Spotify vs. Apple Music

Spotify vs Apple Music. A mais recente guerra do mundo tecnológico e musical já tem dois novos protagonistas.

Spotify vs. Apple Music
Ouvir música… Sim, mas onde?

Faça as suas apostas. No ringue estão Spotify vs Apple Music. Mas qual o melhor? A luta entre os dois é intensa… mas qual ganha? Sabe?

A marca da maçã anunciou, durante a última conferência, o lançamento de um serviço de música em streaming muito semelhante ao Spotify.
Mas o que é um serviço de música em streaming, pergunta você? Muito fácil, explicamos nós. A música está alojada na internet, na famosa “nuvem”, e você pode aceder à mesma quando e onde quiser. Quer ouvir uma música dos anos 60? Quer ouvir o Graciano Saga a cantar o famoso tema “Vem devagar emigrante”? Pode procurar… vai mesmo encontrar. Por mais que pense que aquela música está perdida no tempo ou nos confins de um baú, a probabilidade de a encontrar num serviço destes é bem grande.
 
Porque é que estes serviços são bons? Porque, à semelhança do que acontece com os filmes, o ficheiro que pretende utilizar está alojado na “nuvem”, isto é, você pode aceder ao mesmo sem precisar de o ter no seu computador. É verdade… a tecnologia evoluiu de maneira a criar discos com uma capacidade enorme. Mas à maneira que a capacidade ia aumentando, os ficheiros que antigamente guardávamos nos discos, como música, vídeos ou fotografias, foram “emigrando” para a “nuvem”, para a internet. Agora, está tudo alojado online.
É isso que acontece no Spotify e no Apple Music. As músicas estão guardadas num servidor e você pode aceder às mesmas quando quiser.

 

Spotify ou Apple Music: qual o melhor?


Preço
O preço é, obviamente, o primeiro critério que colocamos em cima da mesa. O Spotify oferece três meses de uma conta Premium (este tipo de conta tem várias vantagens) por apenas 1€ e, no final da oferta, oferece o preço de sete euros por mês.
E o Apple Music? Sendo um serviço tão recente, ainda não se tem a certeza sobre preços. Mas…     no seu site oficial, a Apple anuncia três meses de graça e depois um serviço premium com custos de dez dólares (a Apple ainda não anuncia em euros) por mês. 
A conclusão a que podemos chegar aqui é que o Spotify ganha… Porquê? Por causa da sua versão grátis. Pode ouvir música à vontade mas não estranhe se, pelo meio, ouvir vários anúncios. É mesmo assim.

Biblioteca
O Spotify afirma ter mais de 30 milhões de músicas disponíveis para ouvir. O Apple Music afirma que também tem disponível mais de 30 milhões de músicas… quem ganha? Empate, parece-nos.

À descoberta
Se utiliza o Spotify já se pôde aperceber de que o programa sugere vários artistas com o mesmo estilo musical. Uma bela maneira de descobrir novas bandas e novas músicas é percorrer as sugestões do Spotify. Ora, o Apple Music gaba-se de ser capaz da mesma coisa. Mas de uma forma um pouco diferente. Este serviço “inteligente” vai conhecendo-o a si e aos seus gostos e sugere-lhe outras músicas novas para ouvir.

Qualidade da música
Uma vez que o Apple Music só vai ser lançado a 30 de junho, há ainda muitas particularidades para descobrir. Mas… Sabemos que o Spotify oferece qualidade de 320kbps na versão Premium e uma qualidade de 160kbps na versão grátis. O grande problema é que enquanto o Spotify utiliza um formato MP3 para as músicas, o Apple Music utiliza o formato AAC. E uma música de 256kbps AAC é bem melhor do que uma 320kbps MP3… Vamos ter que esperar para ver.

Connect
O Apple Music possui uma característica que o distingue imenso do Spotify. Esta característica chamada “Connect” permite que um artista que lhe diga muito interaja consigo. Como? Servindo-se do Apple Music como rede social, isto é, partilhando fotografias, vídeos, entre muitas outras coisas.

O nosso veredicto? É complicado… Sem o lançamento do Apple Music, marcado para 30 de junho, não podemos desvendar todos os segredos sobre estes dois serviços de música streaming. Nesta guerra de Spotify vs. Apple Music o vencedor é difícil de escolher. Mas se o Spotify domina o mercado, por alguma razão é. Vamos esperar para ver o que a marca da maçã nos reserva.


Veja também: