AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Recrutadores no LinkedIn: o que procuram?

Tal como acontece com um CV convencional, também o seu perfil no LinkedIn é analisado ao pormenor. Saiba o que procuram os recrutadores no LinkedIn.

Recrutadores no LinkedIn: o que procuram?
Se quer otimizar o seu perfil este artigo é para si.

Não é segredo que o LinkedIn é cada vez mais um “ponto de passagem” para candidatos e recrutadores. Atualmente com mais de 300 milhões de utilizadores, esta rede social assume-se como uma das principais ferramentas de networking e recrutamento. Mas afinal o que procuram os recrutadores no LinkedIn? A resposta vem já a seguir. 

6 Coisas que todos os recrutadores esperam ver no LinkedIn

Desengane-se se pensa que o seu perfil no LinkedIn é apenas um Curriculum Vitae (CV) “virtual”, porque é bem mais do que isso. Se quer mesmo saber, o LinkedIn pode ser a sua porta de entrada para uma grande oportunidade de trabalho. Mas para isso é fundamental que otimize o seu perfil e inclua tudo os que os recrutadores esperam ver.
 

1. Um perfil completo

Pense bem. Se nenhum recrutador gostaria de receber “meio CV” o que o faz pensar que vão gostar de ver um perfil incompleto no LinkedIn? Não vão. Quanto mais completo estiver o seu perfil, maiores são as possibilidades de os recrutadores o encontrarem, por isso trate de completar o seu perfil e incluir todas as informações relevantes. A partir do momento em que os recrutadores acedem ao seu perfil devem ser capazes de identificar as razões que o levaram até si em primeiro lugar. Eles vão procurar detalhes específicos e é isso que lhes deve dar. Mostre-lhes o que faz ou fez, onde trabalha ou trabalhou, quem conhece ou o que têm os seus contactos a dizer sobre si.

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

2. Uma boa fotografia

Sim, é imperativo que tenha uma boa foto no seu perfil do LinkedIn. Os recrutadores querem saber o que faz (ou fez) mas também quem é. Repare. Um dos objetivos do LinkedIn passa por encorajar o networking entre profissionais e é sempre mais fácil quando um nome está associado a um rosto. E mais, uma boa fotografia pode aumentar em sete vezes as probabilidades de alguém (inclusivamente recrutadores) acederem ao ser perfil. Uma imagem cuidada, séria e profissional é a ideal.
 

3. A sua rede de contactos 

Além de olhar para as informações do seu perfil os recrutadores também vão analisar os seus contactos. Mas atenção. O que interessa aqui não é a quantidade de contactos, mas sim a qualidade dos mesmos.
 

4. Indicadores de performance 

Não se iluda, muitos recrutadores perscrutam o LinkedIn com frequência em busca de profissionais com alto desempenho. E quando os encontram, contactam-nos. E, no fundo, é isso que você quer mostrar. Reveja o seu perfil e inclua todas as informações que possam ser indicadoras do seu bom desempenho, como as suas conquistas profissionais ou recomendações, por exemplo.
 

5. Recomendações profissionais 

E já que referimos as recomendações (no ponto anterior) vamos falar sobre elas. O LinkedIn permite-lhe recolher e divulgar recomendações profissionais e – à semelhança das recomendações mais convencionais (as cartas) – estas assumem um papel de destaque, já que funcionam como uma confirmação das suas competências, conhecimentos e qualidades (tanto em termos profissionais como pessoais). Por isso, de que está à espera? Percorra a sua lista de contactos no LinkedIn e solicite recomendações às pessoas certas, aquelas que vão ser capazes de falar das mais-valias que pode significar para os recrutadores.
 

6. Presença ativa 

Uma presença ativa significa mais do que um perfil completo e atualizado. Implica também participar em grupos e discussões relacionadas com a sua área profissional, a partilha de artigos interessantes ou as últimas novidades da sua área. É uma boa forma de mostrar interesse e paixão pela sua atividade.
 

“Conquiste” recrutadores

A sua abordagem ao LinkedIn é a mesma que deve ter para desenvolver a sua carreira e, no fundo, é essencial que seja capaz de se destacar e chamar a atenção dos recrutadores. E seja porque os recrutadores “esbarraram” com o seu perfil ou porque procuram informações complementares ao seu CV trate de lhe mostrar tudo o que querem ver.


Veja também: