Troque descartáveis por reutilizáveis: 8 truques para poupar

Saiba como poupar dinheiro e proteger o meio ambiente, ao simplesmente reduzir o desperdício em simples mudanças, como a troca de produtos descartáveis por reutilizáveis.

Troque descartáveis por reutilizáveis: 8 truques para poupar
Na carteira e o ambiente

Pelo bem da sua carteira, economia familiar e, mais do que nunca, pela proteção do meio ambiente, torna-se importante a necessidade de reduzir o desperdício em simples mudanças, ao começar por terminar com o consumo de produtos descartáveis.

O grande atrativo deste tipo de produto é a facilidade com que os obtemos e os utilizamos, mas uma simples troca de um saco de plástico ou um filtro de café por um produto mais sustentável pode fazer a diferença.

Tome nota das nossas sugestões.

DESCARTÁVEIS VERSUS REUTILIZÁVEIS

1. Sacos de plástico pequenos

Quantas dezenas de sacos de plástico transparentes vai acumulando ao longo do ano e que descarta depois de cada utilização? Considere trocar o simples saco de plástico tipo sande ou congelação, por um saco de plástico mais grosso com fecho, tipo zip lock. Continua a ser de plástico e são mais caros, mas no final do ano terá usado muitos menos, visto estes últimos serem mais resistentes e igualmente compactos.

2. Toalhas e panos de papel

Preferir uma toalha de mesa de tecido e até trocar guardanapos de papel por um guardanapo de pano à mesa de família, faz a diferença. O mesmo se aplica a trocar rolo de cozinha por um pano de microfibras. Não só não gastará tanto dinheiro em papel, como também este pano é mais eficaz nas limpezas.

3. Filtros de café

café

Se usa máquina de café com filtro, prefira um filtro reutilizável (por exemplo, de aço inoxidável) em vez de constantemente trocar o filtro de papel. Se usa cápsulas, a maioria das marcas tem políticas de reciclagem sustentáveis.

4. Copos de plástico para café ou água

Invista numa termos ou numa caneca para ter no escritório ou no seu local de trabalho, em vez de constantemente usar copos de plástico descartáveis.

5. Garrafas de água

O mesmo se aplica a garrafas de água: existem neste momento imensos tipos de garrafas reutilizáveis de diversos materiais e designs, para levar em atividades desportivas e não só. Podem inclusivamente manter a bebida fresca por mais tempo ou até filtrar a água.

6. Pilhas recarregáveis

Tente comprar pilhas recarregáveis e continuar a usá-las, em vez de comprar pilhas descartáveis. Apesar de investir no carregador, a longo prazo isso vai compensar, porque normalmente as recarregáveis têm maior durabilidade.

7. Embalagens para comida

comida

Quando comprar refeições já preparadas, tente levar as suas próprias embalagens de casa. Além de haver a possibilidade de poupança, visto que alguns locais cobram pelas embalagens, o transporte é mais fácil e seguro e não gasta nem papel, nem plástico ou alumínio.

8. Sacos de compras

Uma das dicas mais óbvias e já bastante seguida nos últimos anos, mas que não deixa de ser importante sublinhar. Prefira sacos de compras de pano reutilizáveis em vez dos de plástico. Outra alternativa são os de plástico mais grossos e maiores. Em cada compra poupa em média entre 0.10€, e o ambiente agradece.

Veja também: