ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
23 Mar, 2021 - 16:43

Renting automóvel: o que é e como funciona

Afonso Aguiar

Conhece esta modalidade de financiamento? Descubra o que é, quais as vantagens e os serviços de apoio do renting automóvel.

pessoa a assinar um contrato de renting automóvel

“Devo comprar um automóvel a pronto pagamento, às prestações, em leasing ou renting automóvel?”. A pergunta pode variar em pequenas nuances, mas geralmente é esta a questão que subsiste e cria ansiedade a quem pretende adquirir uma viatura nova.

Embora comprar automóveis a pronto pagamento, ou às prestações, sejam as opções mais comuns, o leasing tem ganho cada vez mais popularidade.

No entanto, há uma opção muita idêntica ao leasing, com menores responsabilidades: o renting automóvel. Esta, ao contrário do que julga, não é uma opção necessariamente exclusiva a empresas.

Descubra mais sobre esta modalidade.

O que é o renting automóvel

O renting automóvel é uma modalidade de financiamento características semelhantes ao Aluguer de Longa Duração (ALD). No entanto, ao contrário deste, não há qualquer compromisso de aquisição da viatura no fim do contrato.

Também apelidado de Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), esta solução de financiamento automóvel define-se por ser um contrato de aluguer de viaturas, com prestação de serviços associados, por um período e quilometragem pré-determinado, mediante o pagamento de uma renda.

Ou seja, é uma espécie de empréstimo, sem grandes obrigatoriedades e com assistência, limitado a um determinado número de anos e de quilómetros.

Normalmente, o cliente apenas suporta os custos mensais do empréstimo, havendo uma forte possibilidade de ter de pagar um valor de entrada, por questões de seguro e administrativas. De resto, terá unicamente de suportar o desgaste da viatura, nomeadamente a manutenção básica, como a troca dos óleos e água do carro, a limpeza interior, combustível, etc.

O renting automóvel inclui ainda todos os serviços necessários ao normal funcionamento e conservação do automóvel.

Soluções flexíveis

Normalmente, a maior parte dos rentings são soluções flexíveis, permitindo alterações ao prazo, quilometragem e serviços, inicialmente contratados, sendo que a renda é ajustada às alterações.

O valor dos rentings depende da marca, modelo, cor e até extras que possa incluir. No entanto, é seguro afirmar que por valores a rondar os 200 euros pode conseguir adquirir o “empréstimo” de um carro.

Apesar de a maior parte dos rentings automóveis serem destinados a carros novos, também já há soluções para carros usados. No final do contrato, terá apenas de devolver a viatura e a sua responsabilidade para com o mesmo terá terminado.

Apenas caso o veículo esteja danificado poderá ter de dar algum valor extra de compensação, mas somente se o valor da reparação ultrapassar o do seguro já incluído no momento da celebração do contrato. No entanto, pode também renovar, ou alterar o contrato e até comprá-lo.

A quem se dirige o renting automóvel

O renting automóvel foi criado, inicialmente, para empresas ou entidades equiparadas, empresários em nome individual e à administração pública. No entanto, também poderá obter opções de renting para particulares.

Na sua base, é indicado a pessoas que não queiram assumir responsabilidades financeiras com o automóvel, como gastos com a manutenção do automóvel, seguros, IUC, entre outras coisas.

Por ser uma solução sem grandes compromissos, muitas empresas optam pelo renting de forma a garantir que os seus funcionários têm um veículo “à mão” para conduzir em circunstâncias de necessidade provocada pelo labor.

Serviços de apoio disponíveis no renting automóvel

Os contratos variam não só de empresa para empresa, mas também dependendo do acordo em si e, até, da marca e do modelo. No entanto, entre os serviços de apoio mais comuns que poderá contar, encontram-se os seguintes:

  • Manutenção preventiva e corretiva uma ou mais vezes por ano e, também, em caso de avaria ou acidente;
  • Seguro pago por parte da empresa;
  • Troca de pneus quando necessário gratuitamente;
  • Veículo de substituição quando necessário;
  • Assistência em viagem;
  • Pagamento do IUC por parte da empresa;
  • Linha de apoio 24h por dia
  • Gestão de sinistros por parte da empresa (toda a parte burocrática);
  • Pagamento das inspeções periódicas obrigatórias;
  • Cartão de combustível e/ou pagamento de uma parte do mesmo, assim como de líquido adblue (caso seja praticável), com valores a ser acordados entre as partes;
  • Cartão de portagens.

Como comparar preços e condições

Embora a maior parte das marcas tenha soluções de financiamento de leasing e/ou renting automóvel, costumam ser destinada mais para empresas, entidades equiparas, administração pública e empresário a título individual.

No entanto, entidades como a ACP, a Deco, a Via Verde, ou até de financiamento como a LeasePlan, entre outras, costumam ter opções de renting car disponíveis para particulares.

Para saber qual a melhor opção para si, deve primeiro definir o/s modelo/s que pretende, traçar o número de quilómetros e depois pesquisar nos sites de cada uma para saber quais os serviços de apoio que cada uma fornece.

Os contratos de renting automóvel costumam ter uma duração mínima de um ano e máxima de 48 meses, assim como um limite máximo de quilómetros anual e/ou durante o contrato.

O que acontece se quiser cancelar o contrato antecipadamente?

É efetivamente possível cancelar o contrato antecipadamente, sem o cumprir na íntegra.

No entanto, a maior parte dos contratos têm cláusulas que determinam que, caso não cumpra o contrato até ao final, tem não só de devolver o veículo, como também pagar uma percentagem a rondar os 50% das mensalidades que faltavam.

Normalmente, o primeiro ano tem de ser pago na íntegra.

E se fizer mais quilómetros do que o contratado?

Se ultrapassar o número de quilómetros contratados, normalmente terá de pagar um valor associado, definido aquando a celebração do contrato, por cada quilómetro a mais.

No entanto, a maior parte dos contrato de renting automóvel são ajustáveis e, portanto, é possível alterar as condições.

Conclusão

O renting automóvel é uma modalidade de financiamento que acaba por ser um empréstimo do carro. Assim, durante o período de empréstimo o automóvel não é seu. Portanto, não costuma acarretar responsabilidades com manutenções, sinistros e consequentemente seguro, IUC ou o pagamento de inspeções. Tem, no entanto, de levá-lo à inspeção normalmente.

Além disso, no final do contrato o automóvel acaba por não ter qualquer responsabilidade para com o mesmo, podendo, no entanto, na maior parte dos casos comprá-lo.

A maior vantagem é a menor responsabilidade. A maior desvantagem é estar limitado a um determinado número quilómetros e também não ganhar qualquer tipo de retorno no final do contrato.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].