Saiba quanto custa guardar as células estaminais

Saiba quanto custa guardar as células estaminais, nos bancos público e privado, e onde pode obter mais informações e preçários.

Saiba quanto custa guardar as células estaminais
Informe-se antes de tomar uma decisão!

Este é, sem dúvida, um assunto algo sensível e ainda nada consensual, pelo que convém que os futuros pais se informem devidamente e decidam se pretendem ou não preservar as células estaminais. E muita atenção ao marketing e às letras pequeninas dos contratos para não ser induzido em erro.

As opiniões sobre a preservação das células estaminais são muito diversas, há quem considere útil, há quem refira que não há ainda dados científicos que provem a sua utilidade e quem tenha realmente muitas dúvidas.

Independentemente da decisão, importa também saber quanto custa guardar as células estaminais.

Quanto custa guardar as células estaminais

Público ou privado?

As células estaminais encontram-se no cordão umbilical e podem ser usadas para tratar algumas doenças. Para poderem ser usadas têm de ser recolhidas no nascimento. Atualmente essa recolha pode ser feita por bancos privados ou pelo banco público.

Há logo à partida duas diferenças substanciais ao optar por um banco público ou privado. A primeira reside no facto de no banco público as células estaminais não ficarem apenas guardadas para o dador. Podem ser usadas por qualquer pessoa em Portugal e noutros países ou mesmo serem utilizadas para investigação científica. Nos bancos privados, as células só podem ser usadas pelo dador ou por um familiar.

A segunda diferença substancial centra-se no facto de a conservação de células estaminais no banco público ser gratuita e nos bancos privados envolver custos geralmente acima dos 1000€ e que podem ir até cerca de 3000€, dependendo do pacote escolhido. Quase todos os exemplos de bancos ou empresas pesquisados facilitam pagamentos faseados, lançam campanhas com descontos e apresentam preçários online, como pode consultar de seguida.

Quanto custa guardar as células estaminais no privado

Reiteramos a ideia de que antes de tomar uma decisão deve recolher informação. O Centro de Histocompatibilidade do Norte reuniu um conjunto de perguntas e respostas para que de forma simples saiba mais sobre criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical.

Pode ainda falar com o seu médico, equipa que acompanha a gravidez, ginecologista, pessoas de confiança que trabalhem na área da ciência, procurar casos reais e tentar saber o mais possível sobre as células estaminais, a sua aplicação e eficácia. E não assine contratos sem os ler com atenção e sem esclarecer todas as dúvidas.

Depois de se informar, poderá, com certeza, tomar uma decisão de forma mais tranquila.

Veja também: