Roteiro de 3 dias em Nápoles

História, mar e gastronomia: tudo isto numa cidade apenas. Siga o nosso roteiro para 3 dias em Nápoles e deixe-se enfeitiçar pela sua beleza.

Veja tudo o que a terceira maior cidade de Itália tem para oferecer

Ao visitar Nápoles, vai ficar espantado com tudo o que esta cidade italiana tem para oferecer. Museus, castelos, palácios, uma longa extensão de costa e uma gastronomia de comer e chorar por mais fazem de Nápoles um autêntico tesouro para os viajantes.

Com as sugestões que lhe deixamos neste roteiro de 3 dias em Nápoles, vai poder partir à aventura na maior cidade do sul de Itália e terceira com mais população, a seguir a Milão e Roma. A cidade está voltada para a extensa e magnífica baía de Nápoles, ocupando terrenos elevados e concavidades formadas por antigas crateras vulcânicas. 

Dada a sua localização próxima da Grécia, no oceano mediterrâneo, há uma larga influência grega por toda a cidade. Graças à forte influência da poderosa cidade grega de Siracusa, Nápoles cresceu de forma rápida. Mesmo depois de ter sido tomada pelos Romanos, Nápoles manteve a língua e os costumes gregos.

Esta cidade italiana contém uma riqueza de tesouros artísticos, muitos dos quais são datados do século XVIII, quando a família espanhola Bourbon governou e a cidade floresceu economicamente. 

Prepare a sua visita

Nápoles, devido à influência do mar, tem um clima ameno e tipicamente mediterrânico. Nos meses de outono e inverno é uma cidade bastante chuvosa, sendo que ainda assim o clima é ameno. Durante os meses de primavera e verão, Nápoles oferece um clima quente e seco, mas refrescado pela brisa do mar.

E por falar em mar, se quer aproveitar para nadar no Mediterrâneo, então a melhor altura para visitar a cidade é durante o verão, onde a temperatura da água do mar chega a atingir os 27º. Para que possa visitar a cidade de forma mais confortável, os melhores meses são entre março e setembro, para evitar a chuva.

temp


Onde vou aterrar?


Aeroporto Internacional de Nápoles

O Aeroporto Internacional de Nápoles, com código NAP, está localizado a 7 km do centro da cidade. É o maior aeroporto da Campânia e um dos maiores de Itália e conta com dois terminais.
 

Onde ficar em Nápoles?


Santa Chiara Boutique Hotel 

Mesmo no centro histórico de Nápoles, o Santa Chiara Boutique Hotel está a poucos passos dos principais marcos da cidade e suas atrações. Localizado em Spaccanapoli, a artéria social da cidade, este hotel oferece um ambiente calmo e harmonioso, sendo a escolha ideal a quem pretende criar as suas próprias experiências em Nápoles. 



La Ciliegina, Lifestyle Hotel 

O La Ciliegina, Lifestyle Hotel situado no centro da cidade de Nápoles, tem uma vista privilegiada para a Piazza Municipio. Seja para desfrutar de uma espetacular vista da cidade no terraço do hotel ou para relaxar depois de um dia de visitas pelos monumentos da cidade, o primeiro e original hotel boutique de Nápoles oferece um ambiente calmo numa decoração elegante e luxuosa. 



Grand Hotel Oriente

O Grand Hotel Oriente, situado no coração de Nápoles, é um espaço com uma decoração elegante que oferece em alguns dos seus quartos vista panorâmica sobre o Monte Vesúvio e sobre o Castelo Sant’Elmo. Tem também um terraço.
 

Roteiro de 3 dias pela cidade de Nápoles

Agora que tem todas as informações necessárias ao planeamento e marcação da sua viagem por esta cidade do sul de Itália, vamos deixar-lhe as nossas sugestões para os três dias de visita a Nápoles.



1

Para começar a visitar a incrível cidade de Nápoles, que lhe oferece séculos de história, pode ir para a costa. 

Comece por visitar o Porto de Mergellina com vistas magníficas e pare no Chalet Ciro para um café ou um doce. Quem sabe até um saboroso babà, típico de Nápoles?

De seguida, percorra a Lungomare até à Villa Comunale. Se levar crianças consigo, é um bom local para uma pausa. A Villa Comunale foi construída no século XVIII por ordem da dinastia de Bourbon. Este é o único parque público perto do centro histórico da cidade e, por isso, muito procurado pelas crianças e o lugar ideal para brincarem.

Depois de uma breve pausa, siga para visitar a Stazione Zoologica Anton Dohrn Napoli, onde pode ver o aquário mais antigo da Europa, o centro de tartarugas marinhas e o museu. Aqui vai encontrar uma enorme variedade de espécies locais.

Enquanto passeia ao longo da orla marítima, faça uma pausa para admirar o agradável cenário. Esta área oferece vistas panorâmicas do outro lado da Baía de Nápoles. Pare para almoçar conhecido restaurante Crudore

Depois do almoço, é tempo para visitar o castelo mais antigo de Nápoles, o Castel dell’Ovo. Quando terminar a sua visita ao Castel dell’Ovo, siga até à Piazza del Plebiscito, onde poderá visitar o magnífico Palazzo Reale. Termine um dia com um chocolate quente ou faça um lanche mais reforçado no histórico Gran Caffé Gambrinus.

Para jantar, poderá optar por um restaurante, como o Il Pomodorino ou então por parar no Antica Pizza Frita para provar a deliciosa pizza frita. Compre para comer no regresso ao hotel. 
 

Porto de Mergellina

porto
Mergellina é protegida a sul por um longo quebra-mar e ao norte por um quebra-mar; dentro da bacia do porto, a oeste do quebra-mar, há a doca de barcos, enquanto na parte interna tem várias docas flutuantes.



Chalet Ciro

Este icónico chalé à beira-mar vende tudo, desde café e doces até crepes, mas a razão para o visitar é para experimentar o famoso baba napolitano, um brioche com gelado. Um pão adocicado recheado com delicioso sorvete e coberto com uma dose de creme. 



Villa Comunale

villa
O Villa Comunale é um dos principais jardins históricos de Nápoles. O grande jardim, plantado com carvalhos, pinheiros, palmeiras e eucalipto abrange mais de 1 km da Praça da Vitória e da Praça da República, ladeada pela Riviera di Chiaia e Via Caracciolo.



Stazione Zoologica Anton Dohrn Napoli

Fundada em março de 1872 por Anton Dohm, que foi também o seu primeiro diretor, a Stazione Zoologica Anton Dohm Napoli é um marco na investigação e manutenção de espécies marinas.
 

Deslocações - A pé e de metro

  • Santa Chiara Boutique Hotel > Stazione Napoli Montesano: a pé 13 min, 1 km pela Via Domenico Capitelli > Stazione di Napoli Mergellina: de metro 7 minutos
  • La Ciliegina Lifestyle Hotel > Stazione Napoli Montesano: a pé 17 min, 1,3 km pela Via Paolo Emilio Imbriani, direita na Via Toledo > Stazione di Napoli Mergellina: de metro 7 minutos
  • Grand Hotel Oriente > Stazione Napoli Montesano: a pé 12 min, 950 m pela Via Armando Diaz, direita na Via Guglielmo Oberdan > Stazione di Napoli Mergellina: de metro 7 minutos
  • Mergellina > Villa Comunale: a pé 24 min, 1,9 km > Stazione Zoologica Anton Dohrn: 6 min, 450 m
  • Stazione Zoologica Anton Dohrn > Castel dell’Ovo: 17 min a pé, 1,3 km 
  • Castel dell’Ovo > Palazzo Reale: 15 min a pé, 1,1 km

 

dia 2

Para o segundo dia, sugerimos uma visita às igrejas e uma pausa para algumas compras. Comece sua visita na Via Duomo à Catedral de Nápoles para visitar a Duomo di San Gennaro, uma obra prima da arquitetura barroca napolitana. Entre na catedral e examine seu interior decorativo, que incorpora um batistério fascinante do século V. Se a sua visita a Nápoles for em maio ou setembro pode ter a oportunidade de assistir à liquefação do sangue de San Gennaro.

duomo
Da Duomo di San Gennaro siga até à Pio Monte della Misericordia. Nesta igreja vai encontrar a pintura em tamanho natural de Caravaggio, As sete obras de misericórdia. Terminada a visita à Pio Monte della Misericordia, siga para o centro histórico de Nápoles onde poderá fazer algumas compras.

Conhecida por Spaccanapoli, esta rua estreita e movimentada atravessa a meio a área romana original e está repleta de igrejas, palazzi históricos, lojas e cafés. Nas oficinas de artesãos na Via San Gregorio Armeno, pode comprar desde amuletos, a objetos em terracota, presépios e estatuetas de Pulcinella. Pare para almoçar numa das pizzarias da área. Sugerimos a famosa Pizzeria Da Attilio.

magiore
Depois do almoço, continue ao longo da Spaccanapoli até à igreja San Domenico Maggiore. Aqui perca-se a admirar as belas obras de arte, incluindo os frescos de Pietro Cavallini na capela Brancaccio. Faça depois uma pausa para uma café e um babà na Pasticceria Giovanni Scaturchio antes de seguir para a Piazza del Gesù com a sua elaborada agulha de mármore, a Guglia dell’Immacolata.

Ainda na Piazza del Gesú, encontra a igreja Gesù Nuovo que se destaca pela sua fachada de pedra com relevos em ponta de diamante. Mesmo em frente à Gesù Nuovo, encontra a igreja de Santa Chiara, com bonitos claustros e o Museo di Santa Chiara, que alberga parte do interior original da igreja.

Dirija-se depois à Piazza Bellini para ver as escavações das antigas muralhas gregas e termine o dia com um relaxante aperitivo num dos cafés e bares da zona ou, então, rume ao restaurante Al Bellini para um delicioso jantar.
 

Deslocações: a pé ou de metro

  • Santa Chiara Boutique Hotel > Catedral de Nápoles: a pé 11 min, 850 m, pela Piazza S. Domenico Maggiore, Piazzeta Nilo, Via San Biagio Dei Librai, esquerda na Via Duomo
  • La Ciliegina Lifestyle Hotel > Catedral de Nápoles: a pé 26 min, 2,1 km, pela Via Toledo, Via Domenico Capitelli, Piazzeta Casanova, Via dei Tribunali, esquerda na Via Duomo.
  • Grand Hotel Oriente > Catedral de Nápoles: a pé 23 min, 1,7 km, pela Via Armando Diaz, Piazza Giovanni Bovio, Corso Umberto I, Piazza Nicola Amore, Via Duomo
  • Catedral de Nápoles > Pio Monte della Misericordia: a pé 2 min, 180 m, pela Via Duomo, esquerda na Via dei Tribunali
  • Pio Monte della Misericordia > Spaccanapoli: a pé 19 min, 1,4 km ou a pé até à estação de metro Piazza Cavour (9 min, 650 m) de metro até à estação Stazione Napoli Montesanto (2 min sem paragens) e novamente a pé até Spaccanapoli (5 min, 450 m)
  • Spaccanapoli > San Domenico Maggiore: a pé 9 min, 750 m
  • San Domenico Maggiore > Piazza del Gesù: a pé 4 min, 350 m
  • Piazza del Gesù > Santa Chiara: a pé 5 min, 400 m
  • Santa Chiara > Piazza Bellini: a pé 7 min, 550 m



dia 3


Comece o dia em direção à Piazza Museo, para visitar o Museu Aqueológico de Nápoles, destaque para os tesouros das escavações de Pompeia e Herculano, como mosaicos, frescos e esculturas, que mostram como era a vida no século I. Não deixe de apreciar também a coleção de esculturas de mármore, em grande parte cópias romanas de originais clássicos.

museu
Em seguida, dirija-se ao Teatro di San Carlo, onde estará perante o segundo mais belo teatro de Itália, depois do famoso Scala em Milão. Aquando da sua inauguração, em 1737, este era o maior e mais imponente teatro do mundo. Depois da visita ao teatro, saia, atravesse a rua e digija-se à Pizzeria Napoli In Bocca, para um saboroso almoço. 

Depois do almoço passe a tarde na visita ao Castel Nuovo. O Castel Nuovo começou a ser construído em 1279 e desde o início que lhe chamavam Castel Nuovo (Castelo Novo) para o distinguir do Castel dell'Ovo e Capuano. A sua posição estratégica permitia-lhe não só ser a residência real, mas também um forte. Hoje em dia o Castel Nuovo é palco de muitos eventos e também é onde se localiza o museu municipal.

castel
Para terminar a sua visita a Nápoles pode ir fazer umas compras de última hora ou então tomar um café em frente ao mar para absorver tudo o que aprendeu sobre Nápoles nestes três dias de viagem.
 

Deslocações: a pé e de metro

  • Santa Chiara Boutique Hotel >  Museo Archeologico de Nápoles: a pé 12 min, 850m
  • La Ciliegina Lifestyle Hotel > Museo Archeologico de Nápoles: a pé 23 min, 1,7 km ou de metro 20 min, L1, com saída da paragem Munizipio e chegada à paragem Museo.
  • Grand Hotel Oriente > Museo Archeologico de Nápoles: de metro 15 min, L1, com partida da paragem Toledo e chegada à paragem Museo
  • Museo Archeologico de Nápoles >  Teatro di San Carlo: de metro 21 min, da estação Museo à estação Municipio, L1.
  • Teatro di San Carlo > Castel Nuovo: a pé 3 min, 270 m
 

Eventos que não pode perder em Nápoles


Carnevale

O carnaval é famoso em algumas cidades de Itália. Nápoles não é exceção e também organiza o desfile carnavalesco pela cidade. Tem lugar antes da Quaresma. 



Settimana Santa e Emozioni Pasqua 

semana santa
Entre março e abril, pode assistir a todas as celebrações da semana santa em Nápoles. Estas incluem não só as celebrações religiosas, como as procissões, mas também pequenas peças de teatro nas praças um pouco por toda a cidade. Ao mesmo tempo, durante a semana santa, o evento Emozioni Pasqua oferece concertos gratuitos em locais mais centrais e muitos deles são por cantores famosos. 



Settimana della Cultura

Na primeira semana de abril tem lugar a semana da cultura em Nápoles. Os museus públicos de Itália oferecem entradas gratuitas durante esta semana e muitos deles ficam abertos até mais tarde.



Napoli Marathon 

Para os amantes de corrida, em meados de abril costuma ter lugar a maratona de Nápoles. Pessoas vindas de todo o lado ocupam as ruas de Nápoles seja para a maratona, meia-maratona, os 4 km fun run ou mesmo para uma agradável caminhada.



Festa della Liberazione

festa
No dia 25 de abril, curiosamente, a Itália celebra o dia da liberdade. Festas, discursos e concertos pela cidade para festejar o dia em que a resistência italiana expulsou os nazis de Itália. 



Maggio dei Monumenti

Durante o mês de maio tem lugar um impressionante calendário de eventos gratuitos com concertos, exposições de arte e acesso livre a monumentos da cidade que normalmente não é possível visitar.



Galassia Gutenberg

Em finais de maio, início de junho, tem lugar a maior feira do livro do sul de Itália, num evento de 4 dias.



Napoli Film Festival

Em junho tem lugar o festival de cinema de Nápoles. Um evento de 10 dias, organizado a primeira vez em 1995, quando ainda era chamado de Modfest, este evento evoluiu muito tendo já fama em Hollywood. Todos os anos é repetido em Nova Iorque. Os locais de exibição e a duração vão sofrendo alterações, pelo que se quer assistir, deve consultar o site do evento.



Napoli Teatro Festival Italia

Este festival tem lugar entre os meses de junho e julho e conta com eventos teatrais e musicais ao longo de toda a cidade com artistas locais e internacionais. 



Pizzafest

pizzafest
Durante 10 dias no mês de setembro, tem lugar o Pizzafest. Um festival gastronómico em que Nápoles celebra o seu prato mais famoso, com a visita de chefs conhecidos, workshops onde pode aprender a fazer pizza e espetáculos. 



Natale a Napoli 

Em diversos locais pela cidade fora, entre meados de novembro e dezembro, celebra-se o Natal em Nápoles. Um pouco por toda a cidade há eventos, desde concertos, peças de teatro, exposições e desfiles.

Em quase todas as igrejas encontra um presépio. Também o comércio está pronto para receber o Natal e é a verdadeira loucura de compras. 



​Capodanno

A passagem de ano em Nápoles é também algo de especial. Com concertos de música clássica, tradicional e música rock, a festa dura até de madrugada. 

Veja também:

Continuar a Ler