Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
25 Jul, 2019 - 12:13
As 10 profissões que causam mais stress em 2019

As 10 profissões que causam mais stress em 2019

Catarina Milheiro

Cada profissão tem as suas exigências e talvez a sua seja das que causa mais desgaste. Conheça as profissões que causam mais stress em 2019 e confira.

O artigo continua após o anúncio

Ainda não conhece as profissões que causam mais stress? A sua pode mesmo ser uma delas, já pensou nisso? É importante que conheça as profissões que causam mais stress e pressão para que se consiga proteger contra alguns aspetos negativos que o podem afetar fisica ou psicologicamente.

As rotinas que estão diretamente ligadas a um tipo de trabalho stressante podem prejudicar a sua saúde, por isso, é importante que esteja devidamente informado.

Está claro que algumas profissões causam mais stress do que outras, e, apesar de tentarmos sempre ter a profissão dos nossos sonhos e de trabalharmos efetivamente naquilo que nos faz sentir bem e felizes, a verdade é que ninguém está livre de enfrentar momentos difíceis e desgastantes.

Todos nós sabemos que independentemente da área em que cada um atua, todos os tipos de profissões são exigentes. Sabia que as rotinas de trabalho mais stressantes estão normalmente relacionadas com a competitividade, a pressão, aos prazos bastante limitados, por vezes, a metas inalcançáveis e claro, ao excesso de responsabilidades?

E não é por acaso que hoje se ouve falar cada vez mais no burnout. Alguns profissionais têm profissões que causam stress excessivo e que, quando deixam de saber lidar com tanta pressão, podem mesmo entrar em colapso.

Para que não restem dúvidas, fizemos uma lista com as profissões que causam mais stress em 2019, tome nota.

Profissões que causam mais stress: top 10 em 2019

O portal de empregos internacional CarrerCast revelou o mais recente ranking das profissões que causam mais stress em 2019, com base em estatísticas globais.

O stress é algo comum em qualquer ambiente de trabalho e sabemos que faz parte do nosso dia a dia, quer seja porque não sabemos se chegamos a horas para irmos buscar o nosso filho à escola ou porque não estamos a conseguir lidar bem com a pressão que nos está a ser imposta no local de trabalho.

O artigo continua após o anúncio

Alguns fatores como os prazos de entrega de tarefas ou projetos, as exigências físicas, o grau de interação com o público, a competitividade no mercado, o facto de a empresa em que trabalha ser pública ou privada, as obrigações de viajar ou até mesmo o risco de vida, estão diretamente relacionados com as profissões que causam mais stress. Tome nota.

profissões que causam mais stress

1. Militar

Os militares estão no topo da lista das profissões que causam mais stress. Não é de admirar este número 1 no ranking, visto que os militares têm um trabalho de alto risco onde o stress está constantemente presente.

Ser militar exige uma extrema preparação física, mas também psicológica, para que se consigam proteger contra possíveis situações difíceis que possam vir a acontecer.

Por sentirem que correm um elevado risco de vida em algumas situações, os militares enfrentam níveis de stress elevados, que se justificam pelos trabalhos de alto risco de dano psicológico e físico, quer seja para si, ou para os outros.

2. Bombeiro

Os bombeiros correm perigo diariamente, afinal, lidam frequentemente com situações bastante complicadas. Esta é uma das profissões que mais desgasta e exige alguns cuidados psicológicos para que todos os profissionais consigam manter-se bem e saudáveis.

A verdade é que os bombeiros nunca sabem muito bem o que vão encontrar e com aquilo que se vão deparar na chegada ao local, por isso mesmo, necessitam de uma boa preparação física e psicológica.

3. Piloto de avião

Se é piloto de avião provavelmente enfrenta níveis de stress elevados ao longo do seu dia de trabalho.

Tal como nas profissões acima referidas, um piloto de avião também enfrenta o risco de morte, mas não só. As exigências físicas que têm de manter são muitas e devem ser devidamente monitorizadas.

O artigo continua após o anúncio

4. Polícia

Os polícias, tal como os militares e como os bombeiros, são profissionais que lidam diariamente com situações imprevisíveis, o que pode aumentar a ansiedade e o stress.

Recebem inúmeras chamadas ao longo do seu dia e, muitas vezes, nunca estão bem preparados para lidar com a situação com que se deparam quando chegam ao local. Ou seja, o que acontece muitas vezes é o facto de em chamada o pedido de ajuda ter de ser tão rápido e confuso que nem permite ao polícia perceber muito bem o nível de gravidade de cada uma das situações.

É, por isso, extremamente importante que este tipo de profissionais estejam preparados quer a nível físico, quer a nível psicológico.

Os melhores hobbies para aliviar o stress e relaxar
Veja também Os melhores hobbies para aliviar o stress e relaxar

5. Repórter

Na maioria das vezes, os repórteres são chamados para as situações mais complicadas que estão a acontecer no momento e precisam de estar devidamente preparados a nível psicológico para enfrentarem todo aquele stress em que estarão envolvidos.

Nunca é fácil documentar e entrevistar a população de um país em guerra, ou qualquer outro tipo de situações complicadas.

6. Coordenador de eventos

Este tipo de profissionais enfrentam níveis de stress elevadíssimos. Isto acontece porque têm de lidar com prazos de entrega dos seus projetos constantemente, e, claro está, com a opinião dos seus clientes.

Esta questão dos prazos é bastante importante quando o assunto é o stress a mais. Se é coordenador de eventos e sabe do que estamos a falar, opte por fazer alguns exercícios de relaxamentos ao longo do seu dia para que se consiga manter saudável.

7. Executivo sénior

São profissionais que também lidam diariamente com um nível de stress considerável. Afinal, têm de coordenar as equipas de trabalho e monitorizar os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos. Além disso, são pessoas que obrigatoriamente lidam com a pressão que lhes é imposta todos os dias, quer seja por clientes, quer seja pelos funcionários da empresa.

O artigo continua após o anúncio

8. Jornalista

Tal como o repórter, o jornalista também enfrenta situações bastante delicadas. Nunca é fácil escrever um artigo detalhado sobre a morte de uma criança ou, então, escrever um simples artigo de opinião. Para além disso, lidam diariamente com o escrutínio do público e precisam de estar preparados para não se deixarem atingir.

9. Relações públicas

Na lista das profissões que causam mais stress, estão também os relações públicas. Falamos das pessoas que são o rosto das empresas, fundações ou instituições, inclusivamente quando trabalham para algum desportista, celebridade ou político.

10. Taxista

Por último, estão designados os taxistas como a profissão mais stressante em 2019. Todos sabemos que os taxistas trabalham arduamente, e lidam com todo o tipo de pessoas, desde turistas, empresários, funcionários públicos a crianças e até animais.

O que queremos dizer com isto é que se tratam de pessoas que têm de ter paciência para lidar com o público e que se deparam com situações de elevado nível de stress também.

A que se deve a ansiedade no trabalho?

Segundo alguns estudos, 70% dos trabalhadores atribuem a ansiedade ao desempenho da profissão em si, sendo que cerca de 49% associa o stress a outro tipo de fatores, como por exemplo as preocupações com a estabilidade do emprego, as condições de trabalho, o ajuste da remuneração ao custo de vida, entre outras coisas.

Dos principais fatores que poderão causar stress no trabalho, é possível destacar:

  • O excesso de responsabilidade, principalmente as profissões da qual dependem vidas;
  • Carga de trabalho excessiva;
  • Insegurança laboral;
  • Falta de apoio por parte das chefias e colegas;
  • Profissões que ponham a vida em risco.

Se trabalhar sob stress, avalie bem as suas competências e perceba o que o faz sentir-se realizado profissionalmente. Quando se gosta do que se faz, é mais fácil lidar com os fatores menos positivos.

Veja também