Sugestões para substituir o pão branco ao pequeno almoço

Se este é um vício para acompanhar o primeiro café do dia, está na altura repensar e espreitar as nossas sugestões para substituir o pão ao pequeno almoço.

Sugestões para substituir o pão branco ao pequeno almoço
Ideias saudáveis e muito mais funcionais

O pão é, desde que temos memória, um dos protagonistas à mesa do pequeno almoço – certo? Mas, fica já a saber, existem opções muito mais saudáveis para substituir este ingrediente e iniciar melhor o dia. Temos todas as dicas para si.  Tome nota.

O que comer ao pequeno almoço?


Pães integrais

tosta com abacate

A versão mais comum do pão é a refinada e isso, basicamente, que dizer que não é uma excelente escolha para incluir na dieta. Para inaugurar o dia, em especial, deve apostar no consumo de alimentos ricos em nutrientes e fibras, e com baixo índice glicémico – característica que vai prolongar a sensação de saciedade. Escolha uma versão de pão integral e aproveite para melhorar o trânsito intestinal.

Ver receita de tosta integral com abacate>>


Ovos ou omelete

tomateovo

Sabia que o ovo é uma proteína de alto valor biológico? Isso quer dizer que é possível encontrar no ovo algumas proteínas que, acredite, o nosso corpo não é capaz de sintetizar.

Isso, para além de promover o prolongamento da sensação de saciedade, faz dos ovos mexidos ou das omeletes excelentes opções para quem pratica atividade física regular e quer ganhar massa muscular – por isso mesmo, esta pequena delícia é um sucesso no universo fitness.

Não esqueça de preparar os seus ovos sem adicionar gordura e, no caso das omeletes, opte por recheios leves – como queijos magros e tomate.

Ver receita de ovos mexidos com salsichas >>

Ver receitas de sanduíche de ovos mexidos com tomate e bolo de omelete >>


Tapioca

tapioca

No Brasil, esta receita não pode falhar e o resultado tem de chegar à mesa do pequeno almoço. Mas, para além da predileção do povo, a escolha tem razão de ser: a tapioca contém hidratos de carbono de baixo índice glicémico e protege contra a fome fora de hora. Para somar mais vantagens, a tapioca não contém glúten.

Atenção: apesar de saudável, a tapioca não é uma fonte rica de nutrientes variados, por isso, aposte em prepará-la com sementes e criar recheios saudáveis.

Ver receitas de tapiocas leves >>

Ver receitas de tapiocas coloridas e mais nutritivas >>

Ver receitas de tapioca com poucas calorias >>


Cerais integrais

papas de aveia

Os cereais integrais são ricos em fibras e em antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento prematuro da pele. Misture com leite ou iogurte, frutas e sementes à escolha.

Preparado para dar uma volta à rotina e começar os dias da melhor forma? Se quer mais energia, saúde e boa disposição… Experimente as nossas sugestões para substituir o pão branco do pequeno almoço e renda-se às muitas vantagens de fazer uma dieta equilibrada.

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