Taxas de juro no leasing automóvel: porque são mais baixas?

Descubra as melhores taxas de juro no leasing: saiba porque são mais baixas do que no crédito automóvel tradicional, e ainda que pode encontrar taxas de 0%.

Taxas de juro no leasing automóvel: porque são mais baixas?
Conheça melhor a modalidade

Se está à procura de um automóvel para a família, mas não tem fundos suficientes para o comprar a pronto, e se já conhece as diferentes opções de financiamento que existem, então devem restar-lhe questões acerca do porquê das taxas de juro no leasing e no aluguer de longa duração (ALD) serem relativamente baixas. Neste artigo pretendemos ajudá-lo a compreender a razão de, por norma, serem mais atraentes do que noutras modalidades.

Baixas taxas de juro no leasing

Essencialmente, as taxas de juro no leasing automóvel são mais baixas devido à natureza da modalidade e à maior segurança que as instituições financeiras têm face, por exemplo, ao crédito automóvel tradicional.
O que acontece no crédito automóvel é que a instituição financeira se limita a emprestar o dinheiro ao cliente, ficando de certo modo à margem do negócio. No leasing, e no ALD, a instituição é que adquire o veículo para o poder arrendar ao cliente durante a duração do contrato, mediante uma mensalidade. No final do contrato, o cliente tem a opção de comprar o veículo.

No leasing e ALD o veículo pertence à instituição financeira pelo menos até ao final do contrato. Ao apenas emprestar dinheiro, a instituição corre o risco de o cliente não pagar e ter de fazer algo para reaver o investimento. Além disso, as taxas de juro no leasing são também influenciadas pelo valor residual a ser pago no final do contrato

Por vezes, as taxas de juro no leasing e no crédito automóvel podem ter diferenças reduzidas quando, no crédito automóvel, existe reserva de propriedade, o que implica uma garantia adicional sobre o veículo para a instituição financeira.

Note que, no ALD, o cliente assina também um contrato-promessa de compra e venda, pois no final do contrato tem de comprar o veículo. No leasing tem também a opção de não comprar.

Veja também: