Tem casa própria? Descubra já o simulador de IMI

Se tem casa própria ou pretende adquiri-la, conheça as nossas dicas sobre como, quando e porquê usar o simulador de IMI.

Tem casa própria? Descubra já o simulador de IMI
Como usar o simulador de IMI

O pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) faz parte da vida tributária de todos os proprietários de casas que não estão isentos deste imposto sobre a habitação. Se é o seu caso, deverá utilizar o simulador de IMI para ficar a saber quanto terá de pagar.

Como usar o simulador de IMI?

Neste artigo, dizemos-lhe como usar esta ferramenta que simula o imposto que deverá pagar pela sua casa. O simulador de IMI serve para auxiliar os consumidores a perceber se o valor da avaliação das suas casas está correto ou não.

Como aceder

O Portal das Finanças disponibiliza um simulador de IMI, o simulador SIGMI. Os valores patrimoniais tributários de todos imóveis portugueses são atualizados de três em três anos pelas Finanças.

Como pode simular o IMI de um imóvel no site das Finanças

Siga estes passos:

  • Entre no Portal das Finanças;
  • Clique em “Simular” – Avaliação de Prédio Urbano;
  • Identificar o coeficiente de localização, através da morada do imóvel;
  • Depois de inserida a morada e clicando no mapa, o sistema indica automaticamente o coeficiente de localização, um dos elementos da fórmula de cálculo;
  • O sistema dá-nos a informação sobre os coeficientes atuais para cada um dos tipos de imóveis e indica a função “simular”;
  • Inscrever no simulador final todos os dados relativos ao seu imóvel e no final clicar na palavra “simular”;
  • É mostrado o resultado da avaliação em concreto;
  • São indicados os documentos que o contribuinte deverá requerer para obter a avaliação do seu imóvel.

Alternativas ao simulador de IMI

Há quem defenda que o valor de IMI apresentado pelo site das Finanças nem sempre é fidedigno e, para evitar que o consumidor não pague mais do que o que deve, existem outros simuladores a que pode recorrer.

A BSC projetos, por exemplo, criou um simulador online chamado “Poupe no IMI”. Segundo os seus criadores, há milhares de portugueses a pagar um valor superior, porque os critérios que alteram esse valor, todos os anos, não são revistos e avaliados pelas Finanças.

Simulador DECO

Também a DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, acusa as Finanças de não atualizar automaticamente os parâmetros da idade do imóvel e do preço por metro quadrado, daí a necessidade da criação de um simulador de IMI. Na página Pague Menos IMI, a DECO refere que os portugueses pagam cerca de 8 milhões de euros de IMI a mais.

Nesta página pode utilizar um simulador de IMI em três passos, sendo necessário ter à mão a caderneta predial. A simulação permite descobrir se há um desfasamento no valor do IMI. Caso a simulação resulte num valor de IMI a pagar inferior ao valor da caderneta predial (atualizada), poderá compensar pedir a reavaliação do IMI.

Esta é uma forma de conseguir baixar o IMI a pagar, uma conta que pesa consideravelmente todos os anos no bolso dos portugueses.
E se estiver a pagar IMI a mais?

Se for um dos proprietários que está a pagar mais IMI do que deveria, imprima o modelo 1 do IMI, preencha-o e apresente-o no serviço de Finanças, solicitando a atualização do valor do imóvel. O simulador dá todas as instruções. O pedido é gratuito e tem de ser entregue até 31 de dezembro para ter efeito no ano seguinte.

Veja também: