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Trabalhar em open space: regras de comportamento

Trabalhar em open space é cada vez mais comum. Se é o seu caso conheça algumas regras básicas de etiqueta que vão ajudá-lo no seu dia-a-dia.

Trabalhar em open space: regras de comportamento
Alguns cuidados básicos podem ser fundamentais para evitar conflitos no local de trabalho.

Certamente está familiarizado com o termo open space. Este tipo de espaço de trabalho tem vindo a tornar-se (cada vez) mais comum e são muitas as empresas que optam por criar zonas de trabalho neste formato.
As razões são muitas e variadas e vantagens também não faltam. Incluem – por exemplo – a otimização de espaços, a redução de custos ou a promoção do trabalho de equipa e a facilitação da comunicação entre os seus diversos elementos, entre outras.
E claro, existem também desvantagens, como a falta de privacidade, a perda de “estatuto” para alguns e – acima de tudo – o aumento das distrações que, consequentemente, podem prejudicar a produtividade dos trabalhadores. Mas, para que tudo corra bem (ou pelo menos, para que corra melhor) há algumas regras básicas de convivência que tem que cumprir e que vão fazer com que trabalhar em open space seja mais fácil. 
 

5 Regras básicas para trabalhar em open space

Como viu há várias razões que levam as empresas optar por trabalhar em open spaces. E a verdade é que este espaço aberto não tem que ser um problema, basta para isso que se cumpram alguns preceitos básicos de convivência. Ora veja.

 

1. Mantenha o seu espaço (secretária) arrumado

Mesmo que estivesse sozinho num gabinete esta era uma regra básica, mas estando a partilhar o espaço com outros colegas torna-se (ainda mais) imperativo. Se não se organizar vai acabar por “invadir” o espaço dos seus colegas e – acredite – que, a longo prazo, isso vai “fazer estragos”. Portanto, trate de manter a sua secretária arrumada e os seus documentos organizados/arrumados. Tenha também atenção aos objetos pessoais espalhados. Lembre-se que está no trabalho e que o seu espaço não tem que ser uma mostra de recordações. 

 

2. Se pediu alguma coisa emprestada, trate de a devolver!

Precisou de uma caneta, agrafador, lápis, tesoura … (o que seja) e o seu colega emprestou-lhe. Ótimo! Mas se já usou e não está a necessitar trate de devolver e nas mesmas condições. O seu colega certamente também precisa desses materiais. Pior mesmo só se usar sem pedir e não restituir. Não o faça! Estes pequenos gestos podem parecer-lhe insignificantes, mas podem dar origem a conflitos desnecessários.

 

3. Controle o volume

Lembre-se que está num espaço aberto e que estão várias pessoas à sua volta. Certifique-se mantém o tom de voz baixo quando falar com outros colegas ou ao telefone, por exemplo, para evitar criar demasiado ruído. Já imaginou se todos decidirem falar alto ao mesmo tempo?

 

4. Cumpra os horários

Independentemente do tipo de espaço em que esteja a trabalhar deve sempre ser escrupuloso com os horários. Neste caso não é diferente. Lembre-se que ao chegar atrasado pode estar não só a prejudicar o seu trabalho, mas também o da pessoa sentada ao seu lado.

 

5. Controle o volume do seu telefone ou da música

Primeiro de tudo, os seus colegas não têm que suporta o seu toque de telemóvel que tanto adora. Opte por manter o telemóvel no silêncio ou a vibrar, para evitar distrair os colegas que o rodeiam. Além disso, se atender o telefone deve manter o tom baixo ou (preferivelmente) sair para atender a chamada noutro lugar. E se gosta de ouvir música enquanto trabalha, talvez queira apostar nuns auscultadores ao invés de obrigar todos a ouvirem a sua música ou rádio favoritas.

 

Outros cuidados básicos

Escusado será dizer que deve ter também respeitar a privacidade dos seus colegas, deve ter atenção cuidado com a linguagem que utiliza e prestar especial atenção com os espaços comuns, por exemplo. Como vê não é preciso muito para evitar conflitos desnecessários. 



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