Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
22 Jun, 2020 - 12:34

Santos populares em casa: dicas para organizar a festa

Ekonomista

Celebrar os santos populares este ano é em casa e sem grandes ajuntamentos. Por isso, aqui ficam algumas dicas para organizar um arraial caseiros.

Manjerico nos santos populares

Os santos populares estão aí, mas este ano não haverá ruas engalanadas, boa comida, música popular a rodos, um bailarico em cada rua e um amigo em cada desconhecido. Festejar os santos populares em casa é a única opção e pode ser bem divertido.

Para começar, é uma excelente desculpa para reunir família e amigos, inclusive, alguns que já não vê há uns tempos. Por isso, junte um grupo restrito, evite os ajuntamentos e lance-se numa comemoração do São João como talvez nunca pensasse ser possível. Com distância social e sem rua.

4 coisas que não podem faltar nos santos populares em casa

Comida na brasa nos santos populares

Sardinhas e fêveras

Sardinhas, sardinhas e sardinhas! Se vive perto do mar, vá ao mercado de peixe mais perto de si e reserve já uma quantidade generosa de sardinhas. Não se esqueça dos pimentos, das cebolas, dos tomates, da alface, da Broa de Avintes. Muito importante: não se esqueça do grelhador, das acendalhas, da lenha e do carvão!

O que também não deve faltar é a carne assada na brasa. Assim sendo, não deixe de ter à mão uma boa quantidade de fêveras de porco ou a famosa entremeada (entrecosto, no Porto). Pode ainda juntar ao cardápio um fantástico e aconchegante caldo verde (com a devida tora, ou chouriço, lá por dentro). Cai sempre bem e ajuda a controlar um um outro estrago feito antes.

Bebidas

Quanto às bebidas, além de se abastecer com quantidades razoáveis de vinho, cerveja, sangria e sumos, importa encontrar um sistema para manter tudo fresco e à mão de saciar a sede. Congele pequenos balões de água e coloque-os numa bacia com as bebidas – quando derreterem, sempre podem divertir-se a atirar balões aos amigos.

Umas sobremesas podem cair bem, como fruta laminada, mousse de chocolate, mousse de lima e gelatinas. O que pode não cair bem são estas contas todas na sua carteira, por isso, pode ser boa ideia dividir, antecipadamente, os ingredientes da ementa pelos convidados.

A decoração

Santos populares sem grinaldas, luzes, balões e manjericos, não é a mesma coisa. Em qualquer loja encontra todos estes artigos a bom preço mas, se tiver tempo, e quiser tornar a sua festa ainda mais espetacular, que tal fazer os seus próprios enfeites? Temos tutoriais para ajudar:

Para além disto, manjericos e, claro, de acordo com o santo em festa, não pode faltar um altar de Santo António ou uma cascata São Joanina.

A animação

Festa de santos populares, mesmo em casa, tem que ter música popular e bailarico. Hoje em dia, com a ajuda de um computador, umas colunas e do Spotify, tem o problema resolvido. Numa pesquisa rápida por “santos populares” surgem alguns álbuns que pode copiar para uma nova playlist à qual pode juntar outras músicas da sua preferência. Depois é só carregar no play e aumentar o volume.

Em noite de santos populares, é ainda tempo de lançar fogo de artifício caseiro e de soltar alguns balões. Contudo, não se esqueça de que estamos numa época em que já se começa a fazer senti o flagelo dos incêndios florestais. Por isso, tenha muito cuidado no manuseamento dos balões e cumpra todas as regras de segurança.

Assim, resta desejar um bom São João e esperar que em 2021 já seja possível sair à rua sem nenhum constrangimento.

Veja também