Smartphone ou tablet: qual comprar?

Está indeciso entre um smartphone ou tablet? Podemos ajudar. Conheça as diferenças no nosso artigo.

Smartphone ou tablet: qual comprar?
Conheça as vantagens e desvantagens de cada um.

A questão impõe-se: smartphone ou tablet? Se não tem computador, pode valer a pena investir num tablet, por outro lado, os smartphones fazem tudo o que um tablet faz e são mais fáceis de transportar.
 
Há muitos aspetos a considerar quando se trata de escolher entre um smartphone ou um tablet, como o sistema operativo, a capacidade ou a marca, mas, na verdade, as questões que deve colocar antes da compra são: quem é que o vai usar, para quê, onde e quanto pode gastar.
Para o ajudar nesta escolha, listamos algumas das diferenças entre os dois equipamentos.
 

Smartphone Vs. Tablet: 7 coisas a considerar

1. Podemos dizer que os tablets são portáteis, mas os smartphones são transportáveis. Parece o mesmo mas não é. Os smartphones cabem em qualquer bolso e por isso são mais usados em movimento: nos transportes, na escola, no escritório, na sala de espera do consultório, em casa, etc. Já os tablets são mais usados em casa ou em ambiente profissional.
 
2. Habitualmente, os smartphone, porque são telemóveis, são equipamentos mais pessoais, enquanto que os tablet, como são equipamentos para consumir informação e entretenimento, acabam por ser partilhados com o cônjuge ou com os filhos. 
 
3. Se pretende ouvir música, o smartphone é mais indicado pelo seu tamanho e facilidade de transporte. Já os tablet, graças ao seu visor de maiores dimensões, são ideais para ver vídeos, filmes, jogos ou para ler. Contudo, é possível fazer tudo nos dois equipamentos.
 
TOME NOTA:
Seja qual for a sua escolha - Tablet ou Smartphone - o custo destes equipamentos é, por vezes, algo elevado. Para suavizar o investimento pode sempre recorrer a uma solução de crédito. O E-konomista sugere o crédito pessoal da Credibom.
4. Ambos permitem tirar fotografias de qualidade, todavia, uma câmara quer-se à mão a qualquer momento assim, também aqui, o smartphone pode estar vantagem porque anda sempre consigo. Além disso, é mais discreto, prático e descomplicado.
 
5. No que diz respeito aos tablet, um ecrã maior representa também melhores características técnicas, como processadores mais rápidos, melhor resolução ou maior duração da bateria.
 
6. Se apenas usa o seu computador para consumo de filmes, jogos, navegar nas redes sociais e media e está na hora de o substituir, considere investir num tablet. É mais leve, mais fino, mais prático e a bateria pode durar até dez horas. Como funciona apenas por toque, se precisar escrever textos longos, pode optar por juntar um teclado. 
 
7. Por fim, o preço. Hoje em dia já consegue comprar um tablet pelo mesmo preço que compra um smartphone. Naturalmente, com características técnicas ajustadas ao valor mas, já sabe, tudo depende da utilidade que lhe vai dar. Para pequenas consultas online, não faça um grande investimento. Se precisa de um tablet para apresentações profissionais, por exemplo, invista num maior e melhor.
 
Está à procura de um tablet? A Deco Proteste está a oferecer. Clique aqui.
 
Veja também: