Catarina Reis
Catarina Reis
19 Jan, 2018 - 10:09

Fotografia no LinkedIn: 8 dicas a aplicar para melhorar o seu perfil

Catarina Reis

Saiba quais os cuidados a ter na escolha da sua fotografia no LinkedIn para tornar o seu perfil verdadeiramente atrativo!

Fotografia no LinkedIn: 8 dicas a aplicar para melhorar o seu perfil

A fotografia que usa nas redes sociais de contactos profissionais pode ser determinante para chamar a atenção dos recrutadores. Nunca subestime o valor de uma boa fotografia no LinkedIn. 

Afinal, já dizia Confúcio: “uma imagem vale mais do que mil palavras” e se vamos falar sobre a fotografia no LinkedIn é bom que tenha esta máxima em mente. Veja como escolher uma boa foto e criar uma ótima primeira impressão junto dos recrutadores.

Fotografia no LinkedIn: dicas infalíveis

Saber escolher a foto adequada para o seu perfil no LinkedIn pode ser decisivo para chamar a atenção dos recrutadores. Sim, o seu currículo é importante, mas a foto cria uma primeira impressão no contexto online, hoje mais acessível do que um CV em papel ou suporte digital.

placeholder-1x1

1. Aposte numa imagem de qualidade

Fotos desfocadas, com má iluminação, tiradas com o telemóvel ou webcam não são – de todo – as mais indicadas. Opte por uma fotografia com boa qualidade. Uma fotografia sem qualidade pode passar uma imagem pouco profissional: tudo aquilo que não quer.

2. Use uma fotografia recente e mantenha-a atualizada

Não há nada pior do que uma fotografia desatualizada. Isto não significa que deva mudar a sua foto de perfil todas as semanas, mas não deixe de atualizar a imagem quando se justificar, principalmente se existir uma mudança significativa na sua imagem, como um corte de cabelo diferente.

Esta pequena alteração, além de permitir uma identificação da sua imagem, ainda mostra que está interessado em criar uma boa imagem pessoal.

3. Atenção ao plano de fundo!

Pessoas ou objetos atrás de si, cores demasiado fortes ou muita “confusão” é algo que vai querer evitar na sua fotografia no LinkedIn. Opte por um local com um fundo discreto: telas ou paredes lisas são ideais. Desta forma direciona as atenções para o seu rosto e não para o que o rodeia.

4. Faça uma foto para o efeito

Esqueça a ideia de recortar o seu rosto de uma foto de grupo ou de usar a foto numa paisagem atrativa como pano de fundo. Pense desta forma, o seu perfil no LinkedIn é um investimento para o seu networking, portanto, invista realmente nele.

Tire uma foto na qual mostre o seu lado mais profissional. Se necessário, considere a possibilidade de recorrer a um fotógrafo profissional. Vai ver que o investimento acaba por dar frutos.

5. Tenha atenção ao vestuário

Vista-se para o sucesso. Pode parecer um exagero, mas a imagem conta muito e quanto mais cuidada, melhor. Aliás, já por diversas vezes aqui falamos da importância da escolha da roupa adequada para o sucesso profissional, seja para uma entrevista ou para a fotografia no LinkedIn.

A sua imagem vai servir de introdução aos seus recrutadores, se for uma imagem profissional terá, obviamente, maior impacto – positivo claro.

6. Sorria

Um sorriso nunca fica mal. Ao incluir uma foto em que sorri mostra que é amigável e de fácil trato. Certamente vai criar uma boa impressão.

7. 60% da área da fotografia no LinkedIn deve ser ocupada pelo seu rosto

A atenção da fotografia deve estar no seu rosto e deve estar o mais aproximada possível, sendo que os restantes 40% devem ser meramente acessórios/decorativos. O aspeto mais focado na imagem deverá ser a sua cara.

8. Escolha o fotógrafo certo

Na maior parte das vezes, vale a pena pagar a um fotógrafo profissional, mas não é garantido que funcione… peça a um amigo que tenha talento para a fotografia. É importante escolher alguém que o faça sorrir de uma forma natural. Resista a tirar uma selfie com o telefone porque dificilmente obterá os resultados pretendidos.

Atualizações permanentes

Recentemente, o LinkedIn tem vindo a expandir os recursos de edição de imagem das fotos de perfil, especialmente a nível da app para telemóvel. Agora é também possível aplicar 6 filtros de cores, como no Instagram.

Além disso é possível editar a luminosidade, o contraste e a saturação. Também foram implementadas novidades no que diz respeito à privacidade: é possível escolher quem pode ou não visualizar a sua foto de perfil.

Veja também: