Telemóveis modulares: o que são e como funcionam

Os telemóveis modulares estão prestes a fazer parte das nossas vidas e do nosso dia-a-dia. Mas o que é isso de telemóveis modulares? O que é que têm de diferente dos outros?

Telemóveis modulares: o que são e como funcionam
Será este o futuro dos telemóveis?

Os melhores iPhones a preços imbatíveisJá ouviu falar no LG G5? O novo topo de gama da marca sul-coreana não é uma novidade ao nível do conceito mas é, finalmente, uma primeira abordagem comercial aos telemóveis modulares. Mas o que é que estes telemóveis modulares têm de especial que os tornam tão diferentes dos outros telemóveis? É fácil de explicar mas precisamos de ir por partes. Preparado para conhecer parte do futuro das telecomunicações?
 

Em primeiro lugar… o que é um telemóvel modular?

É, por simples palavras, um telemóvel personalizado ao utilizador que o detém. Diferentes utilizadores, diferentes interesses, certo? Porque é que há de estar a gastar dinheiro ao comprar um telemóvel topo de gama se não usufrui de todos os bons componentes que ele possui? É aqui que entram os telemóveis modulares. Se pretende um telemóvel mais focado na fotografia, compra um módulo para isso. Se pretende um telemóvel inclinado para a música, compra um módulo com umas colunas bem melhores do que aquelas que vêm no telemóvel original… percebeu?

 

O que é que tem de especial?

É que os telemóveis modulares permitem que os utilizadores passem a deter o poder de decidir o que querem para os telemóveis que possuem. Vamos deixar de ser obrigados a comprar o pack completo e, ao invés disso, vamos poder personalizar o nosso próprio pack. Para além disso, a substituição de peças avariadas pode ser realizada bem mais facilmente! Consegue perceber porque é que os telemóveis modulares podem vir a ser o futuro das telecomunicações?

 

O revolucionário LG G5

A LG aproveitou o Mobile World Congress para apresentar ao mundo o LG G5. O que é que este telemóvel tem de especial? Está prestes a tornar-se no primeiro telemóvel modular a cair nas mãos do grande público… O que é que este G5 tem de especial? Tem características invejáveis que merecem imenso destaque mas o verdadeiro trunfo da marca sul-coreana reside nos dois módulos: um para os amantes da fotografia, outro para os amantes da música.

Com um simples botão, é possível retirar a secção inferior do equipamento e encaixar o LG CAM Plus ou o LG Hi-Fi Plus. O LG CAM Plus é um módulo que facilita a captação de fotos e que inclui botões físicos para facilitar algumas ações importantes como zoom ou focagem. Já o LG Hi-Fi Plus é um amplificador que permite reproduzir músicas com melhor qualidade.

Apesar da LG ser pioneira na comercialização deste tipo de equipamento, quem colocou os telemóveis modulares nas bocas do mundo foi o Projeto Ara, da Google. Apesar de ainda precisar de ser bastante trabalhado antes de chegar ao grande público, este projeto promete ser o auge desta revolução no mundo dos telemóveis. Quer perceber as possibilidades? Veja este vídeo.




Para já, os módulos da LG ainda não são algo de “outro mundo” mas é um primeiro passo para um futuro que se adivinha próximo e bastante promissor!

Novos Gadgets e os últimos gritos tecnológicos com a Subscrição da Newsletter do E-Konomista


Veja também: