4 receitas de queijo quark para todos os dias

Experimente estas receitas de queijo quark e mantenha as suas receitas preferidas, com um toque de cremosidade e gulodice, sem sair da linha.

4 receitas de queijo quark para todos os dias
Para pecar sem pesar

As receitas com queijo quark têm ganho destaque nas mesas portuguesas por este ingrediente se tratar de uma opção mais saudável, por oposição, por exemplo, às natas. Porém, é tão ou mais saboroso do que outras soluções mais calóricas e tanto pode ser usado em receitas doces como salgadas. Experimente as nossas sugestões de receitas com queijo quark e varie a sua ementa semanal.
 

4 receitas de queijo quark saudáveis e simples  


Sobremesa de queijo quark e frutos vermelhos

sobremesa

Ingredientes

500 g queijo quark
400 g frutos vermelhos 
1/2 pacote de biscoito de champanhe
Frutos vermelhos q.b.


Modo de preparação
Num liquidificador, coloque os frutos vermelhos e triture até obter um puré. Depois peneire com a ajuda de uma passador para reitrar as sementes. De seguida, triutre ou esmage os biscoitos até ficar em farinha, se preferir, pode deixar alguns pedaços maiores. Agora, em copos ou taças, faça camadas de queijo quark, seguida molho de frutos e farinha de biscoito de champanhe até esgotar os ingredientes. A última camada deve ser de farinha e frutos vermelhos frescos.

Uma receita do blogue Tudo Receitas.
 

Hambúrguer de feijão preto e cuscuz

hamburguer

Ingredientes para os hambúrgueres

300 g feijão preto cozido
2 dentes de alho cortados
100 g farinha de aveia 
1/2 c. chá sementes de funcho
1/2 c. chá de sementes de cominhos
1/2 cebola cortada
1/2 c. chá sal
2 c. sopa de azeite
70 g couscous cru


Ingredientes para o molho de queijo quark
2 dentes de alho finamente picados 
150 g queijo quark
1 c. chá de ervas secas
1 pitada de sal


Modo de preparação
Comece por preparar o cuscuz de acordo com as instruções da embalagem de acordo com o seguinte: numa taça, coloque uma porção de cuscuz (70 g), adicione uma porção igual de água a ferver e uma pitada de sal. Deixe repousar durante 3 minutos, após este tempo deve mexer o cuscuz com um garfo para soltar os grãos. Reserve.

Num processador de cozinha, coloque o cuscuz, o alho, a cebola, a farinha de aveia, o feijão preto, o azeite e os temperos. Triture tudo até ficar com uma pasta mais ou menos homogénea e, se for necessário, ajuste os temperos. De seguida, molde a pasta em seis hambúrgueres iguais e deixe repousar no frigorífico durante 1 hora. Passado este tempo, os hambúrgueres estão prontos para grelhar numa frigideira levemente untada com azeite em lume médio, cerca de 4 minutos de cada lado. 

Para o molho de queijo quark misture todos os ingredientes. Sirva o hambúrguer, num pão, com alface, tomate e o molho de queijo a temperar.

Uma receita adaptada do blogue Andrajos.
 

Bifinhos de frango com limão

frango

Ingredientes

6 bifes de frango
2 c. de sopa de queijo quark 
5 cogumelos frescos laminados
6 pés de coentros
1 limão
Sal q.b.
Alho em pó q.b.
Azeite q.b.


Modo de preparação
Unte uma frigideira com azeite e leve ao lume, quando estiver bem quente, coloque os bifes de frango. Cozinhe, em lume médio, cerca de 3 minutos. Vire os bifes e tempere com um pouco de sal e o alho em pó. De seguida, junte os cogumelos laminados e cozinhe por mais 3 minutos. Quando os bifes estiverem dourados de ambos os lados, retire-os para um prato e reserve. 

Mantenha os cogumelos na frigideira, junte os coentros picados, o sumo do limão, mais alho a gosto, um fio de azeite e o queijo quark, até começar a ferver. Por cima, coloque os bifes, umas rodelas de limão e folhas de coentros. Sirva com salada e esparguete.

Uma receita do blogue As Receitas lá de Casa.
 

Cheesecake de banana

banana

Ingredientes

1/4 farinha de aveia
170 g de queijo quark magro
1/4 banana esmagada
1/2 c. de chá de amido de milho
1 c. de sopa de mel
2 c. de sopa de molho de maçã
1/4 c. de chá de extrato de baunilha


Modo de preparação
Comece por pré-aquecer o forno a 150 graus e unte duas formas para bolos pequenos. Para preparar o cheesecake, numa tigela pequena, junte a aveia com o molho de maçã, de seguida, divida a mistura em dois e coloque-a nas formas, pressionando bem no fundo. Leve ao forno durante 8 minutos, desligue e deixe arrefecer dentro do forno. 

Entretanto, misture o mel com o queijo quark até obter uma massa cremosa. Envolva na mistura anterior a banana, o amido de milho e o extrato de baunilha e coloque esta massa por cima da crosta  distribuída pelas duas formas. Leve ao forno entre 19 a 22 minutos. Arrefeça à temperatura ambiente antes de cobrir com película aderente e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas antes de servir.

Uma receita da página musculação.net.
Veja também: