As 4 receitas com batata-doce preferidas das bloggers

Prometemos que as receitas de batata-doce que lhe sugerimos vão ser uma agradável surpresa nos seus jantares de família.

As 4 receitas com batata-doce preferidas das bloggers
Simples, saciáveis, saudáveis e saborosas

Se as receitas com batata-doce ainda não fazem parte da sua dieta, está na hora de as começar a incluir. A batata-doce é um hidrato de carbono de baixo índice glicemico, muito saciável e já considerado um super alimento. Com um sabor adocicado, arriscamos dizer que as receitas com batata-doce nunca falham, sejam chips, empadão, humus, panquecas ou simplesmente assadas, o resultado é sempre delicioso. Experimente estas receitas de batata-doce e não se vai arrepender!
 

Batata-doce: as receitas que as bloggers adoram


Sopa picante de feijoca, couve galega e batata-doce

sopa

Ingredientes
2 batatas-doces médias 
180 g feijoca cozida 
1 couve galega pequena 
2 dentes de alho
1 cebola grande
1,4 l caldo de vegetais ou água
95 g espelta em grão - demolhada durante 8 horas
1/2 pimento vermelho
1 c. de sopa de caril em pó
1 malagueta vermelha
2 c. de sopa de azeite 
Pimenta preta moída na hora q.b.
Pimenta cayena q.b.
Sal Marinho q.b.


Modo de preparação 
Comece por assar o pimento, durante 30 minutos. Entretanto, pique os alhos, a cebola e a malagueta. Lave e esfregue as batatas-doces, não descasque e corte em cubos. Aqueça o azeite em lume brando, junte a cebola e deixar refogar durante 5 minutos, mexendo, até que a cebola comece a amolecer.

De seguida, junte a malagueta, o alho e a batata-doce, depois o caril e mexe até os vegetais ficarem completamente cobertos. Adicione a espelta escorrida, o caldo de vegetais, deixe levantar fervura, tape a panela, reduza o lume cozinhe por 20 minutos.

Adicione o pimeiro vermelho assado e cortado em tirinhas, as feijocas, ajuste os temperos e acrescente sal e pimenta preta se necessário. Tape e deixe cozinhar mais 15 minutos. Por fim, lave e corte a couve galega em tiras grossas e junte à sopa com uma pitada de pimenta cayena. Deixe apurar mais 5 minutos e sirva com um fio de azeite.

Uma receita do Le Passe Vite, da Joana Alves.
 

Caril de lentilhas vermelhas e batata-doce com leite de coco (vegan, sem glúten)

Caril Lentilhas

Ingredientes
1 c. de sopa de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 c. de chá de gengibre fresco picado
1/2 c. de chá de paprika
1 c. de chá de caril em pó (podem ver aqui a minha receita de caril)
1 batata-doce média descascada e cortada em cubos
1/2 chávena de lentilhas vermelhas (100g)
1 chávena de leite de coco (240ml)
1/2 a 1 chávena de água de água (120 a 240ml)
1/2 c. de chá de sal marinho
Salsa, coentros ou raspa de limão


Modo de preparação
Numa panela pequena, deite o azeite e adicione o alho, a cebola, o gengibre e deixe refogar lentamente até as cebolas ficarem macias. Junte as especiarias ao refogado e, de seguida, a batata-doce em cubos. Depois, adicione meia chávena de água (se necessário, depois adicione o resto), o leite de côco e ferva por 5 minutos. 

De seguida, junte as lentilhas já lavadas, reduza o lume e cozinhe as lentilhas cerca de 15 minutos ou até cozerem mas sem perder a forma. Só depois adicione o sal. Sirva com arroz basmati, polvilhado com salsa, coentros picados ou raspas de limão.

Uma receita do Compassionate Cuisine, da Márcia Gonçalves.
 

Panquecas de batata-doce

panquecas

Ingredientes
80 g batata-doce laranja assada
2 c. de sopa de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
1 ovo
Azeite ou manteiga q.b.
Fruta a gosto
Amêndoa laminada q.b. (opcional) 
Canela q.b. (opcional)


Modo de preparação
Parta a batata-doce em pedaços e coloque-a junto com o o ovo inteiro e a farinha de amêndoa no copo da varinha mágica, num liquidificador ou num robot de cozinha. Triture tudo até ficar com todos os ingredientes muito bem misturados.

Leve uma frigideira antiaderente ao lume e deixe aquecer, de seguida, junte o fio de azeite e coloque conchas de sopa de massa para formar as panquecas. Cozinhe bem de um lado, até que se formem pequenos buracos na massa, antes de as virar cuidadosamente para cozinhar do outro lado. Esta massa é um pouco mais “mole” e as panquecas têm mais tendência a partirem-se.

Deixe cozinhar do outro lado e repita até esgotar a massa. Sirva as panquecas polvilhadas com amêndoa laminada, canela e as frutas da sua preferência.

Uma receita do As minhas receitas, da Joana Roque.
 

Gratinado de batata-doce

gratinado

Ingredientes
450 g batata-doce
2 dl natas 
2 dl leite
15 g queijo parmesão 
50 g queijo da Ilha
2 c. de sopa de tomilho-limão fresco
Sal q.b. 
Pimenta-preta q.b.


Modo de preparação
Descasque e corte, com a ajuda de uma mandolina, a batata-doce em rodelas finas. Numa taça bata as natas com o leite, a pimenta preta e o sal a gosto. Num recipiente untado com manteiga, coloque uma camada de fatias de batata-doce, polvilhadas com as folhas de tomilho. Repita até terminar a batata-doce. De seguida, regue a batata-doce com a mistura de natas e leite e polvilhe com os queijos. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 30 minutos.

Uma receita do Cinco quartos de laranja, da Isabel Zibaia Rafael.

Veja também: