Publicidade:

Sala de aula: 5 características de um ambiente ideal

Todas as aulas deveriam ocorrer em harmonia. No entanto, nem sempre isso acontece. Saiba como deve ser o ambiente ideal de sala de aula.

Sala de aula: 5 características de um ambiente ideal
Conheça o ambiente ideal para a aprendizagem

A sala de aula é um espaço de aprendizagem, sendo que o ambiente deve ser propício à aquisição de conhecimentos. De facto, para aprender, os alunos precisam de encontrar nas aulas a ordem e a harmonia essenciais ao ato de aprender.

No entanto, nem sempre isto acontece, havendo aulas desorganizadas e não bem planeadas, que comprometem o processo de aprendizagem. Saiba, pois, que características deve ter uma sala de aula, para propiciar o ensino de forma eficaz.

5 Características de um ambiente ideal de sala de aula


sala de aula

1. Conhecimento e respeito pelas regras

Se todos falarem ao mesmo tempo, sem qualquer ordem imposta pelo professor no decorrer da aula, ninguém se entenderá e a aula ficará extremamente confusa. Os alunos devem saber, desde início, quais as regras da sala de aula, bem como o que é e não é aceitável – nomeadamente o respeito pelo professor e pelos colegas – e saber esperar a sua vez de falar.

Neste contexto, o professor deve ser uma figura de autoridade, não imposta mas reconhecida de forma natural pelos alunos, devido à conduta que adota nas suas aulas.

2. Ambiente agradável

O ambiente de uma sala de aula deve ser agradável e todos se devem sentir bem, alunos e professores. Deve, pois, ser um espaço descontraído e convidativo, não demasiadamente formal nem demasiadamente relaxado, de modo a encontrar-se o equilíbrio.

3. Motivação

Um bom ambiente de sala de aula deve primar pela motivação. Todos devem, então, estar motivados, a começar pelo professor. Na verdade, um pedagogo que não se entusiasma por aquilo que está a ensinar, também não motivará os seus alunos, os quais, por sua vez, também devem buscar, dentro de si, a motivação que precisam para encarar todas as aulas de forma positiva.

4. Organização

A aula deve ter uma estrutura definida e uma organização visível. Desta forma, todos os conteúdos e atividades devem estar encadeados de forma lógica. Paralelamente, a sala de aula deve dispor de materiais eficientes, que tornem a aprendizagem mais dinâmica, permitindo um acesso rápido aos mesmos.

5. Inovação na abordagem dos conteúdos

O professor deverá ser inovador na abordagem das mais variadas matérias, de modo a cativar os seus alunos para o estudo na sala de aula. Há, decerto, várias estratégias diferentes que pode usar, de modo a que as suas aulas não se tornem monótonas.

Estes aspetos são fundamentais para que uma sala de aula funcione como é expectável e para que a aprendizagem se faça de forma natural e positiva.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.