Turismo rural no Alentejo: o que fazer e onde ficar

O turismo rural está em ascensão no nosso país e a zona do Alentejo é uma das mais requisitadas. Fique a par das nossas sugestões.

Turismo rural no Alentejo: o que fazer e onde ficar
Dicas para desfrutar ao máximo do turismo rural alentejano

O turismo rural no Alentejo assenta na ligação entre as tradições alentejanas e o ambiente vincadamente rural desta zona do país.

Considerado um conjunto de atividades realizadas numa zona rural, este tipo de turismo visa proporcionar aos interessados uma oferta completa e bastante diversificada.

O Alentejo é uma zona rica em costumes, tradições e legados. Deste modo, o turismo rural no Alentejo está inteiramente ligado às características sociais, aos valores, aos modos de vida e aos pensamentos das comunidades rurais que vivem nesta zona.

O turismo rural no Alentejo é sustentável, na medida em que o seu desenvolvimento ajuda a manter os atributos rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos das gentes alentejanas para proporcionar experiências diferentes aos hóspedes.

No Alentejo, o turismo rural oferece um acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber. Curioso por saber onde ficar e o que fazer? Siga as nossas dicas.

Turismo rural no Alentejo: o que fazer?


Passeios a cavalo

passeio a cavalo no alquevaFonte da imagem: portugal-horseriding.com

Junto ao maior lago artificial da Europa, na região do Alqueva, pode encontrar paisagens encantadoras, onde a flora e a fauna têm uma presença marcante. É neste cenário calmo, que pode desfrutar de um passeio a cavalo, estando sempre em contacto com a natureza.

Pode fazer passeios a cavalo em várias herdades da região, podendo mesmo ter a oportunidade de participar em aulas de equitação. Recomendamos que fique a conhecer o guia turístico para passeios a cavalo no Alqueva.

Passeio de balão

passeio de balao no alentejoFonte da imagem: Casamentos.pt

Outra atividade de turismo rural no Alentejo a considerar é dar um passeio de balão. Esta é uma experiência única e inesquecível. Nesta viagem pode sobrevoar a planície alentejana num balão de ar quente. Os voos de balão de fevereiro até ao final de outubro são realizados ao amanhecer, enquanto que de novembro até ao final de março são também ao pôr-do-sol.

Passeio de vela

passeio de vela no alquevaFonte da imagem: El país que nunca se acaba

Na região do Alqueva, o grande lago reúne todas as condições para uma excelente e marcante prática de vela. Possuindo uma vasta área de navegação, é possível desfrutar de passeios de vela no Alqueva. Antes do passeio em questão, tem a possibilidade de realizar uma formação.

Turismo rural no Alentejo: onde ficar?


Herdade do Passareiro, Évora

piscina da herdade do passareiroFonte da imagem: Boa Cama Boa Mesa

A 25 km de Évora irá encontrar a Herdade do Passareiro. Esta casa está equipada com seis quartos, quatro casas de banho, uma sala de estar e uma cozinha equipada, é uma ótima escolha para quem procura fazer turismo rural no Alentejo acompanhado de amigos e/ou família.

Ficando perto de Évora, dá-lhe a possibilidade de desfrutar das paisagens de tons quentes tão típicas do Alentejo.

Monte das Faias, Grândola

monte das faiasFonte da imagem: Monte das Faias – Turismo Rural

Localizado a uns meros 5 km da vila de Grândola, o Monte das Faias carateriza-se por ter um serviço personalizado de qualidade, proporcionando ao hóspede a tranquilidade do ambiente rural, o convívio, momentos de relaxamento e, acima de tudo, benefícios de uma vida ao ar livre.

Neste espaço, é possível desfrutar de um jogo de ténis, alugar bicicletas da propriedade e explorar trilhos de ciclismo nas proximidades.

Monte do Zeca, Zambujeira do Mar

monte do zeca no alentejoFonte da imagem: montedozeca.com

Outra das herdades alentejanas que vale a pena alugar é o Monte do Zeca, nomeadamente se procura fazer turismo rural no Alentejo, seja em família ou com amigos.

Este espaço rural, a 7 km da Zambujeira do Mar, em plena Costa Vicentina, combina campo e praia.

Em termos de alojamento, pode optar por quartos ou até pela comodidade dos apartamentos. Independentemente da sua opção, conte com bicicletas e estacionamento gratuito, bem como acesso a wi-fi.

Moinhos do Paneiro, Santiago do Cacém

piscina da casa Moinhos do PaneiroFonte da imagem: Agoda

Uma última sugestão de alojamento inserido no turismo rural do Alentejo é a propriedade Moinhos do Paneiro, um espaço com vistas magníficas sobre a zona rural alentejana.

Localizada a 10 minutos de carro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, esta propriedade oferece aos hóspedes um jardim verdejante, uma piscina exterior lindíssima e a possibilidade de fazer churrascos ao ar livre. Toda a zona envolvente é ideal para a prática de BTT e de surf, sendo possível fazer passeios a cavalo.

Se procura ficar alojado em ambiente rural, mas não dispensa uma casa com uma bela piscina, eis 13 casas com piscina no Alentejo que vai querer alugar já!

Veja também: