Publicidade:

Telemóvel roubado: o que fazer para o reaver

Telemóvel roubado? Saiba o que fazer para tentar reavê-lo e para impedir que o usem indevidamente. Mantenha a calma e siga os 5 passos que lhe sugerimos.

Telemóvel roubado: o que fazer para o reaver
Mantenha calma e siga estas sugestões

Parece o fim do mundo. Roubarem-lhe o telemóvel significa que lhe roubam os contactos, as mensagens, a agenda, as músicas, as fotografias… Bem, na verdade o cenário é ainda pior do que possa imaginar. Mas calma. Telemóvel roubado? Eis o que fazer para o reaver.

Há algumas medidas que pode tomar para tentar reaver o seu telemóvel. Ou, pelo menos, impedir que o usem indevidamente. Importante é mesmo manter a calma e procurar fazer alguma coisa.

Telemóvel roubado? O que fazer, passo a passo


Há uma série de medidas que pode tomar quando lhe roubam o telemóvel. Se é possível voltar a ter o seu smartphone na mão? Bem, isso pode ser um pouco mais complicado. Mas nada como tentar seguir estes passos:

1. Procure a embalagem/caixa que trouxe o seu telemóvel. Para além disso, procure também todos os papéis e o recibo da compra;

2. Encontre o IMEI ou o número de série. Este número é indispensável para poder reaver o seu telemóvel, uma vez que é imperativo apresentá-lo de forma a comprovar que o telemóvel é mesmo seu;

3. Peça uma segunda via do seu cartão (muito importante)!

4. Apresente queixa na polícia. Para facilitar todo o processo, pode aceder ao portal da Queixa Eletrónica e preencher em casa a queixa que pretende apresentar. Isto vai poupar-lhe imenso tempo na esquadra, uma vez que não terá de esperar que o impresso seja preenchido;

5. Deve, também, contactar a operadora e exigir que seja avisado caso o seu telemóvel esteja a ser utilizado indevidamente. O melhor de tudo é que, caso alguém procure inserir o código SIM no telemóvel roubado e erre, a operadora será avisada e poderá entrar em contacto consigo.

Não mude o número. Por enquanto, mantenha-se com aquele que tinha.

telemovel roubado

Apps para localizar o telemóvel roubado


Há apps que o podem ajudar no momento em que percebe que o seu telemóvel foi roubado.

Where’s My Droid

Como o próprio nome indica, Where’s My Droid permite utilizar outro telemóvel de forma a mudar algumas definições no seu telemóvel, como ativar o perfil geral, ou rastrear as coordenadas GPS do mesmo, enviando-lhe um link do Google Maps.

Prey

Este simples software pode fazer toda a diferença no momento do roubo. Se a Prey perceber que o telemóvel foi roubado, envia-lhe a localização GPS, mostra-lhe aquilo que o ladrão está a ver no ecrã do telemóvel e pode até conseguir tirar uma fotografia a quem o estiver a utilizar. O melhor de tudo? Pode conseguir bloquear o seu telemóvel remotamente.

Se nenhuma destas opções funcionar ou caso não se tenha precavido para esta situação, pode sempre enviar uma mensagem para o seu próprio telemóvel a oferecer uma recompensa pela devolução. Pode ser que o ladrão a leia e se mostre compreensivo.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.