Torta de Azeitão: história e receita

A torta de Azeitão começou por ser um doce familiar, mas hoje transformou-se num ícone da doçaria regional. Vamos aprender a fazer esta delícia?

Torta de Azeitão: história e receita
Preparado para deliciar-se com esta iguaria?

A origem da torta de Azeitão remonta ao final do século XIX e começa pelas mãos de Manuel Rodrigues, mais conhecido como “o Cego”. Casado com uma fada da cozinha e pai de uma talentosa doceira, “o Cego” deu nome a uma das mais famosas e tradicionais pastelarias em Portugal.

Ficou curioso sobre a origem do doce que é o mote deste artigo? Então fique atento e descubra mais sobre a delícia açucarada de Azeitão. E não esqueça: tome nota da receita.

Tortas de Azeitão: história e receita de um doce extraordinário

Manuel Rodrigues e a sua família são responsáveis pela criação de algumas das receitas doces mais apreciadas no país – e entre elas, claro, está a receita da torta de Azeitão.

Graças às habilidosas mãos da sua esposa, D. Maria Albina, o Cego tornou-se, primeiramente, num famoso fabricante das deliciosas roscas em forma de S, que passaram a ser muito conhecidas na região. A filha do casal, que também era dotada para a cozinha, mais tarde, inventou uma série de outros doces que depressa se notabilizaram em Azeitão.

A pastelaria O Cego, em Azeitão, comercializa as originais tortas de Azeitão desde 1901 e o seu símbolo faz ainda alusão às roscas em S que iniciaram o caminho desta família na doçaria regional.


Torta de Azeitão

torta-de-azeitão

Ingredientes para a torta
10 claras
10 gemas
180g de açúcar
50g amido de milho

Para o recheio
6 gemas
6 c. de sopa de açúcar
12 c. de sopa de água fria

Modo de preparação

  1. Comece por bater as gemas com o açúcar.
  2. Junte a farinha e bata a mistura até que fique homogénea.
  3. Depois, bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior com uma colher de pau – não esqueça de ser gentil com a mistura.
  4. Unte um tabuleiro  grande (próprio para ir ao forno), forre-o com papel vegetal e volte a untar com um pouco de manteiga ou margarina, polvilhando com com farinha de seguida.
  5. Verta o preparado para o tabuleiro e coloque-o no forno pré-aquecido a 220 graus.
  6. Deixe cozer por cerca de 15 minutos.
  7. Para preparar o recheio, coloque num tacho o açúcar com a água e deixe ferver até que fique no ponto de fio. Este ponto demora cerca de 10 minutos a ser conseguido.
  8. Noutro recipiente, bata as gemas.
  9. Quando a calda estiver no ponto, retire-a do lume e junte, de imediato, às gemas, mexendo sempre e sem parar (até que as gemas estejam todas incorporadas).
  10. Leva-se a mistura ao lume até engrossar um pouco o doce de ovos.
  11. Retire o bolo do tabuleiro e pouse em cima de um pano ou de uma folha de papel vegetal.
  12. Barre o bolo com o doce de ovos e polvilhe com canela.
  13. Por fim, corte tiras com cerca de 18cm, por 8 cm e enrole-as com a ajuda de um pano ou de papel vegetal.

Estas Tortas de Azeitão são mesmo muito apreciadas em todo o país e é certo que vão fazer sucesso à sua mesa, esteja ela ao norte ou ao sul.

Siga o nosso passo a passo simples e veja como é fácil confecioná-las. No espaço de um instante é garantido que poderá deliciar-se com este fantástico doce. Acompanhe com um cálice de vinho do porto para realçar os sabores.

Veja também: