Como fazer temaki de salmão com cream cheese

É fã da cozinha japonesa? Então é quase certo que é um apaixonado pela receita de temaki de salmão com cream cheese. Vamos aprender a fazer em casa?

Como fazer temaki de salmão com cream cheese
Descubra ainda os truques para um arroz de sushi perfeito

Nos últimos anos, a cozinha tradicional do Japão ganhou terreno em Portugal e conquistou uma enorme rede de adeptos fiéis, que movimentam alguns dos restaurantes mais prestigiados do país. É o seu caso? Se é um fã do sushi, é provável que seja mais um dos apaixonados pelo temaki de salmão com cream cheese. Acertamos?

Neste artigo vamos ensinar como preparar o seu próprio temaki em casa, ensinando o passo a passo simples para a confeção do arroz e ainda a técnica utilizada para enrolar este crepe de algas que já rendeu o paladar dos portugueses. Vamos aprender?

Passo a passo para o temaki perfeito


Para começar: O arroz do sushi

arroz-sushi

Ingredientes
1 chávena de arroz japonês
1 chávena de água
1 c. de chá de sal
1 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de vinagre de arroz ou de um vinagre suave

Modo de preparação

  1. Para começar, lave o arroz em água corrente até que a água saia limpa.até que a água saia limpa.
  2. Misture o arroz e a água num tacho e deixe cozer durante 10 minutos em lume brando.
  3. Retire o arroz do lume e deixe repousar por mais 20 minutos.
  4. Num tacho à parte, prepare o vinagre de sushi da seguinte forma: Misture todos os ingredientes e aqueça-os até que se dissolvam.
  5. Passe por água fria a taça onde vai colocar o arroz.
  6. Coloque o arroz na taça e acrescente o vinagre preparado anteriormente, misturando tudo com a ajuda de uma colher de madeira. Não achate o arroz e deixe que arrefeça naturalmente.

Temaki de salmão com cream cheese

temaki-de-salmao

Ingredientes
70g de salmão
90g de arroz shari (japonês)
20g de cream cheese
10g de cebolinho
Metade de um nori (alga)

Modo de preparação

  1. Corte o salmão em pequenos cubos, pique o cebolinho finamente e misture  tudo com o cream cheese. Reserve um pouco do salmão à parte.
  2. Seque bem as mãos antes de manusear a alga.
  3. Na palma da mão, coloque o nori no sentido do comprimento, com o lado mais áspero para baixo.
  4. Humedeça ligeiramente a outra mão, pegue numa pequena quantidade de arroz e espalhe na alga até, mais ou menos, metade do seu cumprimento.
  5. Adicione o recheio por cima do arroz, no sentido diagonal.
  6. Delicadamente, segure na ponta inferior esquerda da alga e leve-a na direção oposta, indo até ao canto superior. Continue a enrolar no mesmo sentido e vá fechando o seu temaki com a ajuda dos quatro dedos da outra mão, que vão ajudá-lo a ter mais firmeza.

Agora já pode dar asas à imaginação e criar as suas próprias combinações de sushi e temakis para a hora das refeições ou para a altura dos snacks. Convide os amigos, reúna a família e apresente novos sabores à mesa.

Veja também: