Santos Populares em Lisboa: o guia essencial

As festas dos Santos Populares em Lisboa decorrem de 30 de maio a 4 de julho.  

Santos Populares em Lisboa: o guia essencial
Não fique em casa!

É nesta altura que as ruas alfacinhas ganham mais vida e animação. De 30 de maio a 4 de julho celebram-se os Santos Populares em Lisboa e os seus diferentes bairros acolhem festas, concertos e animação que não pode perder.

Neste guia essencial, percorremos os principais bairros e damos-lhe algumas dicas de como desfrutar ao máximo destas festividades.

Santos Populares em Lisboa: um guia bairro a bairro

santos 2

Seja uma festa mais tradicional ou uma celebração mais direcionada a uma população mais jovem e arrojada, há soluções para todos os gostos e idades, com direito a espetáculos musicais, sardinhadas ao ar livre e muita animação.

Se preferir fugir à confusão pode sempre organizar uma festa de santos populares em casa.

Comemorações do Santo António

O ponto alto das festas acontece na noite de 12 de junho, quando se festeja o santo padroeiro de Lisboa, Santo António. A Avenida da Liberdade acolhe o famoso desfile das marchas populares e todas as ruas ficam repletas de gente em ambiente de animação. O dia seguinte é ainda dia de homenagem a este santo, desta vez com uma procissão junto à Sé, pela fama de “casamenteiro” de Santo António.

alfama

Alfama


Se procura tradição, é em Alfama que tem de passar os Santos Populares em Lisboa. Sendo o mais antigo bairro alfacinha, consegue identificar as casas típicas cheias de cor e com muita roupa estendida à mistura! Em Alfama há oportunidades +para tudo: comer, beber, dançar ou mesmo cantar!

Graça


Na Graça consegue as melhores vista da capital de Portugal. Dirija-se especificamente ao miradouro da Graça ou ao miradouro da Senhora da Fonte e aprecie a paisagem fantástica. Também aqui não faltam pequenos espaços de restauração que ofereçam um boa sardinha assada, no prato ou em cima da broa.

lisboa

Bica


A Bica é outro dos bairros mais populares de Lisboa. Os seus imóveis são coloridos e floridos e sente-se uma certa “mística” pelas suas ruas. Não deixe de desfrutar das vistas sob o Tejo e espreite o Largo do Calhariz. Se tiver oportunidade, procure ainda um dos não poucos cafés que oferece um bom espetáculo de fado ao vivo.

Mouraria


A Mouraria é considerada o berço do Fado. Caracterizado por acolher pessoas de variadíssimas etnias, é percetível pelas ruas quase um cruzamento de odores, entre a cozinha tradicional portuguesa e as especiarias do oriente. Na noite de 12 de junho é natural que ambos sejam abafados pelo belo cheirinho a sardinha assada.

vista lisboa

Madragoa


Localizada bem junto ao Rio Tejo, a Madragoa foi, outrora, o local que alojava pescadores sendo um local de cruzamento de culturas diferentes. Antigamente era caracterizado por ser habitado por pescadores e varinas, as mulheres que apregoavam o peixe com a canastra à cabeça. Este é um bairro bem típico, que acolhe pequenas festas durante o Santo António e onde facilmente encontra um pequeno restaurante que sirva a típica sardinha.

Festas dos Santos Populares em Lisboa para marcar na agenda

santos lisboa

Além da animação e movimentos típicos dos bairros referidos, estão já confirmadas uma série de festas e arraiais pela cidade ao longo do mês de junho:

  • Arraial dos Navegantes: O Arraial dos Navegantes acontece no Parque das Nações de 5 a 7 de junho, com direito a bailarico, sardinha assada e manjericos. É já a 13ª edição do Arraial, uma parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e o Agrupamento 1100 – Parque das Nações, do Corpo Nacional de Escutas.
  • Associação Viver Campolide: está prevista uma festa contínua entre 3 e 28 de junho.
  • Carnide: vai poder participar em dois diferentes arraiais: no Bairro Padre Cruz a partir do dia 5 até 28 junho e no Carnide Clube de 5 a 27 de junho.
  • Avenidas Novas: contam com a animação do Grupo Excursionista “Os económicos” de 5 a 8 de Junho.
  • S. Vicente: o Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia conta com animação nos dias 5, 6, 9, 12, 13, 19, 20 e 27 de junho, e a Sociedade de Instrução e Beneficiência “A Voz do Operário” nos dias 6, 9, 12, 13, 20 e 27 de junho.

santos 4

  • Santa Maria Maior: festeja-se os Santos na Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua de São Tomé e arredores nos dias 6, 9, 12, 13, 20 e 27, na Associação Recreativa Amigos de São Miguel 6, 9, 12, 13, 20, 24, 27 e 28, na Associação Renovar a Mouraria todos os dias de junho, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima dias 6, 9, 12, 13, 20 e 27 e no Grupo Desportivo da Mouraria nos dias 6, 9, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de junho.
  • Alcântara: prevê-se festividades na Academia de Santo Amaro nos dias 5,6,7,9,10,12,13,14,19,20,21,24,25,26,27 e 28 de junho.
  • Marvila: conte com o Arraial de Marvila dos Sabores de 26 a 28 de junho, das 16h às 1h30.
  • Se procura algo mais arrojado e jovem, vá ao Arraial Lisboa Pride, no Terreiro do Paço, no dia 27 de junho, das 16h às 4h. Na 19ª edição do maior evento LGBT (lésbica, gay, bissexual e transgénero) em Portugal, encontrará DJs, concertos e dança e muito mais

Festas dos Santos Populares em Lisboa: onde comer

sardinhas

Nestes dias de festa, especialmente no dia 12 à noite, o que não faltam são restaurantes e cafés que sirvam a bela da sardinha assada, pimentos e batata cozida.

Vá passeando pelas ruas e consulte os menus de festa que os estabelecimentos praticam. Alguns são bastante em conta!

Veja também: