Turismo rural no Alentejo: o que fazer e onde ficar

O Turismo rural está em ascensão no nosso país e a zona do Alentejo é uma das mais requisitadas. Fique a par das nossas sugestões.

Turismo rural no Alentejo: o que fazer e onde ficar
Dicas para uma estadia no Alentejo inesquecível

O Turismo rural no Alentejo está situado no espaço onde é possível existir uma ligação entre as tradições alentejanas e o ambiente vincadamente rural que se vive nesta zona do país. Considerado como sendo um conjunto de atividades realizadas numa zona rural, este tipo de turismo visa em proporcionar aos interessados uma oferta completa e bastante diversificada.
 
O Alentejo é uma zona rica em costumes, tradições e legados no nosso país. Deste modo, o turismo rural no Alentejo está inteiramente ligadas às características sociais, aos valores, aos modos de vida e aos pensamentos das comunidades rurais que vivem nesta zona. O Turismo rural no Alentejo é sustentável, na medida em que o seu desenvolvimento ajuda a manter os atributos rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos derivados do saber das gentes alentejanas para agradar os hóspedes.
 
No Alentejo, o turismo rural oferece um acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber. Curioso por saber onde ficar e o que fazer? Siga as nossas dicas.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre lazer actualizada ao minuto.

O que fazer?

 

Passeios a cavalo

Junto ao maior lago artificial da Europa, na região do Alqueva, pode encontrar paisagens encantadoras, onde a flora e a fauna são presenças marcantes. É neste cenário de calma, que pode desfrutar de um passeio a cavalo, estando sempre em contacto com a natureza. Pode fazer passeios a cavalo em várias herdades da região, podendo ter mesmo a oportunidade de participar em aulas de equitação.
 

Voo de balão

Uma atividade inserida no turismo rural no Alentejo é um voo de balão. Esta é uma experiência única e inesquecível. Através desta viagem no ar pode sobrevoar pela planície alentejana num balão de ar quente. Os voos de balão de fevereiro até ao final de outubro são realizados ao amanhecer, enquanto que de novembro até ao final de março são ao amanhecer e ao pôr-do-sol.
 

Passeio de vela

Na região do Alqueva, o grande lago reúne todas as condições para uma excelente e marcante prática de vela. Possuindo uma vasta área de navegação, é possível desfrutar do Alqueva na sua plenitude através de um passeio de vela. Antes do passeio em questão, tem a possibilidade de ter formação realizada por uma entidade operante na região.
 

Onde ficar?

 

Monte das Faias

Localizado a apenas 5 km da vila de Grândola, o Monte das Faias carateriza-se por ter um serviço personalizado de qualidade, proporcionando ao hóspede a tranquilidade do ambiente rural, o convívio, momentos de relaxamento e, acima de tudo, benefícios de uma vida ao ar livre. Neste espaço, é possível desfrutar de um jogo de ténis, alugar bicicletas da propriedade e explorar trilhos de ciclismo nas proximidades.
 

A Serenada Enoturismo

Este espaço de alojamento é uma boa opção para quem pretende fazer turismo rural no Alentejo. Localizado a 13 km da costa alentejana, em plena Serra de Grândola, a Serenada Enoturismo contempla uma paisagem mediterrânica de vinha, olival e montado de sobro com o mar ao fundo. Dispõe de uma adega onde os hóspedes podem saborear vinhos da região, uma piscina exterior e apresenta vistas deslumbrantes sobre o ambiente natural alentejano.
 

Moinhos do Paneiro

Uma última sugestão de alojamento inserido no turismo rural no Alentejo é a propriedade Moinhos do Paneiro, um espaço com vistas magníficas sobre a zona rural alentejana. Localizada a 10 minutos de carro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, esta propriedade oferece ao seu hóspede um jardim verdejante, uma piscina exterior e a possibilidade de fazer churrascos ao ar livre. Toda a zona envolvente é ideal para práticas de BTT e de surf, sendo possível fazer passeios a cavalo.
 
Precisa de mais sugestões?
 
Se é daquelas pessoas que nunca experimentou as regalias do turismo rural no Alentejo, de que está à espera?
 
Veja também: