Um roteiro romântico a não perder nas Aldeias do Xisto

Está a planear um fim-de-semana a dois algures em terras lusas? Descubra um roteiro romântico nas Aldeias do Xisto a não perder.

Um roteiro romântico a não perder nas Aldeias do Xisto
Saiba o que fazer a dois nas Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto têm vindo a ser descobertas e exploradas por curiosos de todo o Mundo – e com razão. Este território de 27 aldeias na Região Centro de Portugal é rico em História e paisagens de cortar respiração que o vão fazer sentir-se em plena harmonia com a Natureza. Deixamos-lhe a sugestão de um roteiro romântico nas Aldeias do Xisto, para que as viva de forma apaixonante com a pessoa que o faz feliz.

Um roteiro romântico a não perder nas Aldeias do Xisto

A dois, tudo é mais divertido, afinal de contas, tal como nos diz Alexander Supertramp no filme Into the Wild, “a felicidade so é real quando partilhada”. São várias as actividades que poderá realizar uma vez nas Aldeias do Xisto. Quer goste de praticar desportos radicais ou esteja, simplesmente, à procura de um fim-de-semana de fuga ao stress do quotidiano, este território é o sítio perfeito para visitar.

A nossa sugestão tem início na Abitureira, com um passeio pedestre, segue com uma paragem num majestoso miradouro, momentos de relaxamento em Janeiro de Baixo e termina com jantar e estadia na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima.

O que fazer?

A pé da Abitureira a Felgueiras

roteiro romântico nas Aldeias do Xisto

Caminhar lado a lado por paisagens absolutamente deslumbrantes é uma das sugestões que temos para si. São vários os percursos pedestres que pode abraçar nas Aldeias do Xisto e um dos que não pode perder é o que parte da Abitureira, um local que, sob a influência da Serra da Rasca, emana um encanto que não deixa ninguém indiferente. Por terra batida e em ligeira subida, poderá observar ao fundo o rio e também a aldeia do Açor.

O percurso passa nas Felgueiras e continua rumo à bela ponte Filipina conhecida como Ponte das Felgueiras, onde irá encontrar uma área de descanso. Aproveite para piquenicar algumas delícias locais, como o queijo de cabra que aí se produz.

Uma tarde na praia fluvial de Janeiro de Baixo 

roteiro romântico nas Aldeias do Xisto

Após uma longa caminhada, porque não rumar (de carro) à praia fluvial na Aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo? Aproveite para parar no Miradouro do Cabeço Mosqueiro, do qual poderá desfrutar de uma vista deslumbrante sobre diversas povoações do Concelho de Oleiros, tendo como horizonte a Serra da Estrela.

Quando em Janeiro de Baixo, não perca a oportunidade de espreitar o “tronco de ferrar”, a casa paroquial, a barca e a Igreja Matriz. Finalmente – e de forma merecida – dedique-se ao ócio feliz na praia fluvial à beira-Zêzere.

Onde comer?

roteiro romântico nas Aldeias do Xisto

Quando a fome começar a apertar, sugerimos que volte à estrada, desta vez em direcção a Janeiro de Cima. Afinal, um jantar romântico num ambiente acolhedor é a forma perfeita para terminar o dia! Quando nesta Aldeia do Xisto, rume ao Restaurante Fiado, cujas iguarias a não perder incluem o cabrito no forno a lenha, os maranhos, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro.

Ver restaurante>>

Onde dormir?

roteiro romântico nas Aldeias do Xisto

Em Janeiro de Cima, encontrará o local perfeito para descansar após um dia em cheio. Disfrute de uma harmoniosa ligação entre o moderno e o tradicional na Casa De Janeiro, de paredes de xisto e pedra rolada, e termine o dia com conforto. Na manhã seguinte, após um delicioso pequeno-almoço, aproveite para passear pelas ruas sinuosas e cheias de história desta Aldeia de Xisto na margem esquerda do Zêzere.

Preço por noite para duas pessoas (pequeno-almoço incluído): 60€ Ver alojamento>>

Veja também: