Publicidade:

Quantos quilómetros dura um motor a diesel?

Quantos quilómetros dura um motor a diesel? Mais do que um motor a gasolina? Saiba se compensa comprar carros com motor a diesel.

Quantos quilómetros dura um motor a diesel?
A vida útil de um carro

Os carros a diesel têm, normalmente, a “fama” de aguentarem muitos mais quilómetros quando comparados com carros com motores a gasolina, . Mas quantos quilómetros dura um motor a diesel, na realidade? É possível ter um número absoluto e correto?

Normalmente, a vida útil dos motores dos automóveis é medida pela distância percorrida, pelo número de quilómetros. Pensar numa unidade de medida temporal também faz sentido, porque mesmo trabalhando ao ralenti, o motor está a trabalhar, está sob esforço. Mas como os carros, ao contrário de tratores, por exemplo, sofrem variações de velocidade frequentes, adota-se a contagem em quilómetros. Saiba que também existe esta relação com os aviões: as velocidades neste meio de transporte é constante, então não se contam quilómetros, contam-se horas.

Quer o motor seja a gasolina, quer seja a diesel, deve sempre tentar adotar comportamentos que prolonguem a vida útil do automóvel.

Quantos quilómetros dura um motor a diesel

motor

A batalha entre diesel e gasolina não é nova e é verdade que, apesar de serem mais caros, carros com motor a diesel são mais económicos a longo prazo, pela maior facilidade de utilização e porque o litro de gasóleo é mais barato que o da gasolina.

Contudo, têm também existido grandes preocupações ambientais relacionadas com este tipo de motor e as suas emissões, que levam a um maior investimento tecnológico e a um consequente aumento dos preços dos carros. Hoje em dia, a fama de os motores a diesel aguentarem mais quilómetros já não é um facto tão absoluto.

Os motores a diesel continuam a apresentar alguma vantagem, mas cada vez mais curta e este facto também se aplica na “duração”. A autonomia e a performance continuam a ter uma boa relação neste tipo de motor. Questionar-se quantos quilómetros dura um motor a diesel, tem a ver com durante quando tempo pretende manter o carro. Existe uma grande diferença entre um condutor que faz 10 mil quilómetros por ano, de outro que faz 100 mil. E podemos avançar outro cenário: dependendo do tipo de condução, gasóleo abastecido, tipo de estrada e outros factores, o segundo caso pode manter o motor em melhores condições durante mais anos do que o primeiro.

A própria marca do motor também tem peso na questão. Se o carro conduz maioritariamente em autoestrada ou estradas nacionais também. O tipo de desgaste é diferente. Não podemos precisam exatamente quantos quilómetros dura um motor a diesel. Podemos falar dos 100 ou 200 mil quilómetros, até de 1 milhão de quilómetros, mas até nestes termos é uma questão relativa. Tem tudo a ver com os comportamentos e hábitos de condução.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: