Sabe quanto custa construir uma moradia? Nós ajudamos

Reunimos alguns elementos a ter em consideração para ter uma ideia aproximada sobre quanto custa construir uma moradia.

Sabe quanto custa construir uma moradia? Nós ajudamos
Veja o que deve considerar para fazer as contas!

Se está a pensar numa casa nova, mais especificamente numa moradia, há realmente alguns (muitos) aspetos a considerar para saber quanto custa construir uma moradia.

Construir uma moradia não é barato, nem algo que se inicie sem alguns cuidados, sem um controlo dos custos e das opções para conservar o orçamento que lhe é destinado.

Mas se esse é o sonho e o caminho, deixamos-lhe aqui algumas ideias sobre o que terá de ponderar para o poder ajudar.

Quanto custa construir uma moradia

O que fazer antes de avançar com o projeto

1. Ver exemplos de moradias já construídas, materiais utilizados e custo final.

2. Pesquisar terrenos, materiais e profissionais.

3. Pedir orçamentos detalhados.

4. Fazer medições e cálculos precisos.

5. Planificar a construção da moradia ao detalhe.

6. Controlar despesas e pagamentos.

7. Conhecer aprofundadamente todos os elementos que influenciam e alteram os custos. Indicamos, de seguida, alguns deles.

Elementos que influenciam e alteram os custos de construção

1. Terreno

Ter ou não ter um terreno vai afetar consideravelmente o preço final da moradia. Se tiver a sorte de já ser proprietário de um terreno, vai poder direcionar esse valor para a construção da sua moradia.

No entanto, tendo ou não um terreno, deverá também avaliar se é permitido construir nesse local, se há fatores que poderão encarecer a construção como dureza do solo, inclinação, cursos de água, acessos, etc. Na dúvida, peça conselho a profissionais para evitar problemas e gastos futuros.

2. Design, tamanho e complexidade do projeto

Estes são alguns elementos que parecem óbvios, mas que realmente podem alterar drasticamente o valor final da construção da moradia.

Claro que quanto maior for a moradia, mais material e mão-de-obra necessitará, mas tudo dependerá também dos materiais utilizados nos acabamentos, revestimentos, etc. Um espaço mais pequeno com materiais topo de gama ficará, com certeza, mais caro do que um espaço grande com materiais mais simples e mais acessíveis.

O mesmo acontece se optar por um design e projeto simples ou vanguardistas e complexos, com ângulos desiguais, telhados e varandas com desníveis, etc. Para saber quanto custa construir uma moradia terá de pensar previamente nestes aspetos, porque optando por situações mais complexas vai aumentar significativamente os custos de construção.

casa

3. Acabamentos, isolamento térmico e aquecimento

Quando se procura conforto, estes são elementos a ter em consideração, mas que, uma vez mais, podem fazer com que ultrapasse o orçamento definido.

Pense nas áreas que mais utiliza para apostar mais nelas, procure encontrar um equilíbrio entre qualidade e preço para poder ter divisões funcionais com materiais duradouros.

As portas e janelas que escolhe, por exemplo, bem como o cuidado com o isolamento térmico e o aquecimento podem representar um investimento maior inicialmente, mas que poderá representar poupança a longo prazo. Por isso, uma vez mais, conheça as opções que existem no mercado e escolha o mais adequado ao seu gosto, necessidade e, claro, orçamento.

Não é fácil saber exatamente quanto custa construir uma moradia, porque depende de inúmeros fatores e opções, como vimos atrás. Se preferir, atualmente também pode recorrer aos serviços “chave na mão”, isto é, escolher uma de entre várias moradias em catálogo com preços para diferentes modelos.

Em qualquer das opções, se vai avançar para a construção de uma moradia, e tem um orçamento do qual não pode fugir, assegure-se de que cria um equilíbrio entre custo e padrões de qualidade.

Veja também: