Quais as coberturas do seguro de ocupantes?

Conheça as coberturas do seguro de ocupantes e saiba se vale a pena pagar este acréscimo, ou se está melhor com o seguro sem ele

Quais as coberturas do seguro de ocupantes?
Há várias despesas incluídas.

Poupe dinheiro com este novo Seguro Auto onlineCom o perigo que há nas estradas é natural que todos queiramos estar protegidos por um seguro que nos dê a garantia de no caso de as coisas correrem mal, eles estarem lá para nos apoiar de modo a não irmos à ruína. O seguro de responsabilidade civil tem algumas possibilidades extra. De entre elas, vamos ver as coberturas do seguro de ocupantes.
 

Como funcionam?

Na realidade, as coberturas do seguro de ocupantes não passam de um ligeiro acréscimo que serve como um seguro de acidentes pessoais para os ocupantes da viatura. Isto quer dizer que, com ele, caso haja algum imprevisto, os ocupantes podem também ficar descansados.

As coberturas vão desde a morte, à invalidez permanente, passando por despesas de tratamento e despesas fúnebres. Estas variam de acordo com os capitais, tendo um valor maior ou menos de acordo com o que for acordado.

No entanto, o seguro de responsabilidade civil cobre também os ocupantes de um carro, desde que estes não sejam o condutor ou o proprietário, visto estes serem considerados terceiros.

Naturalmente, as coberturas do seguro de ocupantes aplicam-se apenas ao condutor e ao proprietário, pois estes não são considerados terceiros, estando assim fora do seguro de responsabilidade civil. 

 

Considerações

O que muitas vezes acontece é os mediadores venderem as coberturas do seguro de ocupantes apenas para o condutor, pois assume-se que o condutor do veículo é sempre o proprietário, cobrindo assim os dois casos.

Quando não é o caso (pelo menos não sempre), o proprietário fica sem seguro quando for apenas ocupante e não estiver a conduzir, pois também não está coberto pelo seguro de responsabilidade civil.  Como tal, e apesar de ficar mais caro para o condutor e para o proprietário, é aconselhado fazer para os dois, pelo sim pelo não.

No caso de o acidente ser causado pelo próprio condutor, este continua a estar protegido, dentro do possível, contra danos corporais. O seguro não lhe pode colocar uma armadura em cima, mas pode vir a pagar as despesas dos tratamentos. 

Em alternativa a este seguro, pode ser também considerado o seguro de saúde para o proteger contra danos corporais. Para fazer a escolha correta terá de ver como está mais protegido sem ir à falência. Apesar de precisar de estar protegido, também quer proteger-se de uma carteira vazia.

Deve sempre ler muito bem todas as condições da apólice, para e certificar que não lhe escapa qualquer pormenor. Afinal, você é que está a pagar, e merece saber tudo
Aproveite a promoção de Seguro Auto Online >>
Veja também: