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As 7 soft skills fundamentais para o sucesso profissional

Sim, é verdade, nem só as competências e conhecimentos técnicos o ajudam a alcançar o sucesso. Há também um conjunto de soft skills fundamentais que deve possuir. Saiba quais são.

As 7 soft skills fundamentais para o sucesso profissional
Uma carreira de sucesso constrói-se também graças às suas competências pessoais.

Longe vão os tempos em que lhe bastava ter um bom leque de competências técnicas. Os tempos mudaram e com eles as exigências do mercado de trabalho e, atualmente, espera-se mais de um profissional do que os seus conhecimentos técnicos. Falamos das softs skills fundamentais para o bom desempenho profissional.
 

7 Softs skills que o vão conduzir ao sucesso

Já aqui falamos das soft skills e da sua importância no mercado de trabalho. Mas para quem não está familiarizado com o termo, falamos de um conjunto de competências sociais e comportamentais que permitem criar boas relações interpessoais e melhorar o desempenho profissional.

E desengane-se se pensa que as soft skills têm um papel secundário em contexto laboral. De facto, para quem procura trabalho estas podem ser tão importantes como as competências técnicas (ou hard skills) e assumem um papel de destaque no seu sucesso profissional. E é fácil de ver porquê. Às empresas interessam candidatos que tenham conhecimentos para desempenhar as tarefas que lhes forem confiadas, mas que sejam capazes – em simultâneo – de se relacionar com facilidade com os colegas e que fomentem o bom ambiente de trabalho (que em última instância tem um forte impacto sobre o desempenho e produtividade dos colaboradores). Entre as soft skills fundamentais, as empresas elegem as seguintes:
 

1. “Jogador” de equipa

Não é novidade ou não fosse uma presença constante em quase todas (se não mesmo todas) as ofertas de emprego. Mas não se trata apenas de ser cooperante e saber trabalhar em equipa; mas também de revelar (se e quando necessário) capacidade de liderança, o que implica não só ser capaz de orientar, mas também motivar a equipa, por exemplo.

 
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2. Flexibilidade

É uma das qualidades mais valorizadas pelas empresas, que procuram colaboradores que sejam capazes de se adaptar a diferentes circunstâncias ou cenários e que saibam gerir e aceitar as mudanças.

 

3. Comunicação eficaz

É fundamental. Neste caso implica mais do que saber comunicar ou transmitir as suas ideias de forma clara e inequívoca; significa também ser capaz de ouvir, por exemplo.

 

4. Capacidade de resolução de problemas

No fundo, completa as anteriores. Ou seja, para as empresas é importante que os seus colaboradores saibam assumir a liderança quando necessário e que sejam “engenhosos” o suficiente para procurar soluções para problemas ou obstáculos que possam ir surgindo.

 

5. Aceitar o feedback

Ou seja, as críticas, sejam elas positivas ou negativas e, acima de tudo, que saibam aprender com elas e usem esse conhecimento para melhorar e evoluir profissionalmente.

 

6. Confiança

No “reino” das soft skills esta é uma das mais importantes. Falamos da confiança para acreditar nas suas competências e capacidades ou ser capaz de apresentar e defender as suas ideias ou projetos. A confiança acaba por complementar todas as anteriores. É através dela que vai ser capaz de assumir a liderança quando necessário, de comunicar eficazmente ou lidar com as críticas de formas positiva e construtiva, por exemplo. Mas atenção: é importante estabelecer uma barreira entre a confiança e a arrogância.

 

7. Pensamento criativo

Pode ser considerado um bónus às anteriores. O pensamento criativo é uma soft skill muito valiosa para as empresas, já que está na origem da inovação e da eficiência.

 

E então, tem o que é preciso?

Se não tem, trate de ter. Sim, porque estas competências podem ser trabalhadas e desenvolvidas. De que está à espera? 


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