Toyota ou Lexus: o que as distingue?

Conheça algumas das diferenças que podem motivar uma decisão entre Toyota ou Lexus. São marcas semelhantes, com diferenças cruciais

Toyota ou Lexus: o que as distingue?
A Lexus faz parte da Toyota, mas as marcas não são iguais

Há várias marcas de carros japonesas que se destacam no mercado, sendo que duas delas são a Toyota e a Lexus. As duas foram no passado consideradas das mais fiáveis que há pela DECO, atrás da Honda. Mas, afinal, o que motiva alguém a escolher entre um Toyota ou Lexus? O que distingue as duas marcas?
 

Toyota

Toyota

A Toyota é uma marca que praticamente não precisa de introdução. O seu Corolla já vendeu mais de 40 milhões de unidades por todo o mundo, e a marca já introduziu no mercado modelos inovadores como o Prius, que fez história no que toca a combustíveis alternativos.

A Toyota foca-se na durabilidade e fiabilidade dos seus modelos, e apesar da DECO ter visto a Honda como a mais fiável, muitas outras publicações de renome elegem a Toyota. Os seus modelos distinguem-se também por serem económicos e de alta qualidade, a preços acessíveis.
 

Lexus

Lexus

A verdade é que escolher entre Toyota ou Lexus pode não ser difícil, pois trata-se essencialmente da mesma marca. A Lexus é a divisão de luxo e de alto desempenho da Toyota, criada em 1989 para alcançar um segmento do mercado a que a Toyota tinha dificuldade a chegar. De facto, até 2005, os modelos da Lexus eram vendidos sob a marca da Toyota no Japão.

Entre Toyota ou Lexus, os standards diferem bastante, sendo a Lexus ainda mais rigorosa, pois para trabalhar para a marca é preciso ser-se dos melhores na área em questão. Um dos primeiros anúncios da marca mostra-nos um pouco sobre do rigor da mesma.
 

Quais as diferenças?

No entanto, apesar da Lexus ser uma divisão da Toyota, existem diferenças que podem ser consideradas. Podemos encontrar várias características em comum, mas a qualidade dos modelos da Lexus, e as opções premium incluídas nestes distinguem a marca da Toyota, existindo ainda alguns modelos – como o LFA – que a distinguem como marca de luxo e alto desempenho.

Os carros da Lexus são, por norma, mais luxuosos, pois costumam ser feitos com equipamentos de alta qualidade, e com um design que se concentra mais na ergonomia e na experiência de condução. Antes de saírem da fábrica, os modelos têm de aderir a 500 requisitos internos conhecidos como “Lexus Musts”.
  Por ser uma marca de maior qualidade, a opção mais económica entre Toyota ou Lexus é a Toyota. Existe, até, quem compare modelos da Lexus com modelos de luxo alemães de marcas como a BMW e a Mercedes-Benz.


Veja também: