve análise, facilmente percebemos que existem algumas profissões que nunca deixarão de estar no top 10 das profissões mais stressantes.

Piloto (3.º lugar) ou polícia (4.º lugar) são duas das profissões que serão sempre consideradas profissões com uma carga de stress considerável, pelo facto de terem quase sempre em mãos uma responsabilidade extraordinária, como é, por exemplo, a segurança dos outros ou a segurança da sua própria vida.

A que se deve a ansiedade no trabalho?

Segundo alguns estudos, 70% dos trabalhadores atribuem a ansiedade ao desempenho da profissão em si, sendo que cerca de 49% associa o stress a outro tipo de fatores, como por exemplo as preocupações com a estabilidade do emprego, as condições de trabalho, o ajuste da remuneração ao custo de vida, entre outras coisas.

Dos principais fatores que poderão causar stress no trabalho, é possível destacar:

  • O excesso de responsabilidade, principalmente as profissões da qual dependem vidas;
  • Carga de trabalho excessiva;
  • Insegurança laboral;
  • Falta de apoio por parte das chefias e colegas;
  • Profissões que ponham a vida em risco.

O que fazer se trabalha sob stress?

Avalie bem as suas competências e perceba o que o faz sentir-se realizado profissionalmente. Quando se gosta do que se faz, é mais fácil lidar com os fatores menos positivos.

Veja também: