5 segredos que os polícias de trânsito não lhe dizem

As multas por excesso de velocidade acontecem mais frequentemente do que gostaríamos. Descubra 5 segredos da polícia de trânsito sobre como evitá-las.

5 segredos que os polícias de trânsito não lhe dizem
Saiba como evitar multas por excesso de velocidade

A revista norte-americana Reader’s Diggest juntou 13 agentes da polícia para divulgar segredos sobre como evitar multas por excesso de velocidade. Obviamente, com este artigo não pretendemos apelar ao excesso de velocidade, bem pelo contrário. Porém, sabemos que nem todos cumprem os limites de velocidade, bastando para isso verificar o número de multas por excesso de velocidade por ano.

Por isso, adaptamos os conselhos da revista norte-americana à realidade portuguesa e juntámos para si 5 segredos da polícia de trânsito para evitar multas por excesso de velocidade.

Segredos da polícia para evitar multas por excesso de velocidade


Cuidado com zonas escolares e locais com velocidade mais reduzida

Zonas próximas de uma escola ou de hospitais costumam ter limites de velocidade mais reduzidos. Nunca se sabe se há câmaras de vigilância naquela área, podendo alguns condutores decidir acelerar mais um pouco. Não arrisque.

Não acelere num carro topo de gama

Nem que seja só pela curiosidade de ver um carro, a verdade é que os carros desportivos de alto rendimento chamam à atenção. Por isso, tenha cuidado se conduzir um veículo desses. A polícia vai estar atenta a um possível excesso de velocidade.

Cuidado com os carros alterados

Carros alterados também são dos mais vigiados pela polícia. Por isso, se aumentou o ruído, o fumo ou, simplesmente, mudou a configuração visual do carro (como, por exemplo, por um aileron ou vidros fumados), a polícia vai estar mais atenta aos “aceleras”.

excesso de velocidade

Não use o telemóvel enquanto conduz

Os agentes da autoridade podem nem sempre conseguir distinguir quem está a conduzir com o telemóvel na mão, mas se estiver a uma velocidade mais alta, e mesmo tendo em conta uma potencial tolerância, vai chamar a atenção e se estiver a usar o seu telemóvel vai, muito certamente, levar com uma multa por excesso de velocidade e não só.

Seja educado se for mandado parar

Caso seja mandado parar, não interprete o polícia como um inimigo. Na realidade, deve pensar que ele está interessado na sua segurança e no seu bem-estar. Seja educado e simpático. Os agentes da autoridade são pessoas compreensivas e tolerantes e, segundo a revista norte-americana, tem cerca de 30 segundos para convencê-lo de que é, na realidade, um condutor seguro.

Multas por excesso de velocidade

Há três tipo de sanções para multas por excesso de velocidade. Dependendo da categoria e do veículo que conduz, pode estar a cometer uma infração leve, grave ou muito grave.

No primeiro caso, levará com uma coima de 60 a 300 euros. Caso incorra no erro de cometer uma infração grave, será inibido de conduzir durante um mês a um ano, tendo de pagar de 120 a 600 euros. Se for muito grave, duplica a proibição de condução e a multa poderá ir dos 300 aos 5000 euros.

Veja também:

Também lhe pode interessar: