As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

Receitas de Natal Bimby: as 8 melhores

Às voltas com a ementa de Natal? Conheça as nossas sugestões de receitas de Natal Bimby.

Receitas de Natal Bimby: as 8 melhores
8 receitas para a sua mesa de Natal

Nesta época, as mesas estão recheadas de deliciosas iguarias e há receitas de Natal que não podem mesmo faltar. Com tanto para fazer por estes dias, por vezes, resta pouco tempo para preparar todos os pratos tradicionais, mas quem tem uma Bimby tem tudo. Se a sua ementa de Natal ainda não está completa fique com estas receitas de Natal Bimby e surpreenda os seus convidados.

 

8 receitas de Natal Bimby para a sua mesa de consoada


Peru recheado

peru

Ingredientes
6 kg peru
500 g sal grosso
150 g cebola
300 g bacon (cortado em cubos)
30 g azeite
550 g carne de novilho picada
600 g vinho branco
100 g azeitonas verdes sem caroço
100 g manteiga
20 g salsa picada
300 g alperces secos
1 kg castanhas congeladas
2 dentes alho
1 ananás pequeno (cortado às rodelas) 
2 laranjas
1 limão
1 louro
1 ovo
18 chalotas
1 c. chá sal
Pimenta q.b.


Modo de preparação
A preparação desta receita de Natal para a Bimby começa de véspera, quando é necessário que coloque o peru dentro de um recipiente grande e que o cubra com água fria. Adicione à água o sal, as laranjas e o limão cortados em rodelas e deixe marinar.

Para o recheio coloque no copo da Bimby a cebola, os olhos e o azeite e programe a velocidade 5 durante 5 segundos e depois deixe a refogar durante 7 minutos a 100 graus na velocidade 1. Junte a carne, o bacon, a folha de louro, o sal, a pimenta, 100 g de vinho e programe a Varoma durante 10 minutos. Deixe o preparado arrefecer um pouco e adicione a salsa, as azeitonas e o ovo. Envolva tudo na velocidade 3 e reserve. 

Ligue o forno a 220 graus, escorra o peru e coloque algumas rodelas de laranja e limão dentro do peru. Recheie o peru com o preparado da carne e, num tabuleiro que possa ir ao forno, coloque o peru com as patas atadas com fio de cozinha. Barre-o com manteiga e regue o peru com 250 g de vinho.

Cubra tudo com uma folha de alumínio e leve ao forno durante 3 horas. Retire a folha de alumínio, adicione mais 250 g de vinho, as castanhas, as chalotas, os alperces e o ananás, misturando tudo muito bem no molho. Deixe assar durante 1 hora até alourar.
  ​

Aletria

aletria

Ingredientes

1l + 150 ml leite
200 g açúcar
150 g aletria
30 g manteiga
4 gemas
Casca de um limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
Canela em pó


Modo de preparação
No copo coloque o litro de leite, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Programe 10 minutos, na velocidade 1, a 100 graus. Adicione o açúcar e continue por mais 5 minutos na mesma temperatura e velocidade.

Com a máquina a trabalhar, pela tampa, vá adicionando a aletria partida e uma pitada de sal. Numa taça à parte, bata as gemas e adicione-as aos 150 ml de leite. Programe 4 minutos a 100 graus e na velocidade 1, e pela abertura da tampa adicione as gemas lentamente. Coloque num prato bonito, polvilhe com canela a gosto e sirva quente!
 

Bolo Rei

bolo

Ingredientes

450 g farinha tipo 65
70 g açúcar
25 g fermento de padeiro
20 g sumo de laranja
40 g vinho do Porto
130 g leite
70 g manteiga
350 g frutas cristalizadas ou frutos secos
3 gemas de ovo + 1 gema para pincelar
Casca de 1 laranja
Casca de 1 limão
1 pitada de sal


Modo de preparação
Não há Natal sem Bolo Rei. Se nunca fez um, siga esta receita de Natal da Bimby e verá que é muito simples. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve. Adicione ao copo o açúcar, as cascas de laranja e de limão e pulverize durante 15 segundos na velocidade 9.

Adicione o leite e a manteiga e programde a velocidade 6 durante 30 segundos a 37 graus. Acrescente as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho e misture tudo durante alguns segundos na velocidade 3. Ainda com a Bimby em funcionamento acrescente a farinha pouco a pouco e a pitada de sal.

Amasse o preparado durante três minutos na velocidade indicada para trabalhar a massa – Dough Mode. Verifique se o preparado formou uma bola e que não está agarrada às paredes (se a massa estiver a colar às paredes do copo polvilhe-as com farinha). Deixe repousar a massa dentro do copo até dobrar o volume e, assim que isso acontecer pressione a massa com as mãos e volte a programar um minuto no Dough Mode.

Pese 250 g da fruta cristalizada e programe 30 segundos no mesmo modo enquanto junta a fruta. Retire a massa do copo da Bimby, amasse com as mãos até formar uma bola lisa e vá polvilhando com farinha. Dê-lhe a forma típica do Bolo Rei e coloque-o num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Antes de ir ao forno pincele a massa com gema de ovo e decore como bem entender – com as restantes frutas cristalizadas ou frutos secos. Deixe a massa descansar um pouco até aumentar o volume e leve ao forno durante 20 minutos a 180 graus.
 

Canja de Galinha

canja

Ingredientes
0,5 kg frango (partido em quarto)
100 g cabola
500 g massas
Sal q.b.
Água q.b.


Modo de preparação
É difícil uma canja de galinha não agradar à maioria dos convidados. A receita de Natal da Bimby de canja de galinha manda colocar no copo o frango, a cebola, o sal e água até atingir a marca de 2 l e programar a varoma durante 30 minutos na função de agitação suave – Gentle Stir Setting. Retire o frango e a cebola e reserve. Adicione o arroz à água e coza durante 10 minutos no mesmo programa. Retire e reserve também.

Limpe o copo e coloque o frango desossado e desfie-o na velocidade 4 da função de Rotação Inversa durante 4 segundos. Adicione o caldo reservado e coza durante 5 minutos a 100 graus na função de agitação suave. Está na hora de ir para a mesa.
 

Formigos

Para adoçar o Natal, juntaram mel e ovos caseiros ao pão duro e assim nasceu, no Norte do país, a receita de Formigos ou Mexidos. Feita de forma tradicional, demora uns bons quarenta e cinco minutos, sempre de volta do fogão, na Bimby, em menos de quarenta está pronto. Ver receita de Formigos na Bimby.
  


Pão de Ló de Ovar

O Pão de Ló de Ovar é daqueles doces pelo qual se travam autênticas batalhas à mesa, desde os finais do século XVII! Muito fofo e doce, não pode faltar nas mesas de Natal. Com a Bimby esta receita, fica pronto para ir ao forno em poucos minutos. Ver receita de Pão de Ló de Ovar na Bimby.
 


Sapateira recheada

Em muitas casas portuguesas, no Natal, o marisco é tradição e a sapateira recheada faz parte de muitas ementas. Fazer o recheio na Bimby é fácil, rápido, de comer e chorar por mais! Ver receita de recheio de sapateira.
 


Ferrero Rocher

Na verdade, o que não pode mesmo faltar numa mesa de Natal são os muito amados bombons Ferrero Rocher. Na falta dos verdadeiros, pode experimentar a versão Bimby que é sucesso garantido. Ver receita de Ferrero Rocher.
Veja também: