Renault Clio vs. Captur: qual o melhor?

Renault Clio vs. Captur, qual se adequa mais às suas necessidades? As diferenças são ligeiras, mas podem vir a fazer uma grande diferença.

Renault Clio vs. Captur: qual o melhor?
São modelos muito parecidos, mas há ligeiras diferenças

A Renault tem vido a crescer bastante nos últimos anos, sendo que o ano passado conseguiu a liderança entre os modelos mais vendidos em Portugal, graças ao Clio. No entanto, a marca tem mais para nos oferecer, incluindo o moderno Captur. Surge então a questão: Renault Clio vs. Captur: qual o melhor?
 

Renault Clio

Renault Clio

O Clio foi o carro mais vendido em Portual em 2015. Já existe desde 1990, mas a sua versão mais recente é a mais prática, económica, e inclui alguma tecnologia. Tendo em conta o preço baixo, isto faz com que o carro tenha uma excelente relação qualidade/preço.

Em termos de espaço na mala o Clio destaca-se entre a competição, apesar de não ser assim tão espaçoso para adultos no banco de trás. Compensa, no entanto, na experiência de condução conferida ao condutor. Além de fácil de conduzir, é prático e consome pouco.

Em termos estéticos, o Clio é atraente graças ao seu estilo desportivo cheio de curvas. No entanto, temos de apontar que não dá ao condutor grande visibilidade para trás.
 

Renault Captur

Renault Captur

A questão Renault Clio vs. Captur complica-se ao vermos que ambos partilham a mesma plataforma, o que faz com que a condução seja semelhante. No entanto, o Captur é ligeiramente mais alto e mais comprido, o que significa que é mais espaçoso e mais cómodo do que o Clio.

No entanto, o tamanho do Clio é uma vantagem no que toca à condução e à economia de combustível, apesar de estas diferenças serem bastante ligeiras. O Captur acaba, então, por ficar mais caro a longo prazo.

Por fim temos o design moderno e as opções de personalização do Captur, que podem fazer a diferença caso esteja indeciso entre um destes dois excelentes modelos.
 

Qual o melhor?

Renault Clio vs. Captur, em termos de segurança, não tem muito que se lhe diga. Ambos conseguiram nota máxima em testes da Euro NCAP, e ambos partilham tecnologias que ajudam o condutor e a os passageiros a manterem-se seguros e cómodos, como é o caso do sistema Isofix.

Como tal, a escolha na questão “Renault Clio vs. Captur” baseia-se apenas nas ligeiras diferenças que encontramos: enquanto o Captur é mais espaçoso, mais cómodo e, dependendo dos seus gostos, mais estiloso, o Clio é mais prático e mais económico.

No entanto, dando algum dinheiro extra as diferenças podem não ser significativas: o Clio Sports Tourer, por exemplo, oferece uma maior capacidade na mala.


Veja também: