AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Team building: 3 atividades em equipa

As ações de  team building servem para fomentar o espírito de equipa e são cada vez mais as empresas que recorrem a estas atividades.

Team building: 3 atividades em equipa
Atividades lúdicas para unir equipas de trabalho

Uma equipa vencedora é a alma do negócio e as atividades de team building podem ajudar a criar e a manter a equipa unida. Através destas atividades é possível transmitir de forma dinâmica os valores da empresa e, simultaneamente, promover o espírito de equipa, identificar os pontos fracos e os pontos fortes com o objetivo de melhorar a produtividade.

As atividades de team building devem apostar no entusiasmo e autoconhecimento, explorando situações de força, autoconfiança e superação que influenciarão positivamente o desempenho profissional. Este tipo de atividade informal permite a empatia entre todos e a partilha destas experiências reforça os laços e aumenta a confiança mútua.

É por isso importante que as atividades de team building sejam bem pensadas e planeadas para que todos se sintam envolvidos na empresa e fortaleçam desta forma a coesão da equipa e o conhecimento entre todos os “jogadores”.


3 atividades de team building


1. Caça ao Tesouro

O objetivo das equipas é encontrar o tesouro. Para isso terão de decifrar pistas e usar ferramentas que permitam a orientação geográfica.

Transportada para o ambiente corporativo, esta atividade de team building será uma boa opção para equipas que precisem de melhorar a comunicação. Pois exige trabalho de equipa, capacidade de escutar e de expor raciocínios lógicos.
 


2. Quem é quem?

São vários os estereótipos e provavelmente alguns dos elementos da equipa já foram rotulados. Este jogo poderá ajudar a eliminar estas ideias pré-concebidas.

A ideia é, recorrendo a etiquetas, escrever nomes de personalidades e colar uma em cada elemento da equipa. Cada um saberá a dos outros, mas não a sua. Depois, os jogadores terão de adivinhar qual é a sua personalidade com perguntas relacionadas com estereótipos e os restantes só poderão responder sim ou não.
 


3. Workshop de culinária

Esta atividade de team building potencia a criatividade da equipa e poderá também ser utilizada para melhorar o desempenho coletivo. No final pode ser feita a comparação com o dia a dia na empresa e os problemas encontrados durante a atividade culinária.

Veja também: