Shareacar: o Airbnb dos carros

Ter um automóvel tem vários custos, mesmo quando não o usa. Quer saber como rentabilizá-lo quando não tem necessidade de conduzir? Conheça a Shareacar.

Shareacar: o Airbnb dos carros
Saiba como funciona

“Carsharing” já não é um conceito estranho em Portugal. Seja por motivos profissionais ou pessoais, partilhas de carro e trocas de boleia são uma forma de poupar algum dinheiro em deslocações. Mas existe uma forma de rentabilizar o seu automóvel quando não tiver necessidade de o usar, com a Shareacar.

A lógica de partilha de carros associa-se ao aluguer. Imagine ir de férias e alugar um apartamento através de plataformas como o Airbnb. A Shareacar, fundada por José Francisco de Sousa há menos de 1 ano, funciona de uma forma bastante semelhante, mas com automóveis. O objetivo é permitir o aluguer de automóveis que são usados pelos proprietários para férias, passeios familiares ou trabalho.

Por enquanto a operar apenas na cidade de Lisboa, a Shareacar pode ser uma maneira inteligente de contribuir para o orçamente familiar e pessoal, sobretudo para quem vive numa cidade grande e tem tendência a usar o carro somente ao fim-de-semana.

ALT alugar caroo

Shareacar: como funciona

Com preços atrativos, estão disponíveis todos os tipos de carro, desde citadinos a familiares e elétricos, todos com seguro assegurado pela Shareacar, tanto aos proprietários como aos clientes que alugam, que inclui cobertura de responsabilidade civil.

Se decidir usar esta plataforma, vai receber 70% do valor do aluguer do seu automóvel. Esta modalidade de “carsharing” permite também uma poupança ao viajante, assim como bastante mais flexibilidade.

Pode aceder ao site e criar uma conta gratuita, onde precisa de inserir os seus dados e os do automóvel, incluindo seguro, Inspeção Periódica Obrigatória e Imposto de Circulação em dia, assim como fotos. Os carros não podem ter mais de 10 anos e valor Euro Tax superior a 50.000 euros. O preço de aluguer é escolhido pelo proprietário.

É possível escolher o preço de aluguer ao dia (sendo que um dia é o mínimo para o fazer), à semana ou ao mês. Pode confirmar as informações de quilometragem, tipo de automóvel e transmissão. Alguns proprietários pode estar disponíveis para entregar no aeroporto e existem automóveis cuja entrega pode ser feita no Porto, sem custos extra, caso precise do automóvel para circular entre as duas principais cidades portuguesas. Basta procurar pela opção “Pegar e Largar”. Tem de selecionar datas de check-in e check-out e pode usufruir do carro alugado.

Na página de cada automóvel tem todas as informações de que necessita. Até esta altura, a Shareacar conta já com mais de 200 alugueres efetuados através da plataforma de mais de 100 carros disponíveis em Lisboa. Uma boa solução para as suas férias.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: