6 tecnologias assustadoras que usamos todos os dias

Facilitam-nos tarefas do dia-a-dia, mas podem pôr em causa a nossa privacidade e segurança. Confira 6 tecnologias aparentemente inofensivas, que podem virar-se contra nós.

6 tecnologias assustadoras que usamos todos os dias
Quando o avanço da tecnologia põe em causa a nossa privacidade e segurança

Vivemos num mundo digital, rodeados de tecnologias que fazem parte das nossas vidas, que utilizamos para facilitar tarefas do dia-a-dia, para comunicar, para nos entreter. O avanço da tecnologia e a nossa crescente dependência tem vantagens e desvantagens. Há, de facto, tecnologias assustadoras com que convivemos diariamente, que parecem inofensivas, mas podem esconder ameaças à nossa segurança e privacidade.

6 tecnologias assustadoras que usamos todos os dias

Smart TV

As televisões são o aparelho perfeito para alguém mal-intencionado. São colocadas no meio da sala ou no quarto, locais que utilizamos na nossa vida privada e pessoal e onde nos sentimos à vontade para partilhar as informações mais íntimas e secretas da nossa vida.

Sabia que as Smart TVs têm microfones e até câmaras que podem ser hackeadas? Recorde-se da polémica que envolveu as televisões inteligentes da Samsung, que permitia que os utilizadores fossem espiados.

Apps

Porque é que as apps estão nesta lista de tecnologias assustadoras? Porque há várias aplicações móveis que recolhem informações sobre o que fazemos no smartphone.

Costuma ler os termos e condições quando instala uma nova app? A verdade é que cerca de 99% dos utilizadores de smartphones não o faz e, muitas vezes, ao aceitar, está a dar acesso a informações que, se bem esclarecidos, gostaríamos de guardar.

Bonecos e peluches

Há bonecos e peluches que não servem só para brincar ou enfeitar o quarto. Servem também como sistema de videovigilância para que os pais possam controlar tudo o que se passa no quarto da criança ou no local onde esta se encontra. Contudo, tal como qualquer outro sistema similar, pode ser hackeado por alguém de fora, que passa a ter acesso a informação e imagens que deveriam ser mantidas em privado.

Carros inteligentes

Os carros inteligentes não são uma novidade e já começam a tornar-se uma realidade do nosso dia-a-dia. Estes carros são capazes de nos levar a qualquer destino, bastando que para isso lhes digamos onde queremos ir. Mas serão verdadeiramente infalíveis e capazes de processar e de responder às informações que surgem a todo o momento? As dúvidas mantêm-se.

Drones

Os drones permitiram que o mundo da fotografia e do vídeo alcançasse os céus. Já é possível captar tudo o que está à nossa volta a partir de um pequeno aparelho que voa e que chega onde a mão humana não é capaz. Há, contudo, um problema que coloca os drones nesta lista de tecnologias assustadoras. Estes também podem servir para espiar e para transgredir alguns limites, apesar das regras legais de utilização.

Fechaduras inteligentes

Num mundo em que as casas inteligentes já são uma realidade, é ainda mais fácil que algumas tecnologias assustadoras estejam entre as nossas quatro paredes. Já é possível, por exemplo, chegar a casa e, com um simples toque no smartphone, abrir a porta. Basta ter o código certo para isso. Mas se o proprietário da casa consegue abrir uma fechadura dessas com o smartphone, uma pessoa com os meios necessários também pode conseguir.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.