Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
21 Jul, 2020 - 15:37

Team building: como promover estas atividades à distância

Catarina Milheiro

As atividades de team building são experiências incríveis que permitem fomentar o espírito de equipa. Saiba o que mudou em tempos de pandemia.

colaboradores em atividades de team building virtuais

São cada vez mais as empresas que recorrem a ações de team building para fomentar nas suas equipas de trabalho o espírito de equipa.

Todos sabemos que quando numa empresa existem boas equipas e vencedoras, isto é, que trazem excelentes resultados, significa que são fruto de muito empenho e dedicação, quer da parte de cada um dos profissionais, como também da empresa.

Para que este tipo de equipas vencedoras existam, as empresas promovem muitas vezes diversas atividades de team building, que ajudam a equipa a manter-se unida e fortalecida.

Este tipo de atividades transmite, de uma forma dinâmica, os valores da empresa e promove ainda o espírito de equipa. O objetivo é fazer com que cada um dos colaboradores identifique os pontos fortes e os pontos fracos, a fim de melhorar a produtividade.

No entanto, a verdade é que a pandemia da COVID-19 veio alterar um pouco a forma como estas atividades são feitas. Será que é possível transportar os objetivos de um team building para uma realidade virtual?

ATIVIDADES DE TEAM BUILDING EM TEMPOS DE PANDEMIA

mulher a participar em atividades de team building online

Esta nova realidade veio sem pré-aviso e, na verdade, o que acontece na maioria das empresas é o facto de tentarem no seu dia-a-dia a tentar encontrar as estratégias mais eficazes, sendo que as ações de team building podem muitas vezes ajudar também.

Apesar de se terem de cumprir todas as regras de higiene e segurança, é essencial que os trabalhadores se sintam unidos e concentrados na direção que querem seguir.  

Como já referimos, o team building tem como objetivo o fortalecimento da coesão e o espírito de equipa. Ora, se até há uns meses as atividades de team building eram conhecidas pelos formatos indoor e outdoor, atualmente o cenário está um pouco diferente. Atualmente, é possível a reunião de grupos limitados de pessoas e, preferencialmente, ao ar livre. Contudo, e especialmente trabalhando à distância, esta necessidade de coesão é ainda maior, pelo que pode ser interessante encontrar outras formas de a promover.

É possível transportar os objetivos de um team building para uma realidade virtual, desde que se tenham sempre em consideração os seguintes objetivos que estão diretamente ligados às atividades de team building:

  • Trabalho em equipa: para iniciar o trabalho e equipa é essencial informar de forma clara e concisa as “regras do jogo”, bem como o objetivo principal da atividade. Quer o planeamento, a distribuição de tarefas e a definição da estratégia serão elementos que a equipa terá de trabalhar quando a atividade começar. Como pode ver, este é um objetivo que facilmente se transporta para o mundo virtual;
  • Interação: é sempre possível promover a interação através do digital. Afinal, onde existem pessoas e motivos para se relacionarem, existe interação. Uma boa ideia para quebrar o gelo é realizar algumas dinâmicas que garantam o envolvimento de todos os elementos para chegarem a um objetivo em comum;
  • Compromisso: é essencial que todos os elementos abracem cada uma das tarefas de team building. Desta forma irão sentir um envolvimento emocional e motivacional para conseguirem atingir um objetivo (que pertence a todos). Superar os desafios em equipa implica um nível de envolvimento que resulta numa cumplicidade que permanece fora do contexto da atividade. O segredo para reforçar o compromisso e que prevê esse esforço extra é uma experiência virtual que junte todos os colegas;
  • Comunicação: é essencial termos uma equipa que saiba comunicar sem qualquer tipo de problema. Para que se consiga atingir determinados objetivos é necessário sintonizar os elementos de uma equipa. A comunicação é uma ferramenta extremamente poderosa para chegar a esse resultado, independentemente de ser feita presencialmente ou através do digital;
  • Diversão: a diversão também é um dos objetivos das atividades de team building. Elementos de jogo envolventes e narrativas podem ser realizados quer num contexto virtual, como físico. O importante mesmo é que exista uma abordagem descontraída e desafios que facilitem a diversão;
  • Aprendizagem: para que se consigam extrair das atividades de team building, estratégias e métodos aplicáveis ao contexto de trabalho é essencial que se faça uma análise dos conteúdos e processos utilizados. Ou seja, é crucial que se proporcione uma reflexão de forma a aumentar a compreensão e reprodução de algumas estratégias.

Como o teletrabalho é ainda a realidade de muitas empresas, e prevê-se que venha a ser mais constante num período pós-pandemia, um team building à distância e totalmente virtual pode facilitar o processo de aprendizagem e a criação de estratégias eficazes para ultrapassar novos desafios.

IDEIAS PARA FAZER UM TEAM BUILDING À DISTÂNCIA

Mesmo que a sua empresa esteja a trabalhar em regime presencial, sabemos que tudo mudou e a forma como nos relacionamos com os nossos colegas de trabalho também. Afinal, temos sempre presente aquela distância de segurança e o uso da máscara (algo que, inevitavelmente, acaba por afastar um pouco as pessoas em geral).

Para que não se sinta afastado da sua equipa de trabalho, enumeramos alguns exemplos de atividades de team building que podem ser feitas virtualmente:

  1. Concurso de perguntas e respostas online;
  2. Aula virtual de Fitness;
  3. Aula virtual de culinária;
  4. Concurso de criatividade no Zoom;
  5. Concurso de caricaturas através de uma videochamada;
  6. Jogo das palavras;
  7. Aprender uma nova língua nas horas livres (em equipa);
  8. Aula de arte virtual;
  9. Organize uma conversa semanal onde não se fale de trabalho;
  10. Happy hour virtual.

Team buding: vantagens e desvantagens

mãos de equipa reunidas ao centro

Para que as atividades de team building sejam bem sucedidas, é essencial que reúnam algumas condições como:

  • Devem ser muito mais do que uma simples diversão: é muito importante que os conteúdos estejam relacionados com a realidade dos participantes;
  • Pretende-se que sejam orientadas por pessoas especializadas: repare, só alguém que entenda do assunto é capaz de fazer com que a atividade resulte mesmo;
  • Devem ser seguidas de apoio especializado: nem sempre é fácil transpor para a vida profissional as novas atitudes adquiridas depois de uma atividade de team building.

As vantagens do team building, como se pode verificar, são inúmeras:

  • Aumento da capacidade de liderança;
  • Desenvolvimento do espírito de equipa;
  • Aumento de confiança;
  • Desenvolvimento da capacidade de cooperação;
  • Aumento da produtividade;
  • Incentivo à iniciativa própria.

No fundo, estas atividades permitem que todos os colaboradores melhorem as suas competências interpessoais, aumentando assim a sua capacidade de resolução de problemas que surjam no contexto laboral.

E quais são as desvantagens deste tipo de atividades?

Se e quando as atividades são mal programadas ou estudadas, podem acabar por resultar num conflito entre as pessoas e não existirão resultados para as equipas.

Por isso, e para que sejam experiências fantásticas e inesquecíveis, as ações de team building devem ter um conteúdo fortemente emocional.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected]pt.