Trabalho sazonal: onde, quando e como

O trabalho sazonal consiste num serviço prestado por um período de tempo específico e pontual.

Trabalho sazonal: onde, quando e como
O Algarve é a zona do país com mais oportunidades

O que é o trabalho sazonal? Quem o pode realizar? Que tipos existem? Onde há mais ofertas? Conheça todas as respostas no artigo que preparamos para si. 

Para perceber melhor o que é o trabalho sazonal, há que fazer a distinção entre trabalhadores permanentes e sazonais:
  • Os trabalhadores permanentes são os que se encontram na situação de trabalho mais comum: com um contrato de trabalho permanente, seja ele a termo certo, incerto ou a tempo indeterminado. 
  • Já os trabalhadores sazonais e eventuais são aqueles que são contratados para um serviço específico, e que, findo esse serviço, o seu vínculo com a entidade empregadora cessa sem lugar a qualquer indemnização ou obrigação. 
Os contratos sazonais especificam que servem para cobrir necessidades temporárias da empresa. 



Tipos de trabalho sazonal 

Os meses de verão são os mais ricos em atividades de trabalho sazonal, pois é nesta altura que surgem também serviços específicos (esplanadas, bares de praia, praias para vigiar..), motivo pelo qual se aponta também a região do Algarve como a mais rica nestas ofertas.

Além disso, no final do verão acontece uma atividade que todos os anos emprega sazonalmente centenas e centenas de pessoas: as vindimas. O Douro é o local por excelência desta atividade e  representa, nesta altura do ano, uma oportunidade para muitos licenciados, desempregados, estudantes ou domésticas trabalharem nas vinhas ou nas unidades de enoturismo.

Outra das atividades em crescimento no âmbito do trabalho sazonal é a de monitorização de crianças.Este tipo de trabalho é geralmente levado a cabo por jovens desempregados ou por estudantes, que aproveitam os tempos livres e as férias para ganhar alguma experiência e também algum dinheiro.

Campos de férias, feiras e mostras de faculdades, atividades em escolas. São vários os locais onde se pode exercer este tipo de trabalho sazonal. 

Ainda outro tipo de trabalho sazonal mais comummente utilizado são as substituições de pessoas que se encontrem em licença de maternidade e paternidade, de baixa de longa duração ou que se encontrem ausentes do serviço por qualquer outro motivo. 



Trabalho sazonal no estrangeiro

Menos comum mas não tão raro assim encontra-se o trabalho sazonal no estrangeiro. Vindimas, execução de alguma obra de construção civil específica, apoio a uma empresa para execução de um serviço específico e com limite temporal bem definido são algumas das possibilidades.

Existe ainda uma franja de pessoas considerável a realizar este tipo de trabalho, muito devido ao facto de ser relativamente bem remunerado.

Veja também:

Continuar a Ler