ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
25 Mar, 2021 - 10:11

As 10 profissões que causam mais stress em 2021

Catarina Milheiro

Cada profissão tem as suas exigências e talvez a sua seja das que causa mais desgaste. Conheça as profissões que causam mais stress em 2021.

mulher ao computador com mãos na cabeça por exercer uma das profissões que causam mais stress

Ainda não conhece as profissões que causam mais stress? A sua pode mesmo ser uma delas, já pensou nisso? É importante que conheça estas profissões para se conseguir proteger contra alguns aspetos negativos que o podem afetar física e/ou psicologicamente.

As rotinas que estão diretamente ligadas a um tipo de trabalho stressante podem prejudicar a sua saúde, por isso, é importante que esteja devidamente informado.

Está claro que algumas profissões causam mais stress do que outras. Apesar de tentarmos sempre ter a profissão dos nossos sonhos e de trabalharmos efetivamente naquilo que nos faz sentir bem e felizes, a verdade é que ninguém está livre de enfrentar momentos difíceis e desgastantes.

Independentemente da área em que cada um atua, todos os tipos de profissões são exigentes. Sabia que as rotinas de trabalho mais stressantes estão normalmente relacionadas com a competitividade, a pressão, aos prazos bastante limitados, por vezes, a metas inalcançáveis e claro, ao excesso de responsabilidades?

Para além disso, não é por acaso que hoje se ouve falar cada vez mais no burnout. Alguns profissionais têm profissões que causam stress excessivo e, quando os trabalhadores deixam de saber lidar com tanta pressão, podem mesmo entrar em colapso.

Mais ainda, a pandemia da COVID-19 veio exacerbar estes sentimentos de ansiedade, stress e, em muitos casos, depressão.

Assim, para que não restem dúvidas, reunimos numa lista as profissões que causam mais stress em 2021. Tome nota.

Profissões que causam mais stress: top 10 em 2021

O portal da CareerAddict, um dos principais recursos de carreira online do mundo, revelou o mais recente ranking das profissões que causam mais stress em 2021, com base em estatísticas globais.

O stress é algo comum em qualquer ambiente de trabalho e sabemos que faz parte do nosso dia a dia. Os motivos são os mais variados, seja porque não sabemos se chegamos a horas para irmos buscar as crianças à escola ou porque não estamos a conseguir lidar bem com a pressão que nos está a ser imposta no local de trabalho.

Alguns fatores como os prazos de entrega de tarefas ou projetos, as exigências físicas, o grau de interação com o público, a competitividade no mercado, o facto de a empresa em que trabalha ser pública ou privada, as obrigações de viajar ou até mesmo o risco de vida, estão diretamente relacionados com as profissões que causam mais stress.

1

Assistente pessoal

Ser assistente pessoal não é uma função fácil. Trata-se de uma profissão extremamente stressante devido ao elevado número de tarefas administrativas que existem para gerir.

Para além disto, o assistente pessoal é responsável por organizar e realizar diversas tarefas para alguém superior e implica, por isso mesmo, pouco tempo para respirar fundo.

2

Terapeuta familiar

O mundo enfrenta mudanças bruscas diárias e a verdade é que a pandemia veio acentuá-las ainda mais. A função destes terapeutas é restaurar a harmonia e ajudar os casais e famílias a resolverem as suas diferenças, algo bastante stressante.

Porquê? Assim que as tensões começam a aumentar, a responsabilidade de amenizar com a situação é inteiramente do terapeuta.

3

Analista financeiro

Os analistas financeiros observam e examinam os dados financeiros das empresas, de forma a orientarem sobre diversas oportunidades de investimento.

Por um lado, a questão da avaliação do trabalho não é stressante. No entanto, por outro, eles acabam sempre por lidar com clientes insatisfeitos quando o mercado piora. Logo, precisam de saber gerir muito bem o stress à sua volta.

4

Engenheiro de manutenção de aeronaves

Como todos sabemos, esta é uma das profissões que causam mais stress. Um engenheiro de manutenção de aeronaves instala e mantém os motores das aeronaves.

Além disso, repara qualquer problema elétrico ou sistemático com o avião. Ora, como se trata de um trabalho muito técnico, estes profissionais estão constantemente sob pressão e são responsáveis pela segurança de todo o pessoal da companhia aérea e dos passageiros.

5

Professor

Com a pandemia, foram várias as mudanças no ensino. Embora seja um trabalho gratificante, é também uma posição bastante agitada e muitas vezes, onde o salário não corresponde às expectativas.

São vários os professores que trabalham fora de horas para conseguirem ter os materiais prontos para os alunos ou para corrigirem fichas e testes.

Para além disso, os professores estão agora a lidar com mudanças nunca antes praticadas no ensino. Por isso mesmo, vivem num stress constante com as aulas online e a incerteza do futuro do ensino.

mulher a trabalhar e a mostrar cansaço com mãos na cabeça
Veja também Como promover a saúde mental no trabalho
6

Operador de call center

Entre as profissões que causam mais stress encontram-se os operadores de call center.

Se é operador de call center, sabe que a pressão que vive no seu trabalho é bastante e consecutiva. Estar sentado o dia todo a falar com pessoas pode parecer uma tarefa fácil.

Contudo, quando se lida com clientes irritados e insatisfeitos a tensão aumenta. Esta tensão aumenta especialmente num contexto como o atual, em que as pessoas estão cada vez mais ligadas à internet e a trabalhar a partir de casa.

Assim, os problemas que surgem são vários e a paciência tende a diminuir. Isto significa que o operador de call center terá que saber gerir e lidar com diversas situações de stress.

7

Profissional em saúde mental

Trabalhar como profissional em saúde mental exige uma natureza calma para se conseguir relacionar com o paciente.

São horas e horas de trabalho, às vezes a lidar com os mesmos problemas em pacientes diferentes com o objetivo de os ajudar a superar e melhorar os distúrbios mentais e emocionais.

Para além disso, com a pandemia, a procura por este tipo de ajuda tem vindo a aumentar. Por isso, e por se exigir, atualmente, ainda mais sensibilidade e resiliência, esta é uma profissão extremamente stressante.

8

Gerente de TI

Ser responsável por todos os processos de Tecnologia da Informação de uma determinada empresa pode causar bastante tensão, especialmente se houver algum problema e todo o sistema falhar.

Esta é uma função em que é necessário que o profissional desenvolva rapidamente as suas habilidades de liderança. Para além disso, deve ser capaz de pensar por si mesmo para chegar a soluções rápidas e eficazes, o que é algo muito stressante, no mínimo.

9

Paramédico

Ser uma paramédico é um trabalho muito desafiante e extremamente stressante, para nem referir que se trata de uma profissão emocionalmente desafiadora.

Enfrentar situações inesperadas em plena pandemia, com turnos gigantes é um stress avassalador.

10

Jornalista

O jornalista enfrenta situações bastante delicadas. Nunca é fácil escrever um artigo detalhado sobre a morte de uma criança, por exemplo, ou um simples artigo de opinião.

Para além disso, lidam diariamente com o escrutínio do público e precisam de estar preparados para não se deixarem atingir.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].