PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Semente de mostarda: o "novo" segredo

Descubra os benefícios da semente de mostarda. Deixe-se surpreender pelos super-poderes desta especiaria.

Semente de mostarda: o
Esta é a especiaria que pode mudar a sua vida. Descubra as vantagens

Em qualquer jogo de associação de palavras, o adjetivo “saudável” não nos salta à cabeça quando falamos de mostarda. Mas a verdade é que já a civilização egípcia usava semente de mostarda para tratar problemas respiratórios. 

A introdução desta especiaria nas civilizações ocidentais só aconteceu mais tarde, em 800 d.C., quando passou a ser consumida em França.  


O que são sementes de mostarda

Muito apreciada um pouco por todo o mundo nos dias de hoje, a mostarda enquanto condimento é produzida à base de três ingredientes: as respetivas sementes, água e vinagre.

Existem mais de 40 espécies de semente de mostarda (plantadas nas mais variadas partes do mundo) mas as mais comuns para uso doméstico são as sementes de mostarda branca, preta e castanha.

Com sabores distintos, as sementes brancas são as mais suaves ao paladar. As sementes pretas são as mais intensas e as sementes castanhas têm o sabor mais amargo (utilizadas para a produção da mostarda Dijon).



Uma “bomba” nutritiva

Ricas em diversos nutrientes, as sementes de mostarda já se mostraram benéficas para a saúde: 
  • Selénio
  • Ómega 3 
  • Fósforo 
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Vitaminas A e B3
  • Zinco
  • Ferro 


Benefícios para a saúde

Com propriedades anti-inflamatórias, a semente de mostarda pode ajudar a combater as doenças respiratórias e a aliviar as dores de costas e a artrite. Compostas pelas vitaminas A e B3, ajuda a manter a pele saudável e a regular o metabolismo. Fonte de antioxidantes e de fibras, a semente de mostarda pode, ainda, ajudar a eliminar toxinas e a regular o corpo humano.

Mas as sementes de mostarda podem passar a ser aliadas das mulheres já que podem ajudar a combater os sintomas da menopausa. As suas altas doses de magnésio e cálcio ajudam a prevenir estas deficiências nutritivas e, assim, diminuem o risco de osteoporose. Ricas em cálcio, fitonutrientes e zinco, as sementes da mostarda também auxiliam no combate à progressão das células cancerígenas no organismo humano. 



Como consumir as sementes de mostarda

A semente de mostarda pode ser consumida da maneira mais natural (nas saladas, molhos e nos caldos de preparação de peixe e carne) ou trituradas (em pó).

O chá das sementes de mostarda pode ser comprado em qualquer supermercado ou feito em casa. Para isso basta misturar três ingredientes:
  • Sementes de mostarda (Uma colher de chá)
  • Canela (uma colher de chá)
  • Erva-cidreira (uma colher de chá)
Junte os ingredientes a meio litro de água e deixe ferver durante 10 minutos. Coe o preparado e beba o chá sempre que quiser (quente ou frio).


Veja também: