As atividades de team building devem apostar no entusiasmo e autoconhecimento, explorando situações de força, autoconfiança e superação que influenciarão positivamente o desempenho profissional. Este tipo de atividade informal permite a empatia entre todos e a partilha destas experiências reforça os laços e aumenta a confiança mútua.
É por isso importante que as atividades de team building sejam bem pensadas e planeadas para que todos se sintam envolvidos na empresa e fortaleçam desta forma a coesão da equipa e o conhecimento entre todos os “jogadores”.
3 atividades de team building
1. Caça ao Tesouro
O objetivo das equipas é encontrar o tesouro. Para isso terão de decifrar pistas e usar ferramentas que permitam a orientação geográfica.Transportada para o ambiente corporativo, esta atividade de team building será uma boa opção para equipas que precisem de melhorar a comunicação. Pois exige trabalho de equipa, capacidade de escutar e de expor raciocínios lógicos.
2. Quem é quem?
São vários os estereótipos e provavelmente alguns dos elementos da equipa já foram rotulados. Este jogo poderá ajudar a eliminar estas ideias pré-concebidas.A ideia é, recorrendo a etiquetas, escrever nomes de personalidades e colar uma em cada elemento da equipa. Cada um saberá a dos outros, mas não a sua. Depois, os jogadores terão de adivinhar qual é a sua personalidade com perguntas relacionadas com estereótipos e os restantes só poderão responder sim ou não.
3. Workshop de culinária
Esta atividade de team building potencia a criatividade da equipa e poderá também ser utilizada para melhorar o desempenho coletivo. No final pode ser feita a comparação com o dia a dia na empresa e os problemas encontrados durante a atividade culinária.Veja também: