Publicidade:

Reconhecimento de Sinais de Trânsito: tecnologia para condução segura

Ainda não ouvir falar do Reconhecimento de Sinais de Trânsito? Esta tecnologia promete ajudá-lo a evitar multas e a garantir a máxima segurança em viagens.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito: tecnologia para condução segura
O que é e quais as vantagens?

A tecnologia está em constante evolução e continua a tornar as nossas vidas bem mais simples. No universo automobilístico, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito (ou Traffic Sign Recognition) veio para garantir uma condução mais segura e para ajudar a evitar multas.

Este sistema surgiu, pela primeira vez, em modelos topo de gama, mas começa a ganhar espaço nos novos veículos fora do segmento Premium que vão surgindo no mercado.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito: como funciona

reconhecimento-sinais-de-transito

Esta tecnologia permite mostrar ao condutor diversas indicações úteis que servem para garantir uma condução mais segura e tranquila. São identificados e apresentados os sinais de trânsito relativos aos limites de velocidades, sentidos obrigatórios, passagens de crianças, entre outros.

O Reconhecimento de Sinais de Trânsito usa uma câmara colocada no espelho retrovisor interior que permite monitorizar constantemente todos os sinais de trânsito que surgem na berma da estrada. Este sistema inteligente também é capaz de se adaptar às condições climatéricas existentes, identificando, por exemplo, situações de chuva e alertando para o limite de velocidade recomendado nessas condições.

O sistema analisa todas as informações registadas e projeta as respetivas indicações no painel de instrumentos do veículo.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito: quais os sinais que reconhece

Este sistema inteligente analisa todos os tipos de sinais, permanentes ou temporários, e mostra toda a informação ao condutor: no caso dos limites de velocidade, a informação é atualizada em tempo real assim que o veículo entra num local com um limite diferente.

A deteção de imagens permite o total reconhecimento em diferentes escalas ou inclinações. Ainda assim, alguns tipos de luminosidade poderão dificultar a leitura dos sinais e, por isso, não relaxe e mantenha os seus níveis de atenção sempre no máximo.

Quais os veículos que dispõem deste sistema

Se, no início, apenas modelos topo de gama dispunham desta tecnologia, como o BMW série 7 e o Mercedes Classe S, hoje em dia, o número de veículos que disponibiliza o Reconhecimento de Sinais de Trânsito é cada vez maior. É o caso dos seguintes modelos:

Veja também: